Cidades precisam de novas possibilidades de financiamento para alavancar a sustentabilidade
Desde 1950, o número de pessoas vivendo em áreas urbanas passou de 800 milhões para quase 5 bilhões atualmente; no Brasil, o índice chega a 84% da população. O Fórum Econômico Mundial estima que, até 2020, serão necessários 5 trilhões de dólares por ano apenas para atender as necessidades de infraestrutura que virão com o crescimento da população. Em um cenário como esse, soluções urbanas sustentáveis e inovadoras requerem novas maneiras de financiamento, capazes de garantir que o desenvolvimento urbano sustentável não seja apenas uma ideia.
Entre os dias 5 e 7 de abril, o Fórum Financiamento de Cidades Sustentáveis cria um ambiente especificamente voltado para o debate de novas maneiras para financiar infraestrutura e serviços de baixo carbono nas cidades. Com a perspectiva de representantes municipais e especialistas internacionais, dois tópicos de destaque na sessão moderada por Skye D’Almeida (à esquerda), Gerente da Rede de Financiamento de Infraestrutura Sustentável do C40, foram projetos financiáveis e modelos inovadores de negócios para cidades sustentáveis. Em busca do financiamento de projetos sustentáveis, as cidades partem de um desafio: desenvolver bons projetos. “Os investidores buscam retorno confiável para seus investimentos, e isso é algo que as cidades muitas vezes não podem garantir. Porque nem sempre as cidades têm a capacidade de desenvolver projetos que ofereçam esses retornos seguros. Isso dificulta as coisas”, ponderou Milton Bevington, Assessor Municipal Sênior da Prefeitura de Boston.
A ponte entre gestões municipais e financiadores, para ser construída, requer, acima de tudo, projetos qualificados e financiáveis. Para isso, conforme ressaltou Kenroy Quellennec-Reid, Gerente de Programas Sênior da Prefeitura de Londres, as cidades precisam investir na capacitação técnica e estimular o trabalho integrado entre os diferentes setores municipais: “Preencher essa lacuna vai ajudar a atrair financiadores e a colocar em prática mudanças que impactarão a qualidade de vida na cidade como um todo”. Em Londres, Quellennec-Reid explicou, a prefeitura trabalha em diferentes frentes para conseguir os fundos necessários para o financiamento de projetos sustentáveis: “Recursos vêm da União Europeia e do governo central. Usamos essa verba para levantar outros fundos e alavancar novos investimentos. Fazendo isso, além de obter recursos para a cidade, também estimulamos os investidores do setor privado”.
O financiamento sustentável é algo que cidades e organizações devem buscar para garantir o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade. Um dos caminhos para fazer isso, apontou Jean Le Corre, Diretor de Gestão do Boston Consulting Group, são as parcerias público-privadas: “As PPPs têm o potencial de alavancar bons projetos – projetos que não sejam implementados a base do “copiar e colar”, mas que sejam pensados de acordo com a realidade de cada cidade”.
Mobilização de investimento privado, mecanismos de financiamento inovadores e o desbloqueio das fontes de financiamento municipais para construções de baixo carbono, transportes e desenvolvimento urbano são alguns dos elementos necessários para alavancar o financiamento de projetos urbanos sustentáveis. Esse, contudo, não é um processo estanque em si mesmo. Para construir as cidades sustentáveis do futuro, a compreensão de como financiar e fornecer soluções sustentáveis para essas áreas urbanas é um movimento que precisa ser contínuo: “A solução pode não aparecer este ano ou no próximo, mas pode chegar em cinco anos se dermos continuidade a esse processo – de desenvolver mecanismos de financiamento e investir em soluções urbanas sustentáveis”, ressaltou Milton Bevington.
Ações para o financiamento de cidades sustentáveis
A construção de cidades mais prósperas, sustentáveis e capazes de oferecer serviços urbanos com mais qualidade e eficiência depende do financiamento – e da implementação – de projetos urbanos inovadores e inteligentes. A fim de fomentar o conhecimento a respeito e ajudar as cidades a se prepararem para atender uma demanda crescente por esse tipo de solução, está prevista para os próximos dois dias de Fórum a realização de um workshop focado no financiamento sustentável. As cidades que participarem terão a oportunidade de desenvolver um plano de ações de financiamento, identificando as etapas que devem ser seguidas ao longo do próximo ano para melhorar a produtividade, a qualidade de vida a e a sustentabilidade.
O Fórum Financiamento de Cidades Sustentáveis é organizado pelo C40, em parceria com a Citi Foundation e o WRI Ross Center for Sustainable Cities.
(Foto: Priscila Pacheco/WRI Brasil Cidades Sustentáveis)