Curso de Segurança na Operação do MOVE

(Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)
Como parte do Treinamento de Capacitação dos Multiplicadores, representantes de 37 empresas operadoras de ônibus receberam um treinamento de segurança voltado à operação do BRT (Bus Rapid Transit), na manhã desta quinta-feira (09), em Belo Horizonte. O curso – promovido pela EMBARQ Brasil, em parceria com Setra , Sintram e BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte), com patrocínio da FedEx – capacitou cerca de 115 profissionais que serão responsáveis por disseminar o conhecimento adquirido entre 2.260 motoristas que vão operar o MOVE.O curso é um dos seis módulos do Treinamento de Capacitação dos Multiplicadores que conta com temas como comportamento, segurança na operação (direção defensiva), conhecimento sobre o ônibus e o sistema de tecnologia e informação do BRT, prática de direção, procedimentos operacionais e contingências. O curso de segurança desta manhã foi ministrado por Rogerio Rubim, especialista em Segurança da FedEx, instrutor de direção defensiva em diversos países da América Latina. A metodologia foi desenvolvida pela EMBARQ Brasil em parceria com CTSEMBARQ México, com o projeto Segurança em Primeiro Lugar.

Max Wilson, da BHTrans, dá as boas-vindas. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)
“É com muita satisfação que estamos fazendo este trabalho junto com a rede EMBARQ, que exerce um papel fundamental para as cidades que operam sistemas BRT no Brasil, e com o imenso apoio da FedEx. Queremos fazer o melhor trabalho possível para melhorar o transporte coletivo da cidade de Belo Horizonte”, declara Max Wilson Ramos, gerente de Auditoria da Qualidade do Transporte Público da BHTrans.
A coordenadora de Projetos de Transporte da EMBARQ Brasil, Paula Santos Rocha, abriu os trabalhos apresentando as ações da rede e as diretrizes do Segurança em Primeiro Lugar, projeto que faz parte do Programa QualiÔnibus, que visa qualificar os serviços, gestão e segurança junto às empresas operadoras de ônibus em território nacional. “Belo Horizonte é uma das cidades mais avançadas na implantação do sistema BRT no país. Todo esse trabalho realizado aqui está sendo registrado em um manual, que será utilizado posteriormente nas próximas cidades atendidas pela EMBARQ Brasil”, lembra Paula.

Paula Santos Rocha lembrou da parceria da EMBARQ Brasil com a cidade de Belo Horizonte. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)
Como EVITAR incidentes?
Rubim iniciou a capacitação definindo o conceito de direção defensiva, que deve ser encarado como um modo de conduzir com atenção para salvar vidas e economizar tempo e dinheiro. “É uma questão de hábito, ou seja, algo que fazemos no ‘automático’. Precisamos criar esta cultura para evitar acidentes e salvar vidas”, explica. Para isto, existem 6 hábitos básicos de direção defensiva:

Com a primeira letra de cada hábito forma-se a palavra “EVITAR” com o intuito de facilitar a memorização dos comportamentos pelos motoristas durante o dia-a-dia. O especialista também mostrou vídeo sobre os seis hábitos com ações para evitar incidentes. Um exemplo é permanecer com a distância mínima de 4 segundos do veículo a sua frente. “Este simples hábito minimiza muito as chances de você se envolver em algum incidente. É uma questão de física, quando você dirige um veículo, vários fatores interferem: o peso, a velocidade, as condições externas, e outros. Por isso essa regra dos 4 segundos é fundamental. Todos saem de casa pensando em voltar para casa, para família”, explica Rubim.

Rogerio Rubim cativou os agentes em treinamento. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)
Além dos hábitos o especialista apontou as 12 áreas de enfoque especial com o intuito de diminuir as chances de colisão. São elas: cinto de segurança, barra de contenção, olhos, cuidado ao arrancar, distância entre veículos, parado no trânsito, espelhos, marcha à ré, interseção, pedestres/ciclistas, derrapagem, semáforo.
Os participantes também tiveram a oportunidade de compartilhar as suas experiências no trânsito. Renato de Oliveira, da Viação Brasília, relatou um incidente com vítima fatal, ocasionado pela falta de visibilidade e imprudência por parte do pedestre. “Utilizei todos os mecanismos para tentar segurar o ônibus, mas infelizmente não foi possível. Foi mais uma vítima fatal”, lembra o condutor.

Participantes focados nos testes. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)
Foco no MOVE
A segunda parte das atividades desta manhã teve o foco em assuntos específicos relacionados ao MOVE, que deve iniciar as operações no próximo mês. Alguns pontos de destaque foram as instruções para conduzir o veículo dentro dos corredores, atentando para ultrapassagens, velocidade de aproximação junto às estações e atenção ao pedestre.
Foram aplicados testes de boas práticas de direção defensiva antes e depois do treinamento. “O treinamento de hoje sobre direção defensiva foi muito positivo. A qualidade da estrutura, o nível das apresentações e a participação das pessoas foi muito positivo. Os multiplicadores têm sido assertivos no aprendizado”, comenta Artur de Abreu, gerente de Operações do MOVE. “Ter aqui reunido a BHTrans, como gestora do município, Setra e Sintram é um passo grande para atendermos com mais qualidade os usuários”, completa.

Grupo que participou do treinamento no Setra.
“Quando queremos qualidade, apostamos em pessoas que têm capacidade de transmitir essa qualidade. E é isso que vemos e esperamos de vocês que estiveram aqui hoje. Agora somos um time e apostamos em vocês para levar o conhecimento a seus condutores”, afirma Max Wilson, da BHTrans, aos presentes. “É importante lembrar que o trabalho não termina aqui. É fundamental que os treinamentos sejam aprimorados e continuados para que evoluam e se mantenham dentro das empresas”, ressalta Paula Santos Rocha, da EMBARQ Brasil.