IPVA Verde dará descontos para quem poluir menos

Integrantes das secretarias estaduais do Ambiente e da Fazenda já começaram a trabalhar nos cálculos, que levarão em consideração a quantidade de automóveis existentes em cada um dos grupos estabelecidos pela Nota Verde do Ibama. Há hoje no estado cerca de 4 milhões de veículos.
Faça o cálculo do seu veículo, clicando aqui .
Sobre a Nota Verde do Ibama
Desde 2009, o programa do Ibama informa os níveis de emissão de gases de todos os veículos leves produzidos no país. Os modelos recebem de uma a cinco estrelas, nota máxima oferecida aos melhores em eficiência ambiental. A classificação tem como base a emissão de CO2 e compostos equivalentes que contribuem para o aquecimento global e de gases inimigos da saúde, como o dióxido de enxofre.
Na Nota Verde, os modelos mais bem classificados são os a álcool ou flex, os de baixa potência (de 1.0 a 1.6) e os com bom rendimento, capazes de rodar mais consumindo menos combustível. Já os carros que custarão mais aos proprietários são aqueles a gasolina e a diesel e com alta potência (de 3.0 a 4.0).
Inspeção veicular também é aliada
Apesar do conceito do IPVA Verde ser pioneiro no Brasil, alguns estados estão apostando em soluções já conhecidas para diminuir o impacto no meio ambiente causado pelos automóveis, como a inspeção veicular.
A ação é uma das grandes iniciativas de combate à poluição, pois prevê medição anual de emissão de poluentes e, caso o veículo não esteja dentro dos padrões aceitáveis, não poderá circular. A inspeção está sendo implementada em pelo menos 10 estados brasileiros.