Prêmio Mobilidade Urbana 2009-2010
Com a intenção de estimular a mobilidade urbana sustentável e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos no Estado do Rio de Janeiro, a FETRANSPOR - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro – lançou o Prêmio Mobilidade Urbana 2009-2010.
Dividido em cinco categorias (descritas abaixo), o concurso visa premiar iniciativas e ações que, direta ou indiretamente, contribuam para promover a sustentabilidade e a melhoria da mobilidade urbana. A premiação será de um troféu e um cheque no valor de R$ 15 mil na categoria de Jornalismo e, nas demais categorias, de R$ 5 mil ou uma viagem de fim de semana, com acompanhante, para resort em território nacional.
O prazo para as inscrições ocorre entre 1º de julho e 10 de agosto de 2010. A divulgação dos finalistas está prevista para 18 de outubro e a premiação em cerimônia oficial será no dia 12 de novembro de 2010, durante o 14º Etransport.
As categorias disponíveis são: * Educação e Cultura: Voltada para ações educativas ou culturais sob a responsabilidade de agentes, oficiais ou não, aplicadas para qualquer público com o propósito de desenvolver habilidades, atitudes e conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento direto ou indireto da mobilidade urbana, tendo como consequência o bem-estar e a qualidade de vida da população. * Jornalismo: Premia os autores das melhores matérias sobre mobilidade urbana, veiculadas no período de julho de 2008 a julho de 2010, no Estado do Rio de Janeiro. O principal objetivo é estimular a discussão de questões relacionadas à mobilidade urbana e seus impactos na sociedade. * Planejamento de Transportes e Tecnologia: Contempla atividades que apresentem análises e proponham soluções e diretrizes para as questões ligadas aos transportes urbanos relacionadas a demanda, oferta, acessibilidade, políticas públicas, trânsito e tecnologia; assim como mostrar todos os benefícios que essas medidas possam gerar para a população. * Relacionamento com Clientes: Premia iniciativas desenvolvidas pelas empresas que tenham como resultado a captação de novos clientes ou a fidelização dos consumidores já existentes por meio da busca do maior grau de satisfação destes, assim como diagnosticar e entender todas as suas necessidades e desejos. * Responsabilidade Socioambiental: Estimular o debate público sobre responsabilidade social, reforçando a importância do tema para a sociedade, estimulando seus agentes a apresentação do Balanço social assim como programas, projetos e cases de responsabilidade social, incentivando-os a adotarem posturas cidadãs participando de iniciativas relacionadas ao tema, não se limitando apenas às doações filantrópicas; também espera tornar-se evidente, atividades relacionadas com a gestão da qualidade dos transportes, no que tange à sustentabilidade, controle das emissões de poluentes, conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população.