Março 2017

IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável acontece em abril e fortalece o debate sobre a sustentabilidade nas cidades

As necessidades de uma população crescente e majoritariamente urbana projetam um desafio notável: o desenvolvimento sustentável. Em todo o mundo, nações precisam equilibrar o crescimento econômico e o consumo de recursos de forma sustentável, e as cidades são importantes catalisadoras para uma mudança positiva.

Compartilhe

Especialistas do WRI Brasil Cidades Sustentáveis avaliam as propostas discutidas em comissão especial da Câmara dos Deputados

Quase 20 anos depois de entrar em vigor, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) pode estar prestes a ser modernizado. Uma comissão especial da Câmara dos Deputados discute em reuniões com a sociedade e especialistas um substitutivo preliminar que reúne mais de 160 projetos de lei em um "novo" Código.

Compartilhe

Artigo escrito por Carlos Nobre e originalmente publicado no jornal Valor Econômico.

***

Compartilhe

Artigo escrito por Céline Jacquin, Mark Robinson e Daniely Votto, publicado originalmente no WRI Insights.

***

Compartilhe

O Brasil é um dos países fundadores da Open Government Partership (OGP) e, desde 2011, vem promulgando leis nacionais para implementar a transparência e a participação social como elementos-chave da administração pública.

Compartilhe

Pesquisa mostra que organizações ajudam a estimular o uso do transporte motorizado individual ao investir em vagas de estacionamento, auxílio combustível, veículos corporativos e táxis

Vagas de estacionamento, auxílio combustível, veículos corporativos e táxis. Esses são os incentivos que as empresas mais oferecem aos funcionários como benefícios do deslocamento ao trabalho. Um estudo realizado por pesquisadores do WRI Brasil Cidades Sustentáveis revela que apenas 40% dos custos com benefícios de transporte oferecidos pelas empresas são compostos por modos sustentáveis como transporte coletivo e ônibus fretado.

Compartilhe

A importância da informação no desenvolvimento urbano tem se tornado cada vez mais evidente e ganha força no mundo todo. A ideia por trás dos dados abertos, ou open data, é a de governos que disponibilizam às pessoas informações sobre suas atividades, orçamentos e despesas. Significa compartilhar conhecimento para que sirva de estudo e seja usado para tornar mais eficiente a própria administração pública.

Compartilhe

Abrir dados públicos é capacitar os cidadãos a participar ativamente da construção de cidades melhores, permitindo a busca por soluções para todos os tipos de problemas. A maneira com que as cidades irão superar suas falhas, a partir da participação dos cidadãos, é o que fará delas cidades inteligentes. Governos abertos podem especialmente se beneficiar com a contribuição do público para fazer bom uso da quantidade de dados que coletam. Além disso, a transparência é um exercício importante de combate à corrupção. 

Compartilhe

Manutenção da iniciativa é oportunidade para gestores urbanos adotarem melhores critérios de implementação dos projetos habitacionais

No último mês, o governo federal anunciou algumas novidades no Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), com mudanças nas metas de construção e nas faixas de renda dos beneficiários. As mudanças indicam a continuidade do programa habitacional, criado originalmente para atenuar o déficit habitacional brasileiro, que atinge majoritariamente a população de baixa renda. Estão previstas 170 mil novas Unidades Habitacionais (UHs) para as famílias que se enquadram na Faixa 1, com renda mensal de até  R$ 1.800.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se

Blogs