Prêmio WRI Ross para Cidades reconhece projetos de transformação urbana
Mais de metade da população mundial vive hoje em áreas urbanas, e até a metade deste século já serão mais de dois terços. Essa tendência trará tanto novas possibilidades quanto novos riscos: as cidades podem ser catalizadoras de oportunidade, criatividade e crescimento – ou levar a mais desperdício, poluição e sofrimento. A trajetória de muitos centros urbanos precisa mudar, estimulada por soluções transformadoras que ultrapassem apenas uma rua ou uma quadra. Com o apoio do empresário e filantropo Stephen M. Ross, o WRI Ross Center para Cidades Sustentáveis anuncia o WRI Ross Prize for Cities (Prêmio WRI Ross para Cidades), uma competição global para identificar, premiar e replicar iniciativas urbanas transformadoras.
“Acredito apaixonadamente no poder de projetos urbanos únicos de impactar profundamente as cidades”, afirmou Stephen M. Ross, presidente e fundador da Related Companies. “Projetos transformadores podem ter efeito cascata, gerando um impacto econômico significativo, espalhando a mudança em toda a cidade e estimulando a inovação pelo mundo. Esse prêmio foi criado para reconhecer as pessoas inovadoras que estão melhorando as ruas de nossas cidades, impactando positivamente o lugar onde vivemos e inspirando outros a fazerem o mesmo com suas ideias e realizações”.
A partir de janeiro de 2018, o WRI Ross Center para Cidades Sustentáveis receberá inscrições individuais ou em grupo de projetos que desencadearam mudanças transformadoras mas ainda não receberam o reconhecimento que merecem. Os inscritos podem ser do setor público, privado ou da sociedade civil. Um júri formado por prefeitos, pensadores urbanos e representantes do setor privado selecionará cinco finalistas. O vencedor receberá o WRI Ross Prize for Cities, no valor de US$ 250 mil. Os projetos serão julgados com base em:
- Impacto demonstrável. Que efeito a iniciativa teve, no local do projeto e além, considerando indicadores econômicos, sociais e ambientais?
- Potencial para impacto futuro. A iniciativa superou um desafio de muito tempo ou encontrou a solução para determinado ponto de congestionamento? Transformações como essas podem mudar a percepção das pessoas sobre o que é possível mudar.
“A forma como construímos as cidades precisa mudar e precisa mudar rápido”, enfatizou Ani Dasgupta, Diretor Global do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis. “Nós precisamos fazer mais com menos, e é por isso que projetos de efeito multiplicador são tão importantes para as cidades”.
Um elemento-chave do Prêmio Ross é a capacidade de entender e aprender com projetos transformadores que ainda não são tão bem conhecidos. Ideias semelhantes que já receberam reconhecimento internacional incluem: o High Line, de Nova York; a CicloRuta, de Bogotá; a revitalização do Cheonggycheon, em Seul; e o Metrocable de Medellín, na Colômbia. Esses são projetos premiados que apresentam atributos como a criação de espaços públicos de alta qualidade, redução da dependência nos carros como meio de transporte, melhora da qualidade do ar, criação de novas áreas verdes, conexão de comunidades de baixa renda a serviços e oportunidades, qualificação de ciclovias, aumento do uso do transporte coletivo e aumento do valor da terra, entre outros.
Nem todas as soluções transformadoras precisam ser projetos físicos. Surat, na Índia, por exemplo, utilizou o surto de uma doença como oportunidade para reformar o sistema de saúde e transformar a realidade da cidade melhorando a gestão de resíduos, criando novos mecanismos de controle para a saúde pública e gerenciando o risco de inundações. Iniciativas desse tipo também serão consideradas.
Para saber mais sobre o Prêmio Ross, visite: www.wrirosscities.org/prize
Sobre Stephen M. Ross
Stephen M. Ross é presidente e fundador da Related Companies, dono do Miami Dolphins (time de futebol americano) e um filantropo apaixonado. Sua empresa já desenvolveu projetos de uso misto proeminentes, como o Time Warner Center, em Nova York; o CityPalace, em West Palm Beach; e atualmente trabalha em outros dois projetos: Hudson Yards, no West Side de Manhattan, e Grand Avenue, no centro de Los Angeles. A Related Companies é uma das maiores proprietárias de habitação acessível nos Estados Unidos e recentemente foi nomeada uma das 50 empresas mais inovadoras do mundo pela Fast Company Magazine. Ross faz parte do Comitê Executivo e é administrador do Lincoln Center e também é um dos administradores do Hospital Presbiteriano de Nova York. É diretor dos conselhos da Jackie Robinson Foundation, New York Stem Cell Foundation e The Shed.
Diretor do conselho do WRI, Ross estabeleceu o WRI Ross Center para Cidades Sustentáveis, uma iniciativa para integrar planejamento urbano, transporte sustentável, energia, clima, recursos hídricos e governança na construção de cidades melhores, e também a Ross Initiative in Sports for Equality (RISE). Em 2013, Ross comprometeu-se em doar mais da metade de patrimônio para causas filantrópicas e organizações de caridade por meio do Giving Pledge, uma iniciativa global e de longo prazo, criada por Warren Buffett e Bill e Melinda Gates com o objetivo de inspirar um envolvimento mais profundo na filantropia e aumentar a doações de caridade em escala global.