Projeto do BRT de Brasília avança com Alinhamento Estratégico

Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil
O segundo dia do workshop de Alinhamento Estratégico, coordenado pela EMBARQ Brasil, deu continuidade ao objetivo de identificar as ações necessárias e decisões estratégicas dos diversos responsáveis pelo projeto do BRT (Bus Rapid Transit) Corredor Eixo Sul de Brasília. Uma linha do tempo foi montada, desde a presente data até a inauguração do sistema, o que permitiu a visualização do plano ao longo do tempo previsto. A análise abrangeu cinco áreas do projeto: infraestrutura, frota veicular, equipamentos, operação e marketing. No primeiro dia, os participantes discutiram sobre o que seria a visão de sucesso do projeto e qual o papel de cada ator no processo de construção do sistema, além de identificar os riscos técnicos, econômicos, comerciais, operacionais e políticos do projeto para tentar mitigá-los.
“Para nós, que estávamos envolvidos no sistema como um todo, parar para pensar, colocar os olhos, em termos de futuro, na estruturação dele, o alinhamento estratégico foi extremamente importante. A iniciativa da EMBARQ Brasil em realizar esse encontro é fantástica. Não poderia ter um aporte melhor de esperteza do que essa parceria”, afirmou Tadeu Filippelli, vice-governador do Distrito Federal.
Ao final do evento, os presentes assinaram uma ata com as deliberações acordadas durante os dois dias e comprometeram-se a cumprir os prazos estipulados e desempenhar as funções estabelecidas para cada um.
O Eixo Sul faz parte do Expresso DF e é o primeiro de três corredores que formarão o sistema BRT de Brasilia. Atenderá aproximadamente 600 mil pessoas, com viagens entre o entorto, Gama, Santa Maria e o Plano Piloto. O sistema contará com veículos padron e articulados, corredor exclusivo, estações com pagamento antecipado e embarque em nível, controle da operação por CCO (Centro de Controle Operacional) e integração com o sistema de ônibus convencionais e metrô. O tempo de viagem no transporte coletivo do Eixo Sul deve ser reduzido pela metade e as emissões de CO2 serão expressivamente reduzidas.