
Insights: Topics: world bank
- news itemMais de 100 participantes compareceram ao seminário em São Paulo. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)Um transporte urbano de qualidade passa pela boa formulação e execução de seus contratos de concessão. O processo para se chegar a esse denominador, porém, envolve diversas variáveis locais, sem descuidar de um ponto-chave: a expectativa do usuário. Essas e outras conclusões foram apresentadas, nesta sexta-feira (15), no Seminário Modelos de Concessão de Transporte Urbano por Ônibus – Práticas e Tendências, realizado pela EMBARQ Brasil e Banco Mundial, em São Paulo. O encontro, que contou com apoio do IPEA, SPTrans e Prefeitura de São Paulo, reuniu especialistas internacionais da área e mais de 100 participantes, entre autoridades, técnicos e representantes de Tribunais de Contas de Estados.
- news itemNo dia 15 de agosto, sexta-feira, será realizado em São Paulo o seminário Modelos de Concessão de Transporte Urbano por Ônibus: Práticas e Tendências, organizado por EMBARQ Brasil e Banco Mundial , com apoio da SPTrans e do IPEA. Contando com a presença de convidados e especialistas internacionais, o encontro é uma oportunidade para trocar experiências e conhecer as melhores práticas na área.
- news item
Passageiros desembarcam de trem em Tianjin, na China. Uma nova campanha global procura colocar soluções de mobilidade sustentável como pauta das discussões diplomáticas a respeito de desenvolvimento e mudanças climáticas. (Foto: Yang Aijun/WorldBank/Flickr)
A sociedade tem muito a percorrer no setor de transportes. O transporte sustentável, eficiente e seguro não apenas tem o potencial de melhorar ou degradar os espaços públicos, a saúde e o dinamismo econômico de onde vive a maioria da população – as cidades – como também tem um impacto significativo em nosso planeta. Com as acidades já produzindo 75% das emissões globais de CO2 – devido em grande parte ao transporte urbano – e projetadas para gerar 65% do crescimento econômico global até 2025, elas são o campo de batalha onde a luta pelo desenvolvimento sustentável será vencida ou perdida. - news item
Clarisse Cunha Linke; Lindau; Biderman; e Nigro, durante a sessão Brasil no Transforming Transportation 2014. (Foto: Aaron Minnick/EMBARQ)
Cinco plenárias, dez sessões especiais, 90 palestrantes e cerca de mil participantes inscritos – o Transforming Transportation 2014 aconteceu nos dias 16 e 17 de janeiro, na sede do Banco Mundial, em Washington, DC. A conferência reuniu líderes em transporte e desenvolvimento e, pela primeira vez, líderes empresariais, para ampliar e aprimorar questões para as quais a mobilidade urbana pode ser uma solução no processo internacional que irá moldar a economia, o meio ambiente e a sustentabilidade social pelas próximas décadas.
- news itemO 93º Transportation Research Board (TRB) reúne, em Washington, D.C. (EUA), cerca de 12 mil profissionais do setor de transportes de todo o mundo, a partir de domingo (12) até quinta-feira (16). Estão previstas mais de 4.500 apresentações em 800 sessões e workshops realizados com a presença de tomadores de decisão, gestores públicos, representantes de governo, indústria, instituições acadêmicas e administradores do setor.
- news item
Sessão apresentará ideias inovadoras em transporte em países em desenvolvimento, como Burkina Faso. (Foto: Ollivier Girard/CIFOR)
Você é apaixonado por transporte sustentável? Quer compartilhar suas ideias sobre os desafios e as soluções de transporte de sua cidade? Gostaria de apresentar a sua tese, relatório técnico, ou um resumo de pesquisa em andamento para um público amplo e diversificado? A sessão “Future Leaders in Sustainable Transportation” do Transforming Transportation 2014 (#TTDC14) está com inscrições abertas para palestrantes que queiram compartilhar ideias inovadoras com os mais de 500 participantes já registrados no evento. O TT ocorre nos dias 16 e 17 de janeiro, em Washington, DC (EUA).
- news itemEstão abertas as inscrições para o Transforming Transportation 2014, um dos maiores eventos mundiais do setor. O encontro, promovido pela EMBARQ e Banco Mundial todos os anos, será realizado nos dias 16 e 17 de janeiro, em Washington DC, nos Estados Unidos.
- news item
Grupo no Expresso Tiradentes, SP. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)
Chegou ao fim, nesta segunda-feira (12/08), a visita estratégica da delegação russa que passou por São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro em busca de boas práticas de transporte urbano, ao longo da última semana (05 a 12/08). Um workshop de encerramento foi realizado, no auditório da Rio Ônibus, para avaliar as percepções da jornada, e contou com a presença da diretora de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiza Gomide. A especialista apresentou um panorama geral sobre a mobilidade no país e a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012), vigente desde 2012. A missão russa ao Brasil foi realizada pelo Banco Mundial com apoio da EMBARQ Brasil. - news item
Grupo explorou detalhes do BRT.
A delegação de autoridades da Rússia, que está em visita ao Brasil em busca de boas práticas de mobilidade urbana, chegou a seu último destino no país, o Rio de Janeiro. A cidade tem inspirado diversas nações após a implementação do BRT TransOeste, seu primeiro corredor exclusivo de ônibus de alta capacidade, que diminuiu o tempo de percurso da Barra da Tijuca até Santa Cruz pela metade. - news item
Prefeito deu as boas-vindas ao grupo.
Nesta quarta-feira, a delegação russa passou o dia na cidade de maior referência em mobilidade e urbanismo do país: Curitiba. O grupo foi recepcionado pelo prefeito Gustavo Fruet, que agradeceu o interesse da delegação em conhecer o sistema BRT (Bus Rapid Transit) da cidade, o primeiro do mundo. “Fico muito feliz com essa aproximação, o Brasil está se abrindo mais à Rússia, e isso é um bom sinal. Nossa equipe está à disposição, esperamos contribuir com a visita. Temos um desafio de manter a tradição em ser a cidade com melhor qualidade de vida do país”, declarou durante as boas-vindas ao grupo, na sede do IPPUC - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba.