• Entenda o que significa o conceito e como ele pode ser aplicado para dar mais vida, segurança e acessibilidade às cidades

    Quem acompanha a atuação do WRI Brasil percebeu que neste ano passamos a trabalhar com o conceito de Ruas Completas. É comum associar a palavra “completa” à perfeição ou deduzir que esse tipo de rua terá sempre espaços segregados para cada usuário da via, como pedestres, ciclistas, ônibus ou carros, por exemplo. Por isso, tentamos tirar algumas dúvidas sobre a nossa abordagem para o conceito:

    Compartilhe

  • A coordenadora de Saúde e Segurança Viária do WRI Brasil é a segunda entrevistada da série em que apresentamos os profissionais da organização

    Responsável por estruturar a área de Segurança Viária no WRI Brasil, Marta Obelheiro faz parte da equipe do WRI desde 2010. Hoje, ela coordena projetos que buscam salvar vidas nas cidades brasileiras. 

    Para saber mais sobre a sua experiência com o tema, conversamos com ela sobre o planejamento urbano voltado à proteção das pessoas, sobre a responsabilidade dos gestores urbanos, entre outros tópicos trabalhados por Marta no seu dia a dia. 

    Compartilhe

  • Através do olhar dos moradores, oficina permitiu a identificação dos principais problemas e possíveis soluções para melhorar a vida na comunidade

    Escutar, debater e conversar para transformar. Esse foi o foco da segunda oficina que o WRI Brasil, em parceria com a Prefeitura do Rio e a Defesa Civil, realizou no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro. A atividade, realizada na última quinta-feira (28) faz parte do projeto “Avaliação Comunitária de Resiliência Urbana”, que começou em 2015, e reuniu cerca de 30 moradores. 

    Compartilhe

  • Seminário realizado em São Paulo reuniu especialistas para debater formas de avançar e tornar realidade os Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado

    Não é só pela proximidade do prazo de entrega dos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUIs), em janeiro de 2018, que o planejamento das metrópoles brasileiras precisa avançar. É pela capacidade de transformação das cidades a partir desse complexo trabalho.

    Compartilhe

  • Planejamento da capital baiana mira orientar diretrizes para os próximos 32 anos

    Uma cidade que busca a melhor qualidade de vida dos habitantes e que tem à frente um Plano de Mobilidade Urbana para construir precisa estabelecer um ponto de partida. Com três milhões de habitantes, Salvador escolheu como premissa ouvir a população para estabelecer quais são os problemas a serem priorizados nos próximos anos. 

    Compartilhe

  • Projeto estimula harmonia entre usuários a partir do desenho urbano, com foco na segurança dos pedestres

    A Rua Joel Carlos Borges, no Brooklin, passou, ao longo da semana, por uma requalificação para oferecer melhores condições de segurança e acessibilidade às milhares de pessoas que circulam por ali todos os dias. A Rua Joel é utilizada por muitos pedestres, pois dá acesso à estação Berrini, na zona sul da cidade: no horário de pico da manhã, entre 7h e 8h, transitam cerca de 1800 pessoas a pé e apenas 67 veículos. As alterações no desenho da rua fizeram com que ela se tornasse mais adequada à circulação dos pedestres.

    Compartilhe

  • Seminário em São Paulo debateu os benefícios da mobilidade ativa para o comércio e a economia das cidades

    As cidades, a economia e a mobilidade urbana estão em transformação na América Latina, e à frente dessa mudança está a mobilidade ativa. Investir em infraestrutura para os meios de transporte ativo (bicicleta e caminhada) pode gerar empregos, estimular o comércio e gerar economias substanciais para as cidades.

    Compartilhe

  • Durante o final de semana, áreas foram requalificadas para mostrar aos cidadãos uma cidade mais voltada para as pessoas e menos ao tráfego de veículos

    O último final de semana foi marcado por intervenções temporárias que levaram a Fortaleza e São Paulo uma mensagem de como os espaços públicos podem ser requalificados a partir de iniciativas de baixo investimento e grandes resultados para refletir sobre a segurança e a experiência dos pedestres pela cidade. 

    Compartilhe

  • Discussões sobre possíveis transformações na Rua João Alfredo podem contribuir para organizar e valorizar o bairro, com impacto para os moradores e frequentadores da vida noturna da região

    A Rua João Alfredo, no boêmio bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, tem duas faces. Durante o dia, a vida dos moradores se revela no trânsito de pais e filhos a caminho das quatro escolas de seu entorno, na oferta de serviços e de comércio que vai do conserto de bicicletas a ferragens e cabeleireiros. À noite, surge a intensa circulação de pessoas em busca de diversão nos bares e casas noturnas concentrados em dois quarteirões considerados um dos epicentros da noite porto-alegrense. 

    Compartilhe

  • Novo estudo do WRI apresenta soluções para ajudar centros urbanos em desenvolvimento no sul global a cumprir suas metas climáticas e garantir o acesso à energia

    Um novo estudo do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis mostra que milhões de habitantes em algumas das cidades que mais crescem no mundo não têm acesso a fontes de energia limpa e confiável – e esse desafio só aumenta com o tempo.

    Compartilhe

Pages

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se