Passo a passo: seminário em Salvador traz informações para a construção de um plano de mobilidade urbana
O desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana é o primeiro passo para que as cidades possam reduzir emissões, priorizar os modos de transporte sustentáveis e levar mais qualidade de vida à população. É essa a etapa que Salvador busca vencer agora. Nesta quarta-feira (16), no segundo dia de atividades do seminário “Mais Transportes, Menos Emissões", a programação incluiu a apresentação do passo a passo para a construção do Plano de Mobilidade Urbana, a fim de contribuir com a capacitação da cidade para a elaboração do seu projeto. O evento foi organizado pelo WRI Brasil, com apoio da Embaixada Britânica e da Secretaria Municipal de Mobilidade (SEMOB).
Lara Caccia, especialista em Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, apresentou a metodologia realizada pela organização em parceria com o Ministério das Cidades. A publicação Sete Passos - Como Construir um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável serviu como base para o painel. Desenvolvido pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis, o documento traz um conjunto de orientações para incorporar os requisitos essenciais estabelecidos pela Política Nacional de Mobilidade (Lei 12. 587/12) ao plano da cidade. Lara salientou a importância de uma comunicação clara entre todos os envolvidos no processo, incluindo a população: "A participação da sociedade é fundamental. É preciso não ter medo de ouvir as pessoas porque, às vezes, não percebemos detalhes que fazem a diferença na rotina delas".
Em fase de licitação, o plano de mobilidade de Salvador está previsto para ter início ainda este ano. As informações técnicas servem, portanto, para orientar a equipe em relação à organização do trabalho e o mapeamento de oportunidades para a cidade. "Nós sabemos como a mobilidade é um tema importante e que está muito presente na pauta das discussões. E a população, por ser diretamente afetada, quer - e precisa - participar e ser ouvida", disse Eduardo Paranhos Sarmento Leite, diretor na SEMOB.
Depois da apresentação, a equipe técnica seguiu em conversa sobre os próximos momentos da construção do plano de mobilidade de Salvador. As publicações do WRI Brasil Cidades Sustentáveis e os exemplos de outras cidades, apresentados no primeiro dia do seminário, servirão como material de apoio para este processo.