Porto Alegre firma compromisso para combate às mudanças climáticas
No mês passado, na COP 21 em Paris, nações do mundo inteiro chegaram ao consenso de que é necessária ação urgente para mitigar as consequências das mudanças climáticas, que já são realidade. Neste sábado (23), mais uma cidade brasileira se comprometeu com a mudança. O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, assinou documento com diretrizes para diminuir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) da cidade.
Hoje, 70% das emissões da capital gaúcha provêm do setor de Transportes, de acordo com dado do Primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa da cidade. O estudo, realizado pelo ICLEI, foi divulgado também neste sábado durante painel no Fórum Social Mundial.
Fortunati durante assinatura do compromisso no Fórum Social Mundial 2016. (Foto: Ricardo Giusti/PMPA)
Entre os compromissos firmados por Fortunati estão o fortalecimento do já existente Comitê de Sustentabilidade e a criação da primeira Política de Mudanças Climáticas e Eficiência Energética do Município, com previsão de lançamento até junho. A prefeitura deve definir metas para os anos de 2022 e 2050 para a redução das emissões e, até lá, adaptar todos os prédios municipais para geração ou consumo de energia limpa e renovável.