Lançada nova plataforma de conhecimentos sobre DOTS
O DOTS é uma estratégia de planejamento para criar áreas urbanas mais caminháveis, atendidas por sistemas de transporte coletivo de alta qualidade e por uma diversidade de serviços e oportunidades. (Foto: sari_dennise/Flickr)
O World TOD Resource é uma plataforma online criada para que gestões municipais, desenvolvedores e planejadores urbanos do Sul Global possam ter acesso a um extenso material de conhecimento sobre os benefícios do TOD, em português DOTS – Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável. O site, que já está disponível, vai além do foco tradicional nas questões de desenho urbano, incluindo também um vasto leque de informações sobre financiamento, estruturas institucionais e recomendações para a implementação de projetos. A plataforma funciona como um portal para qualquer um que tenha interesse em aprender mais sobre DOTS e apresenta sumários executivos de pesquisas, boas práticas e estudos de caso de diversas partes do mundo.
O World TOD Resource foi lançado oficialmente na manhã de hoje (5), na quinta edição do ConnectKaro, conferência anual organizada pelo WRI Índia Cidades Sustentáveis em Nova Déli. Entre os dias 5 e 7 de abril, o evento reúne especialistas e tomadores de decisão para debater os desafios enfrentados pelas cidades em áreas como design urbano, planejamento urbano, água e mudanças climáticas.
O que falta para preencher a lacuna de conhecimento
Historicamente, nunca houve uma fonte confiável e multidisciplinar que compilasse informações sobre DOTS em diferentes contextos internacionais. Em sua maioria, as informações disponíveis costumam ter como foco a experiência dos Estados Unidos, o que levou a uma ampla lacuna de conhecimento sobre como implementar projetos DOTS em outras partes do mundo.
Esse é um desafio de longo prazo, à medida em que tomadores de decisão de todas as instâncias com frequência carecem de conhecimento técnico sobre os benefícios e as alternativas viáveis para implementar projetos DOTS. Há, ainda, que se considerar a complexidade desses empreendimentos, uma vez que requerem o alinhamento de interesses entre os setores público e privado, planos de curto e médio prazo, infraestrutura e a cooperação entre os diversos atores envolvidos. As legislações, políticas e códigos existentes em muitas cidades não contemplam o DOTS e, mesmo nos casos em que isso acontece, falta a garantia de aplicação dessas leis.
A exigência de uma quantidade mínima de vagas de garagem, por exemplo, reserva um espaço considerável das edificações aos carros, o que contribui para a alta no valor dos aluguéis e estimula o hábito de dirigir. Em paralelo, as cidades muitas vezes não entendem ou não conhecem os mecanismos financeiros disponíveis para a implementação do DOTS e como avaliar essas diferentes opções. Adquirir e gerenciar as terras necessárias para esses projetos acaba sendo um desafio, pois muitas cidades não contam com um processo de planejamento que pense de forma integrada na questão econômica, no uso do solo e no transporte.
Bons processos de governança e mecanismos adequados de financiamento são essenciais para que as cidades se tornem aptas a implementar projetos DOTS inclusivos e equitativos. Já se sabe muito sobre o papel do desenho urbano – é o ambiente, considerando mecanismos regulatórios e de financiamento, que não opera como deveria para possibilitar mudanças, uma questão que tem sido pouco debatida. São esses obstáculos que a implementação prática das informações disponíveis no World TOD Resource pretende ajudar a ultrapassar.
DOTS como estratégia para superar desafios globais
À medida que a população urbana continua a crescer, em especial no Sul Global, as cidades precisarão acomodar essas pessoas fazendo um uso eficiente do espaço, atendendo às suas necessidades socioeconômicas, de mobilidade e habitação de forma equitativa. Países na Ásia e na África devem registrar algumas das taxas mais altas de urbanização até 2050 – enfatizando a importância de as cidades nesses continentes destinarem adequadamente seus recursos. As decisões feitas hoje em escala local, regional e nacional vão determinar a trajetória do desenvolvimento pelas próximas décadas e terão impactos duradouros social, econômica e ambientalmente.
As cidades nem sempre conhecem modelos alternativos de crescimento ou têm os conhecimentos necessários para orientar o desenvolvimento urbano de forma a fortalecer a economia, minimizar o impacto ambiental e melhorar a qualidade de vida. Como estratégia para criar áreas urbanas mais compactas, caminháveis e de uso misto, atendidas por sistemas de transporte coletivo de alta qualidade e por uma diversidade de serviços e oportunidades, o DOTS tem muito a oferecer. O World TOD Resource é mais um passo em direção a tornar o DOTS uma realidade em cidades de diversas partes do mundo.
Necessidades mudam e precisam de comunidades urbanas dinâmicas
O conteúdo para a plataforma vem tanto do WRI Ross Center for Sustainable Cities quanto de fontes de externas. O site será atualizado regularmente com novas fontes e informações para acompanhar as pesquisas e práticas bem-sucedidas de DOTS. Todos os usuários do site são convidados a submeter documentos que possam complementar o conteúdo da plataforma.
A ideia é que a plataforma seja utilizada por gestões municipais e legisladores no estabelecimento de projetos equitativos de DOTS a partir de mudanças nos planos de desenvolvimento; por planejadores e desenvolvedores na construção de bairros e áreas urbanas que adotem os princípios DOTS; por instituições financeiras, para que invistam em projetos DOTS; e, finalmente, pelas pessoas, que podem encontrar no site as informações que necessitaram para reivindicar e/ou apoiar o direcionamento de recursos para projetos DOTS.
Clique aqui para saber mais e conhecer o World TOD Resource.
Texto originalmente publicado pelo WRI Ross Center for Sustainable Cities.