Steer membro do Comitê Executivo da Iniciativa Energia Sustentável para Todos

Presidente do WRI, Andrew Steer.
Os membros do Comitê Executivo da Iniciativa Energia Sustentável para Todos (Sustainable Energy for All Initiative) foram anunciados pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, e o presidente do Grupo Banco Mundial, Jim Yong Kim, na última sexta-feira (19/04). O presidente do WRI – World Resources Institute (Instituto de Recursos Mundiais), Andrew Steer, está entre as lideranças do setor que compõem o grupo das Nações Unidas, formado com o objetivo de aumentar os esforços público-privados para promover a energia sustentável em escala global.Edison Lobão, Ministro de Minas e Energia, e Luciano Coutinho, presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), também foram nomeados ao comitê. O grupo é composto por líderes mundiais de empresas, governos e sociedade civil ativamente envolvidos para tornar a energia mais acessível e sustentável. Veja aqui a lista completa do Comitê Executivo. Cada membro se compromete em proporcionar orientação estratégica e servir de embaixador da iniciativa, realizando ações para mobilizar atores em prol da energia sustentável para todos.
"A energia sustentável é o fio de ouro que liga o crescimento econômico, a equidade social, e um clima estável e ambiente saudável. O Comitê Executivo tem a experiência de alto nível necessária para nos ajudar a alcançar nosso objetivo de fornecer energia sustentável para todos até 2030", disse o secretário-geral Ban Ki-Moon. "Esta iniciativa representa uma nova era de parceria com o Banco Mundial. Trabalhando juntos, estou confiante de que podemos ajudar a transformar os sistemas de energia do mundo", complementa.
Sobre a Iniciativa Energia Sustentável para Todos
A Iniciativa Energia Sustentável para Todos, da ONU, é uma parceria de diversos atores de governos, setor privado e sociedade civil. Lançado pelo secretário-geral em 2011, a ação tem três objetivos interligados a serem alcançados até 2030: proporcionar o acesso universal à energia moderna, dobrar a oferta de energia renovável na matriz energética global; e dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética.
A iniciativa já demonstrou a capacidade de mobilizar compromissos de bilhões de dólares, promover investimentos de grande escala, e construir uma rede de conhecimento em rápida expansão. Mais de 70 países participam da iniciativa desde o seu lançamento, com o apoio vindo de todas as partes do mundo. A iniciativa também está mobilizando empresas, investidores e sociedade civil a agir em "iniciativas de alto impacto", como iluminação autônoma, construção de eficiência energética, energia e saúde da mulher, e a aquisição de energia renovável.
Mais informações: http://www.sustainableenergyforall.org/