Auditoria em Belo Horizonte

Preocupada em oferecer vias mais seguras a seus cidadãos, a prefeitura de Belo Horizonte, através da BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte), dá sequência ao trabalho desenvolvido em conjunto com o CTS-Brasil na realização de auditorias de segurança viárias. Até a próxima sexta-feira (13), os futuros corredores BRT (Bus Rapid Transit) Cristiano Machado e Pedro II / Carlos Luz terão seus percursos avaliados.
A equipe técnica do Centro - formada pela coordenadora de Projetos de Transporte, Brenda Medeiros, a engenheira de Transporte, Marta Obelheiro, juntamente com o consultor dinamarquês Carsten Wass - está na capital mineira analisando os corredores em diferentes etapas. O grande objetivo da auditoria é realizar intervenções ainda na fase de projeto, reduzindo o risco de acidentes e mortes, além de poupar recursos do governo, já que modificar algo que ainda está no papel é menos oneroso para os cofres públicos.
No total, a prefeitura pretende implantar 34 km de corredores para o sistema BRT até a Copa do Mundo de 2014.
Conscientização sobre Segurança Viária
O consultor dinamarquês Carsten Wass, autoridade internacional no assunto, vai realizar uma palestra sobre a segurança do trânsito na próxima quarta-feira, em Belo Horizonte. Entre os convidados estão agentes públicos e privados da área de mobilidade urbana. A apresentação de Wass coincide com o lançamento mundial da Década de Ação pela Segurança Viária, dia 11 de maio, idealizada pela Comissão Global para Segurança no Trânsito da ONU. A iniciativa propõe uma série de atividades, entre 2011-2020, que alinhem trânsito e segurança na intenção de diminuir em 50% o número de mortes em acidentes - que já chegam a 1,3 milhões ao ano.
A violência no trânsito é a principal causa de mortes e ferimentos incapacitantes entre a população de 15 a 29 anos no mundo.
Foto: Bienal do Automóvel