Instituto de Pesquisa e Planejamento de Joinville se reúne com técnicos do WRI Brasil Cidades Sustentáveis
O Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Joinville (Ippuj), visitou, hoje (22/02), o escritório do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Durante todo o dia, os técnicos do Ippuj puderam discutir sobre projetos e planos em andamento, alinhando suas ideias aos escopos de trabalho do WRI Brasil, que ministrou apresentações sobre alguns de seus principais estudos. A equipe recebeu informações sobre DOTS, Plano de Desenvolvimento Regional Metropolitano, Inventário Ambiental e Cidades Resilientes, QualiÔnibus, TDM e o Plano Diretor de Transporte Ativo. A continuidade do trabalho entre WRI Brasil e Ippuj acontece, portanto, para implementar as medidas necessárias e qualificar os projetos da cidade.
Instituído em 1991, o Ippuj é responsável pelo planejamento e implantação de importantes projetos e ações na cidade, “como o sistema integrado de transporte coletivo, os corredores exclusivos de ônibus, sistema cicloviário, a rede de parques ambientais do Fonplata, a elaboração da Lei de Ordenamento Territorial (LOT) e o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMOB)”, entre outros, conforme destaca o site da Prefeitura. Joinville tem, hoje, 550 mil habitantes. É a maior cidade de Santa Catarina.
Joinville é uma das principais parceiras do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Foi uma das cidades que recebeu o programa Do PAC ao Plano de Mobilidade, desenvolvido pelo WRI para auxiliar os governos municipais a qualificar seus projetos do PAC e a elaborar planos de mobilidade urbana sustentáveis que privilegiem as pessoas. Além disso, a cidade recebeu auditorias de segurança viária no projeto da futura rede de vias prioritárias ao ônibus coordenado pela equipe de Segurança Viária do WRI Brasil, bem como treinamento para mapear a opinião dos usuários de ônibus sobre o sistema através da Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus. A reunião serviu, portanto, para comentar os contatos feitos ao longo do último ano entre Ippuj e WRI Brasil Cidades Sustentáveis e estreitar a conexão para este ano.
(Foto: Sergio Trentini/WRI Brasil Cidades Sustentáveis)
“Com a reunião conseguimos estabelecer a continuidade do que está em andamento. Conversamos sobre a possibilidade de trabalharmos juntos também em outras questões como, por exemplo, a questão habitacional, assim como no Planejamento integrado Metropolitano que o Estatuto das Metrópoles pede que se faça um plano prévio para estabelecimento das regiões metropolitanas. Essa é uma preocupação importante para a região de Joinville. E vemos nessa parceria com o WRI Brasil a melhor forma de implementar e trabalhar isso, buscar boas soluções”, destacou o diretor-presidente da Ippuj, Vladmir Constante sobre o encontro.
A reunião serviu, portanto, como diretriz no sentido de avaliar quais ações podem ser feitas em conjunto daqui para frente, dentro do escopo de trabalho do WRI Brasil e do Ippuj para continuar melhorando a cidade de Joinville e fazer diferença na vida das pessoas. “De uma forma geral, podemos discutir tudo que já foi feito e os projetos que estão em andamento, bem como as possibilidades de um possível plano de trabalho para cooperar com a cidade em outros temas de transporte, desenvolvimento urbano, que o Ippuj enquanto parte de planejamento tem uma abordagem bastante abrangente", afirmou o Coordenador de Mobilidade Urbana do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, Diogo Pires Ferreira.
Participaram da reunião, além do Presidente do Ippuj, os Coordenadores do Setor de Planejamento do Ippuj, Carolina Stolf Silveira, Amanda Carolina Máximo e Luiz Fernando Hagemann.