Dezembro 2017

Com o apoio de diversos coletivos da cidade de São Paulo, grupo concebido pelo WRI Brasil prioriza o olhar feminino na construção de uma São Paulo mais equânime

Há um ano, um encontro de mulheres engajadas na temática da mobilidade urbana de São Paulo proporcionou a oportunidade de debater desafios e propor melhorias urbanas sob a perspectiva de gênero. Da união das cerca de 100 pessoas presentes, majoritariamente mulheres, concluiu-se que espaços de discussão como aquele precisavam ser multiplicados e dar origem a grandes ideias e propostas à capital paulista.

Compartilhe

Prêmio reconheceu as realizações e inovações do WRI em projetos de desenho urbano e transporte sustentável para salvar vidas

LONDRES (12 de dezembro de 2017) – A cada ano, o prêmio Prince Michael International Road Safety reconhece as maiores realizações e inovações para melhorar a segurança viária e salvar vidas no mundo. Na terça-feira, 12 de dezembro de 2017, o WRI Ross Center for Sustainable Cities foi nomeado vencedor do prêmio em reconhecimento ao significativo trabalho para reduzir as mortes no trânsito em cidades de baixa e média renda através do transporte sustentável e do desenho urbano.

Compartilhe

Na última entrevista da série, conversamos com Adam Stocker, pesquisador na área de transporte sustentável na Universidade de Berkley

Os primeiros serviços de transporte sob demanda por aplicativos surgiram em 2010. Nesses sete anos, milhares de pessoas aderiram e eles já são vistos como uma opção natural dentro das alternativas de transporte urbano. A rápida disseminação causou grande impacto nas cidades, embora ainda não existam dados muito precisos sobre o tamanho dessa transformação, especialmente nas cidades do hemisfério sul.

Compartilhe

Ferramenta criada pelo ITDP, o BRT Standard qualifica os sistemas de BRT como ouro, prata, bronze e básico

A plataforma global BRTData, gerenciada e atualizada pelo programa de Cidades do WRI Brasil, foi listada como um dos dez melhores sites para planejadores de 2017.

Compartilhe

Luis Antonio Lindau escreve sobre projeto de lei em discussão no Congresso Nacional

Artigo escrito por Luis Antonio Lindau e publicado originalmente na Revista NTU Urbano.

Compartilhe

Seminário em São Paulo debate diferentes fontes de receita e a importância do comprometimento político para viabilizar o transporte de qualidade

Em São Paulo, 83% dos moradores afirmam estar dispostos a deixar de usar o carro – desde que possam contar com uma boa alternativa de transporte. O desejo pode ser creditado ao declínio da era do automóvel: os carros ocupam a maior parte do espaço viário, transportam menos pessoas, poluem mais e geram congestionamentos que afetam a produtividade e a qualidade de vida.

Compartilhe

Encontros foram promovidos pela Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito e pelo WRI Brasil

Há anos, Bogotá carrega o título de ser um modelo de sucesso internacional com a implementação do seu sistema Bus Rapid Transit (BRT), o TransMilenio. Além de servir ao transporte coletivo da capital colombiana, o sistema melhorou a qualidade do ar de Bogotá, especialmente ao longo de suas rotas, e aumentou significativamente a segurança viária, fazendo com que as fatalidades no trânsito caíssem 60% em 10 anos.

Compartilhe

Em debate realizado pelo WRI Brasil na 72ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, em Recife, especialistas discutiram oportunidades para tirar projetos do papel

Depois de apresentarem seus projetos, as 11 cidades da Rede Nacional para a Mobilidade de Baixo Carbono têm agora o desafio de tirar as Ruas Completas do papel. São muitos os desafios, sejam eles econômicos, políticos, técnicos ou de governança.

Compartilhe

Alunos aprenderão os conceitos em aula para aplicar em futuros projetos pelo país

Juiz de Fora, em Minas Gerais, poderá ter muitas Ruas Completas no futuro. Além da transformação nas ruas Marechal Deodoro e Batista de Oliveira apresentada na semana passada, tornando esses eixos do comércio da cidade em espaços com prioridade para pedestres, o município terá no futuro profissionais capacidados para explorar o conceito em seus projetos.

Compartilhe

Em 2017, o WRI Brasil passou pelas onze cidades participantes da Rede de Mobilidade de Baixo Carbono para capacitar no conceito que guiou novos projetos

Pouco mais de meio ano depois do lançamento da Rede Nacional para a Mobilidade de Baixo Carbono, chegou a hora de compartilhar as experiências de cada município no desenvolvimento dos projetos de Ruas Completas.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se

Blogs