Plano Ar, Clima e Energia (PACE)
O Plano Ar, Clima e Energia (PACE) do Rio Grande do Sul é fruto de um convênio de cooperação entre a França e o Brasil com parceria da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam) – órgão ambiental vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA). O projeto, desenvolvido através do acordo com a Agência Francesa do Meio Ambiente e da Gestão da Energia da França (ADEME), teve a liderança da consultoria francesa EnvirOconsult e apoio de várias organizações, entre elas o WRI Brasil Cidades Sustentáveis.
Lançado em 2011, o PACE teve como objetivo auxiliar o estado do Rio Grande do Sul na elaboração de uma estratégia territorial global e integrada de gestão da qualidade do ar e redução da emissão de gases de efeito estufa no RS. O plano apresenta 55 recomendações ao Estado com foco em seis setores: transporte, energia, atividades econômicas, agropecuária, floresta e biodiversidade e resíduos e saneamento.
# Guia de Boas Práticas Ambientais para os Municípios do RS
Os estudos para o PACE também contaram com um Comitê Técnico responsável pelo Guia de Boas Práticas Ambientais para os Municípios do RS, do qual o WRI Brasil Cidades Sustentáveis participou. O documento, lançado em 2013, traz indicadores concretos e ações possíveis para reduzir a poluição do ar e mitigar as mudanças climáticas no âmbito dos municípios. Ele apresenta os desafios ligados a uma gestão integrada das questões sobre o ar, clima e energia, definindo o grau de ação e de responsabilidade dos diferentes atores e responsáveis políticos (União, Estados e Municípios).