Luis Antonio Lindau

Diretor

Bio

O professor Luis Antonio Lindau, Ph.D em transporte, é o diretor do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, onde lidera e fornece orientação técnica para uma equipe de profissionais que trabalham para a implementação, no Brasil, de projetos construídos dentro do âmbito da estratégia global do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis. Ele também trabalha para a expansão e o desenvolvimento de atividades da rede em todo o mundo como membro da equipe de gestão do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis. Em 2013, Lindau foi premiado com a medalha Presidente Juscelino Kubischeck em reconhecimento à contribuição do WRI Brasil Cidades Sustentáveis no desenvolvimento do sistema BRT na cidade de Belo Horizonte. Desde 2014, ele é também diretor do Projeto Cidade do WRI no Brasil.

Lindau foi um dos fundadores da ANPET, Associação de Pesquisa e Ensino em Transportes. Ele foi presidente da ANPET por dois mandatos seguidos (2002-2006). Em 1995, ele implementou o LASTRAN, o Laboratório de Sistemas de Transporte da Escola de Engenharia da UFRGS, uma das melhores universidades do Brasil, onde também dá aulas, coordena projetos de pesquisa e orienta teses em engenharia de transportes. Ele organizou a edição 2000 da Conferência Pan-americana em Engenharia de Transportes.

Na década de 1980, Lindau trabalhou como consultor para a Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU). A EBTU coordenou ações nacionais e internacionais que levaram à implementação de faixas de ônibus de alta performance em várias cidades brasileiras. O modelo de sucesso da EBTU em centralizar a coordenação e a promoção de políticas de transporte público regional foi mais tarde transferida para outros países na América Latina, como México e Venezuela, onde Lindau treinou equipes de trabalhadores para as autoridades locais.

De 2006 a 2012, o professor foi membro do Comitê de Transportes dos países em desenvolvimento (ABE90) do Transportation Research Board (TRB). De 2003 a 2006, ele foi membro também do Conselho Diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Formado em Engenharia Civil pela UFRGS, Lindau fez o pós-doutorado na University College London e obteve seu Ph.D. em transportes na Universidade de Southampton. Ele é autor de mais de 200 capítulos de livros e artigos publicados em revistas científicas e atas de conferências. Lindau já apresentou mais de cem palestras para os setores público e privado, no Brasil e no mundo, falando sobre transporte urbano, segurança viária, transporte sustentável e desempenho de tráfego.

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se