Editorial: Um futuro mais sustentável

Foto: Mariana Gil / WRI Brasil Cidades Sustentáveis

2015 foi um ano de desafios e mudanças para nós. A EMBARQ Brasil completou 10 anos de atuação no país e o que começou com um trabalho em transporte sustentável evoluiu para outros temas relevantes para os centros urbanos. Somos hoje o WRI Brasil Cidades Sustentáveis, atuando em mobilidade e desenvolvimento urbano sustentáveis, energia, resiliência, governança, saúde e segurança viária.

Nosso presente de aniversário foi proporcionar às cidades brasileiras a Cúpula de Prefeitos e o Congresso Internacional Cidades & Transportes. Os dois encontros reuniram mais de 140 palestrantes de 19 países, prefeitos e representantes de mais de 120 prefeituras brasileiras e um público estimado em mil pessoas, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.  

Mary Jane Ortega, Enrique Peñalosa, Ken Livingstone, Jaime Lerner e Sam Adams protagonizaram um debate inspirador, capaz de despertar a vontade de agir em prol de cidades para todos. Acreditamos que a troca de experiências é o primeiro passo para a concretização de projetos de impacto real e positivo, que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Apoiamos esses eventos com o lançamento de publicações técnicas desenvolvidas para auxiliar cidades e empresas na elaboração de planos de mobilidade urbana e melhorar o deslocamento de milhões de brasileiros.

Testemunhamos novos acordos globais firmados para direcionar um futuro mais sustentável ao nosso Planeta. O maior deles: manter o aumento da temperatura média global abaixo de 2°C até 2100, assinado por quase 200 países durante a COP 21, em Paris. O Brasil recebeu a 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, na Capital Federal, com delegações de mais de 130 países comprometidos em reduzir o número de vítimas fatais no trânsito. A Organização das Nações Unidas anunciou os grandes Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, com metas claras e alcançáveis.

O mundo se transforma, nós mudamos e você está presente. A equipe do WRI Brasil Cidades Sustentáveis deseja que em 2016 continuemos juntos, crescendo cada vez mais para influenciar as cidades brasileiras na construção de um futuro mais sustentável, igualitário e justo. Feliz Ano Novo!

Um abraço,

Rejane Fernandes,

Diretora de Relações Estratégicas e Desenvolvimento

 

Newsletter WRI Brasil Cidades Sustentáveis – Edição 27 – Dezembro de 2015
Cadastre-se e receba diretamente por email.
Clique aqui para ler as outras edições.

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis.

Increver-se