A área prática de Resiliência Urbana Climática representa a interseção entre o WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis e a Iniciativa de Vulnerabilidade e Adaptação do World Resources Institute. Trabalhamos com cidades a fim de identificar seus riscos climáticos e vulnerabilidades e ajudamos líderes a agir para tornar suas cidades mais resilientes.
Construir resiliência às mudanças climáticas é complexo, particularmente em cidades em rápida expansão. Os impactos das mudanças climáticas variam entre as diversas cidades em função de fatores como geografia local e meio ambiente, bem como características sociais, políticas e econômicas.
Apesar desses desafios, cidades ao redor de todo mundo têm atingido um ponto de inflexão, e a resiliência está consolidada em suas agendas. Colaboramos com um leque de stakeholders em municípios de todo mundo para identificar oportunidades nas seguintes categorias:
- Criar planos municipais de resiliência;
- Integrar a resiliência aos planos diretores;
- Integrar a resiliência em planos setoriais ou projetos específicos.
Atuamos em Mumbai (Índia), Rio de Janeiro e Porto Alegre (Brasil). Após estruturar, com sucesso, a resiliência nessas cidades, pretendemos atuar em mais cidades e ampliar nossos esforços através de governos estaduais, nacionais e redes globais de cidades.
Foto: Betina Carcuchinski/PMPA
Especialistas
-
Daniely Votto
Gerente de Governança Urbana