Belém: desenvolvimento do plano de mobilidade é o próximo desafio
Com o projeto BRT em andamento, Belém passa a uma nova etapa para qualificar a mobilidade e a qualidade de vida de sua população. O prefeito Zenaldo Coutinho assinou, nesta quarta-feira (4), um aditivo ao Termo de Cooperação Técnica estabelecido em 2013 com o WRI Brasil Cidades Sustentáveis. A capital paraense passa a contar com o apoio da organização para construir e estabelecer o plano de mobilidade sustentável do município. Os diretores Luis Antonio Lindau e Rejane Fernandes firmaram o novo compromisso com o prefeito em reunião na Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB) também ao lado de Maísa Tobias, Superintendente da SEMOB.
“Precisamos ter um plano de mobilidade que leve em conta a ocupação do solo, os direitos das pessoas, um plano voltado para o cidadão”, enfatizou o prefeito durante a assinatura. “É por isso que estamos buscando parcerias inteligentes. Agora aditando o convênio [com o WRI], vamos buscar os bons exemplos e práticas de outros lugares do Brasil e do mundo para que façamos de Belém uma cidade moderna e voltada para a qualidade de vida das pessoas”, finalizou Coutinho.
Para Luis Antonio Lindau, Belém está mostrando vontade em se renovar. “Ainda são poucas as cidades no Brasil que desenvolveram seus planos. É bom ver que Belém faz parte do grupo que está à frente, trabalhando e avançando nesse sentido”, destacou. “É uma das oportunidades que a cidade pode tomar para requalificar espaços e devolve-los às pessoas”, considerou.
A responsável direta pelo plano de mobilidade da capital paraense é Maísa Tobias. A superintendente da SEMOB coordena uma equipe de técnicos dedicados à elaboração do documento, que ainda está em fase de diagnóstico. “Em 2013, os alinhamentos realizados pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis foram etapas importantes para avançarmos no projeto BRT. Hoje temos outro desafio: o de construir um plano de mobilidade urbana qualificado”, explicou Maísa. A equipe de Belém constrói o plano a partir da metodologia do “Passo a Passo”, desenvolvida pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis.
“É importante trazermos a experiência do WRI para dar mais um presente à Belém no próximo ano. Trazem informação, assessoramento e são especialistas que conhecem o universo de diversas cidades que já implementaram BRT e planos de mobilidade em todo Brasil”, explicou a superintendente ao enfatizar que a próxima etapa, a de elaboração do documento, será feita a partir de uma construção coletiva junto com a sociedade civil. “Vamos ganhar capacitação para que nosso plano de mobilidade seja bom para todos em Belém”.
Na próxima segunda e terça-feira, a equipe de especialistas do WRI Cidades fará reunião com os técnicos da SEMOB para alinhamento dos próximos passos à elaboração do plano de mobilidade da capital paraense.
Maisa Tobias, Luis Antonio Lindau, Prefeito Zenaldo Coutinho e Rejane Fernandes. (Foto: Mariana Gil / WRI Brasil Cidades Sustentáveis)