Transoeste começa a ganhar forma

No sábado, 30 de abril, a Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou o viaduto Capitão de Mar e Guerra Orlando Raso, na zona oeste da cidade, que corresponde à primeira etapa das obras do corredor BRT (Bus Rapid Transit) Transoeste. O trajeto, que ligará a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz, integra o grupo composto por outros três corredores programados para entrar em atividade até as Olimpíadas de 2016: Transcarioca, Transolímpica e TransBrasil. Totalizando 73 km de vias exclusivas para os ônibus articulados, o projeto recebeu auditoria de segurança viária do CTS-Brasil, que fornece apoio técnico à prefeitura carioca.
Os próximos trechos que passarão por obras serão o corredor Transcarioca, com 28 km de extensão (Barra da Tijuca/Aeroporto Internacional Tom Jobim), já em andamento, além do TransBrasil, que irá percorrer a Av. Brasil, no centro da cidade, e o Transolímpica (Recreio dos Bandeirantes/Deodoro), que será licitado neste semestre, de acordo com a Secretaria Municipal de Transportes do Rio.
BRT’s se expandem pelo país
Além da capital carioca, também Belo Horizonte já está com as obras de seu novo sistema BRT em andamento. Assim como o Transoeste e o Transcarioca, o projeto mineiro do BRT Antonio Carlos também passou por auditoria especializada do CTS-Brasil. O sistema total de Belo Horizonte vai contar com 33 km de corredores, que facilitarão o deslocamento de milhares de pessoas diariamente.
Estudos feitos pelo CTS-Brasil demonstram que, juntos, os 117 km de corredores auditados (Transoeste, Transcarioca e Antonio Carlos) poderão transportar mais de 1 milhão de pessoas por dia. A meta é estar com os três BRT's ativos já em 2012.