Calculadora Global 2050 já está disponível

O debate sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas, fundamental para que se concretizem ações de mitigação climática, ganhou essa semana uma ferramenta que promete um avanço nesse sentido, ao permitir a visualização das emissões em escala global.
A Calculadora Global 2050 (Global Calculator 2050), que vinha sendo desenvolvida desde setembro do ano passado, já está disponível e pode ser utilizada por governantes, ONGs e líderes empresariais para simular cenários a partir das emissões de gases de efeito estufa em diversos setores, como transportes e geração de energia.
O Intergovernment Panel on Climate Change (IPCC) confirmou, em seu quinto relatório de avaliação (AR5), que as concentrações atmosféricas de gases de efeito estufa – dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) – têm aumentado gradativamente dede 1750 devido à atividade humana. Com a calculadora, é possível visualizar os impactos das emissões e definir o melhor modelo de desenvolvimento a ser seguido, evitando ou amenizando os efeitos das mudanças climáticas decorrentes da poluição.

A Calculadora Global é resultado do trabalho de uma equipe internacional de instituições liderada pelo Departamento de Energia e Mudanças Climáticas (DECC) do Reino Unido. Também fazem parte da equipe WRI, Energy Research and Development International of China, Ernst & Young India, Climact (Bélgica), Climate Media Factory (Alemanha), Imperial College London e London School of Economics and Political Science.