Vistoria de Acidentes de Trânsito

(Foto: Mariana Gil / WRI Brasil | EMBARQ Brasil)

No Brasil foram contabilizadas mais de 44 mil mortes por acidentes de trânsito somente no ano de 2012, e um número oito vezes maior de pessoas sofreram lesões permanentes. O país está entre os quatro países que mais matam no trânsito no mundo. O número de mortos e de pessoas com invalidez permanente é impactante, e para reverter este cenário é necessário que sejam tomadas ações focadas nos principais problemas que contribuem para tantas mortes no trânsito. A escolha destas ações depende da existência de dados de acidentes de trânsito completos e que permitam a melhor compreensão do fenômeno.


Rio de Janeiro, RJ (Foto: Mariana Gil / WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

Com esse objetivo o WRI Brasil Cidades Sustentáveis desenvolveu uma metodologia de coleta de dados adequada para o país, com base nas melhores práticas internacionais, cujos resultados podem ajudar a compreender por que os acidentes de trânsito ocorrem. A metodologia é composta por um formulário de coleta de dados, um manual de instruções para o uso do formulário e um curso de treinamento para a equipe de coleta de dados. Com o objetivo de disponibilizar um pacote de ferramentas completo desde a coleta até a análise dos dados, um programa computacional para tratamento dos dados está em desenvolvimento.


(Foto: Mariana Gil / WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

A abordagem, chamada de Vistoria de Acidentes de Trânsito (VAT), propõe uma coleta de dados diferenciada e é independente dos processos tradicionais de registro de acidentes. O diferencial da proposta é o registro de fatores contribuintes, que auxilia na identificação das falhas humanas, mecânicas e do ambiente que contribuem para a ocorrência dos acidentes.


(Foto: Mariana Gil / WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

A coleta de dados através da VAT propicia a criação de uma base de dados com um maior nível de detalhe dos acidentes, auxiliando a identificação das deficiências e fornecendo informações necessárias para a escolha de medidas adequadas à redução de acidentes.

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis.

Increver-se