Julho 2017

Gestores públicos, técnicos municipais e representantes do setor privado de 18 cidades brasileiras participaram de capacitação sobre modelos de negócios eficientes para o investimento em DOTS

Não existem manuais que indicam exatamente como uma cidade deve ser planejada. Cada contexto modifica as possibilidades de criação de infraestruturas e do uso dos instrumentos de financiamento. No entanto, diferentes tipos de cenário permitem igualmente a implementação do Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS), modelo que busca aumentar a eficiência das cidades ao criar áreas urbanas compactas, conectadas e coordenadas.

Compartilhe

Para cumprir Acordo de Paris e a Agenda 2030, nações estudam ações que atendam a ambos os acordos

Este post foi escrito por David O'Connor e Hana Biru e publicado originalmente no WRI Insights.

***

Compartilhe

Plano Estratégico do Rio estabelece 101 metas a serem perseguidas no curto prazo, entre 2017 e 2020

O Rio de Janeiro trabalha para integrar suas várias frentes de planejamento. Para isso, lançou recentemente o Plano Estratégico (PE), ferramenta que irá ajudar a responder a todos os desafios da cidade de forma coesa.

Compartilhe

A cidade contará com apoio técnico do WRI Brasil na revisão de seu Plano Diretor, que incluirá diretrizes de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável

A disponibilidade de comércio e serviços, a mescla de prédios residenciais e comerciais em um bairro, a organização das linhas de transporte coletivo, o tamanho das edificações, a articulação das diferentes densidades populacionais no perímetro urbano – em cidades com mais de 20 mil habitantes, tudo isso passa pelas normas previstas no Plano Diretor (PD), principal instrumento de planejamento das cidades. As diretrizes presentes no plano devem ser revistas a cada dez anos e, para muitas cidades brasileiras, 2018 é o ano de encerramento desse prazo.

Compartilhe

Rua José Paulino está localizada em um ponto estratégico para o plano de mobilidade sustentável desenvolvido pela prefeitura

Campinas, principal município de sua região metropolitana composta por mais 20 cidades, abriga 1 milhão de habitantes e tem como lema atual "inovar". Em processo de revisão do seu Plano Diretor Estratégico, a cidade parece mirar o futuro com a meta de construir uma cidade mais eficiente, sustentável e humana.

Compartilhe

Novo estudo do WRI apresenta recomendações para ajudar a superar a crise habitacional no sul global

De acordo com um novo estudo do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis, 330 milhões de famílias em todo o mundo, o equivalente a 1,2 bilhão de pessoas, não têm acesso a habitação segura e de qualidade. Sem ações imediatas, o problema se tornará ainda mais crítico, uma vez que o déficit habitacional deve ter um aumento de 30% até 2025, chegando a 1,6 bilhão de pessoas.

Compartilhe

Rio de Janeiro busca solucionar os desafios de sua região metropolitana por meio do planejamento integrado

Lar de 12 milhões de pessoas, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com seus 21 municípios, busca superar as adversidades do rápido crescimento através do planejamento integrado, já que muitas das funções públicas dos municípios se misturam entre as cidades vizinhas.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se

Blogs