20 anos de EMBARQ
VISÃO OUSADA
Tendências globais indicam aumento de congestionamento, poluição e acidentes de trânsito com ferimentos e mortes, além do impacto das emissões do setor de transportes nas mudanças climáticas. Estes problemas apresentam uma oportunidade para criar um paradigma fundamental na maneira como multiplicamos as soluções de transporte sustentável no mundo inteiro.
Ao longo dos últimos 10 anos, a EMBARQ, como parte do World Resources Institute (WRI – Instituto de Recursos Mundiais), foi decisiva na criação de soluções práticas graças à liderança visionária de nosso fundador, Dr. Lee Schipper.
O atual desafio é multiplicar o impacto da EMBARQ tornando-a ainda maior num mundo que precisa urgentemente da cooperação global para as soluções locais. Convidamos a todos a se aliarem ao nosso movimento para que possamos, daqui a 10 anos, olhar para trás e dizer que a nossa estratégia de ampliação e nosso paradigma de mudança foram bem sucedidos.
- Holger Dalkmann, Diretor
Prefácio
ABRAÇANDO O DESAFIO
Este relatório analisa os primeiros dez anos da EMBARQ, o centro de transporte sustentável do WRI, e apresenta seus próximos dez anos. Sua publicação ocorre num momento muito promissor e de fundamental importância para as cidades, cujo rápido crescimento está transformando a maneira como vivemos, trabalhamos e viajamos.
O trabalho da EMBARQ baseia-se no poder das cidades de transformar e melhorar as condições das populações. Especificamente, buscamos catalisar e ajudar na implantação de soluções de transportes limpos, eficientes, de baixo custo e sustentáveis, que melhorem a qualidade de vida nas áreas urbanas em todo o mundo em desenvolvimento.
Ao longo da sua primeira década, a EMBARQ superou fortemente nossas expectativas. Seu trabalho inovador na Ásia e na América Latina ajudou a mudar o conceito e a prática do transporte sustentável para torná-lo uma referência. Por exemplo, a EMBARQ introduziu o icônico BRT (Bus Rapid Transit) nas ruas congestionadas da Cidade do México, ajudou a montar a política inovadora de transporte sustentável na Índia, e conduziu o desenvolvimento da bem sucedida infraestrutura de BRT e ciclismo na Turquia.
Em suma, nos últimos dez anos estabeleceu-se o que poderíamos chamar de “Prova de Conceito” – o transporte urbano sustentável funciona, é efetivo em termos de custo, aumenta o nível de bem estar e melhora as condições ambientais. Os próximos dez anos serão dedicados a reproduzir aquilo que funciona nas cidades do mundo inteiro. Em alguns países e cidades, isso exigirá apoio técnico ou desenvolvimento de capacidade institucional; em outros, reformas políticas. Nossa meta é ambiciosa: catalisar a mobilidade e o desenvolvimento sustentável em mais de 200 cidades até 2016 – principalmente no mundo em desenvolvimento.
Diversas tendências globais sinalizam a urgência e a oportunidade desta agenda. Em primeiro lugar, a população urbana está em intenso crescimento e até 2030 espera-se, no mínimo, mais 615 milhões de habitantes apenas nas cidades da Índia e da China. Em segundo lugar, os prefeitos e autoridades municipais estão lutando para criar cidades habitáveis, saudáveis, dinâmicas visando atrair e reter pessoas talentosas. Eles reconhecem o vínculo fundamental entre a qualidade de vida de uma cidade e sua competitividade econômica. Terceiro, a mitigação da mudança climática exige mobilidade com baixas emissões de carbono e formas mais limpas de energia, e as cidades serão responsáveis por esta transformação.
A força da rede EMBARQ, estabelecida no México, Brasil, Índia, Turquia, China e Washington D.C., estabelece uma base firme para a reprodução em nível global das melhores práticas em transporte sustentável. Os desafios são grandes. Por exemplo, o uso de automóveis
e a conseqüente poluição estão aumentando tremendamente em muitas cidades do mundo em desenvolvimento, e a pobreza é, muitas vezes, tão endêmica nas cidades como no interior do país de onde fogem as populações pobres.
Mas a EMBARQ está bem preparada para vencer este desafio. Nossa força reflete-se na equipe diversificada de especialistas que abrange de engenheiros a urbanistas, de economistas a designers urbanos. Acreditamos que, sob a liderança de Holger Dalkmann, seu visionário novo diretor, o centro de transporte sustentável do WRI ocupa uma posição ideal para ajudar cidades e países do mundo inteiro a mudar rumo a um futuro sustentável.
por James Harmon and Manish Bapna