Segurança Viária em Corredores de Ônibus: relatório está disponível em português
O relatório Segurança Viária em Corredores de Ônibus (Traffic Safety on Bus Priority Systems), lançado em janeiro deste ano pelo WRI Ross Center for Sustainable Cities, agora está disponível também em português.
As evidências do relatório do WRI Cities mostram claramente que os sistemas de transporte público de alta qualidade podem melhorar a segurança no trânsito, reduzindo acidentes e mortes em até 50% em cidades como Ahmedabad, na Índia, e Guadalajara, no México. O relatório, que também recebeu o feedback de especialistas em Transporte e ICT Global Practice do Banco Mundial, contém planejamento baseado em evidências e recomendações de projetos que ajudam as cidades a tornar as vias mais seguras para todos os usuários. Testadas por mais de dois anos em cidades como Rio de Janeiro, Délhi (Índia), Cidade do México e Istambul (Turquia), essas recomendações abordam estratégias de projeto para tornar os sistemas de prioridade ao ônibus mais seguros nos cruzamentos, estações de transferência e travessias de pedestres, entre outros.
Um dos principais desafios associados à rápida urbanização global é como garantir segurança no trânsito das cidades. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1,2 milhão de pessoas morrem nas vias a cada ano no mundo, e, sem intervenção, os acidentes de trânsito podem se tornar a quinta maior causa de morte em 2030. O crescimento do Bus Rapid Transit (BRT) e sistemas prioritários ao ônibus em todo o mundo – que atendem a mais de 32 milhões de pessoas por dia em 195 cidades – é uma oportunidade para inverter essa tendência.
"Como uma das principais causas de morte em cidades do mundo todo, sabemos que a criação de cidades mais habitáveis e sustentáveis pode aumentar a segurança no trânsito. Nossa evidência mostra que as soluções de transporte sustentável, como BRT, podem melhorar muito a segurança no trânsito e ainda trazer uma série de outros benefícios sociais, ambientais e econômicos para as cidades. As recomendações de projeto neste relatório fornecem uma base sólida para os líderes municipais tomarem medidas sobre a segurança no trânsito e salvar vidas em suas cidades", declarou Holger Dalkmann, diretor do WRI Ross Center for Sustainable Cities.
Melhorar a segurança viária também é parte integrante da estratégia do Grupo Banco Mundial de fornecer um transporte mais limpo, seguro e acessível nos países em desenvolvimento. Desde o início do Global Road Safety Facility, em 2006, por exemplo, o financiamento do Banco Mundial em segurança viária quase triplicou a cerca de 1 bilhão de dólares (R$ 2,6 bilhões) ao longo dos últimos nove anos, em comparação aos 358 milhões de dólares (R$ 930 milhões) dos oito anteriores.
As principais conclusões do relatório revelam os diversos benefícios de segurança para passageiros, pedestres, ciclistas e motoristas que vêm desde a concepção de sistemas prioritários ao ônibus seguros e de alta qualidade:
- Intervenções do projeto de corredores prioritários de ônibus podem reduzir mortes no trânsito em 50%;
- Criar um canteiro central em uma rua pode reduzir acidentes fatais ou graves em 35%;
- Pedestres são os mais vulneráveis em ruas mal planejadas e geralmente representam mais da metade das mortes em acidentes em corredores de ônibus.
O relatório contribui para um crescente corpo de pesquisa sobre a criação de cidades mais seguras por meio de bons projetos. Em contraste com as abordagens tradicionais de segurança viária que enfatizam a educação e a mudança de comportamento, esta abordagem procura levar em conta o erro humano no planejamento e no projeto de sistemas de transporte para reduzir o risco de acidentes de trânsito.