Conheça os ganhadores do Concurso 3 Estações
Três estações, um objetivo: aprimorar a microacessibilidade a pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo. Iniciativa do USP Cidades e EMBARQ Brasil, o Concurso 3 Estações anunciou os grandes vencedores na noite dessa terça-feira (02). Os arquitetos e arquitetas que submeteram as melhores ideias para os entornos das estações Berrini, Vila Olímpia e Santo Amaro vão a Nova York para conhecer de perto, em visita técnica, os princípios do design ativo, que inspiraram o concurso.
Conheça os vencedores:
Estação Berrini
1º Carolina Guido Monteiro
2º Carlos César De Barros
3º Arthur Ferradás Chaklian
Estação Santo Amaro
1º Karina Ignácio De Camargo
2º Tiago Brito Da Silva
3º Eduardo Pimentel Pizarro
Estação Vila Olimpia
1º Carina Tiemi Fujimoto Oshita
2º Tiago Brito Da Silva
3º Renata Cruz Rabello

(Foto: Mariana GIl/EMBARQ Brasil)
“Vencer este concurso é uma sensação muito boa”, disse o primeiro grupo colocado da Estação Berrini, liderado por Carolina Guido Monteiro. Ela conta que os quatro integrantes vivenciam a realidade da estação diariamente. “Estamos observando há algum tempo o funcionamento dos entornos da Berrini e nossas ideias já estavam maturando”. Sobre a ideia vencedora, o grupo explicou que é constituída por fases. “Começa com pequenas intervenções lúdicas e com pinturas no espaço urbano, para que a população se acostume gradualmente ao novo desenho da região. A segunda fase engloba intervenções físicas. Queremos tornar o local um polo catalisador de melhorias para a cidade inteira”, finalizou o grupo.

(Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)
Os primeiros colocados da Estação Vila Olímpia, liderados por Carina Tiemi Fujimoto Oshita, acreditam que espaços humanos, voltado a pedestres, têm poder transformador do espaço urbano. “O tema do concurso foi muito motivador para elaborarmos a proposta, por nossa identificação com a mudança na cidade”, disse o grupo. “O espaço urbano está mudando. A promoção de ideias voltadas à melhoria da vida das pessoas, veio ao encontro do nosso objetivo. Nós, autores da ideia, somos usuários do espaço públicos, assim como a população, o que foi instigante”. O grupo explica que sua principal ideia foi criar uma área com foco no pedestre. “O espaço, na prática, já é do pedestre, mas precisa ser remodelado para oficializar isso”, finalizou o grupo.

Equipes da EMBARQ Brasil, USP Cidades e participantes do concurso n'O Gangorra, onde foi realizado evento de premiação. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)
Nesta tarde, o grupo vencedor da estação Berrini expôs seu projeto no Seminário Mobilidade Urbana Sustentável: Práticas e Tendências, em São Paulo.
O Concurso 3 Estações tem parceria da Plataforma Conexões Rio Pinheiros e é patrocinado pela Caterpillar Foundation.

Equipe vencedora da Estação Berrini apresentou o projeto no Seminário Mobilidade Urbana Sustentável: Práticas e Tendências na tarde desta quarta-ferira (3). (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)