Brasil sedia encontro internacional do projeto “Vida no Trânsito”

Entre os dias 5 e 6 de junho, a cidade de Palmas (TO) sediará encontro dos parceiros internacionais da iniciativa “Vida no Trânsito”, projeto que busca salvar vidas através do apoio e orientação a gestores nacionais no fortalecimento de políticas preventivas a acidentes de trânsito para salvar vidas. A meta é a redução de 10% no índice de vítimas graves e mortes em acidentes de trânsito a cada ano até 2020.
Durante o encontro será avaliado o atual panorama de segurança viária bem como o andamento dos projetos em andamento das cinco capitais brasileiras integrantes do projeto, que são: Palmas (TO), Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG) e Teresina (PI).
Participam do evento os parceiros do projeto (rede EMBARQ, OMS - Organização Mundial de Saúde, OPAS - Organização Panamericana de Saúde, Fundação Bloomberg Philanthopies e Johns Hopkins University (UJH), além de órgãos e autoridades de diversos municípios e do governo federal.
Saiba mais sobre o Projeto Vida no Trânsito:
O Vida no Trânsito é uma ação global criada com foco no planejamento e execução de projetos que visam a diminuição dos altos índices de lesões graves e mortes em acidentes de trânsito em vários países. Mundialmente conhecido como RS10, a ação tem como parceiros rede EMBARQ, OMS - Organização Mundial de Saúde, OPAS - Organização Panamericana de Saúde, Fundação Bloomberg Philanthopies e Johns Hopkins University (UJH).
Integram o projeto os seguintes países: Rússia, Turquia, China, Índia, Camboja, Quênia, México, Vietnã e Brasil. No Brasil, as capitais beneficiadas pelo projeto são Palmas (TO), Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG) e Teresina (PI).
Para aumentar a extensão do projeto em nível nacional, o Ministério da Saúde, através da Portaria nº 3.023, de 21 de dezembro de 2011, garante o repasse financeiro do Piso Variável de Vigilância e Promoção da Saúde para todas as capitais brasileiras, visando a ampliação e a sustentabilidade do Vida no Trânsito. Para mais informações sobre o projeto, acesse o site oficial.