Satisfação dos usuários do sistema BRT

A fim de determinar o nível de satisfação dos usuários de sistemas de ônibus, especialmente do BRT (Bus Rapid Transit), a EMBARQ Brasil e a SIBRT estão desenvolvendo uma pesquisa de satisfação para ser aplicada em cidades com o objetivo de entender melhor os clientes do transporte coletivo.
Desenvolvida com patrocínio da Fedex e da Bloomberg Philanthrophies, o projeto é dividido em três partes – percepção e imagem do sistema, gestão da qualidade e aplicação destes conceitos em contratos – que devem abranger todos os aspectos inerentes ao funcionamento do sistema. Dentro da primeira parte da pesquisa, direcionada à percepção que os usuários têm dos sistemas de ônibus, são pelo menos 20 tópicos de avaliação, formulados com base em pesquisas aplicadas em diferentes cidades e em manuais e relatórios técnicos internacionais da área da qualidade no transporte coletivo.
Belo Horizonte e Curitiba devem ser as primeiras a aplicar o piloto da pesquisa de satisfação. O objetivo da aplicação piloto é validar a ferramenta e a metodologia utilizada. Como resultado do piloto, espera-se ter uma versão consolidada da pesquisa para ser disseminada entre as cidades que já manifestaram interesse e divulgada entre outras cidades.
Em reuniões prévias com os parceiros locais foi definido que os pilotos serão aplicados no mês de julho. No caso da capital paranaense, são parceiros do projeto a Urbanização de Curitiba (URBS), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), e a Secretaria Municipal da Comunicação Social. Em Belo Horizonte, o projeto conta com a parceria da Empresa de Transporte e Trânsito (BHTRANS).