Novembro 2016

Seminário em Brasília reuniu instituições financeiras e técnicos municipais para debater oportunidades de financiamento para projetos DOTS

Diferentes contextos sociais e econômicos, diferentes localizações geográficas, mas um desafio em comum: financiar projetos que aliem desenvolvimento urbano e mobilidade. Cidades ao redor do mundo veem-se frente à necessidade de construir ambientes urbanos mais compactos e conectados, que estimulem a inovação e a sustentabilidade. Ao mesmo tempo, deparam-se com a dificuldade de obter recursos para financiar esses projetos.

Compartilhe

A última sexta-feira (18) marcou o encerramento da COP 22

Cerca de um ano atrás, em Paris, o mundo se reuniu em um acordo climático histórico que afirmou o compromisso da comunidade global com a mudança para uma economia de zero carbono. O acordo é sustentado por planos nacionais e objetivos ambiciosos de manter o aumento da temperatura global abaixo de 2°C, preferencialmente abaixo de 1,5°C, atingir a marca de zero emissões na segunda metade do século e ainda promover amplamente a resiliência climática.  

Compartilhe

As negociações da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 22 terminaram hoje em Marrakech com os países participantes concordando em finalizar até 2018 as regras para a implementação do Acordo de Paris.

Abaixo, leia o parecer de Paula Caballero, Diretora Global do Programa de Clima do WRI:

Compartilhe

Joinville escolheu há alguns anos projetar seu desenvolvimento urbano por meio da mobilidade sustentável ao redesenhar a sua estrutura viária de modo a priorizar o pedestre, o ciclista e o transporte coletivo.

Compartilhe

Robert Cervero, diretor da Universidade da Califórnia, doutor em planejamento urbano e um reconhecido pensador da área, esteve no Rio de Janeiro na última semana para falar sobre Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS) em um evento organizado pelo

Compartilhe

Neste domingo (13) ocorreu o Transport Day na COP22, em que serão destacadas as importantes contribuições que o setor de transporte pode dar para reduzir as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).

Compartilhe

Evento no Rio de Janeiro explora as oportunidades e benefícios de usar o DOTS como modelo de planejamento

O Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS) pautou o workshop de mesmo nome que aconteceu esta semana no Rio de Janeiro, organizado pelo Banco Mundial em parceria com o WRI Brasil Cidades Sustentáveis e a Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro.

Compartilhe

Para muitas empresas, as políticas de home office tornaram-se uma opção bem cotada. Além de gerar economia em estrutura, a medida também beneficia os funcionários, que perdem menos tempo nos deslocamentos casa-trabalho, e o meio ambiente, com a redução das emissões a partir da não realização desses deslocamentos. A flexibilização da carga horária é um dos fatores que impulsiona esse movimento, e as empresas percebem o aumento na produtividade ao oferecer um ambiente de trabalho mais flexível aos funcionários.

Compartilhe

WRI Brasil Cidades sustentáveis participa do evento com a realização de quatro mini-cursos para os participantes

Entre os dias 16 e 18 de novembro, a Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte (ANPET), realiza na sede da FIRJAN, no Rio de Janeiro, a trigésima edição do Congresso de Pesquisa e Ensino em Transporte.

Compartilhe

O primeiro evento realizado no Pavilhão Brasileiro da COP22 discutiu essa terça-feira (8), em Marrakech, os desafios e as oportunidades para a implementação da NDC brasileira.

Compartilhe

Este artigo foi escrito por Andrew Steer, Presidente e CEO do WRI, e publicado no site da UNEP e no WRI Insights.

***

Compartilhe

Com um parágrafo inteiro dedicado ao assunto na Nova Agenda Urbana, assinada em outubro por 167 países na Habitat III, no Equador, a segurança viária ganhou ainda mais relevância para as cidades.

Compartilhe

Este post foi escrito por Eliza Northrop and Yamide Dagnet e publicado originalmente no WRI Insights.

***

Compartilhe

O Brasil deve ter um papel significativo na 22ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 22), que reúne chefes de Estado, líderes de organizações não governamentais e empresários de todo o mundo de 7 a 18 de novembro, em Marrakech, no Marrocos. 

Compartilhe

O mundo deu um passo adiante com os objetivos comuns acordados durante a Habitat III, em Quito. A aprovação da Nova Agenda Urbana gerou um momento de engajamento – iniciado com a adoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Acordo de Paris – que não pode reaparecer apenas na próxima conferência, em 20 anos.

Compartilhe

Votação online abre espaço para as pessoas ajudarem a definir o que deve ser implementado em cinco áreas específicas ao longo de 2017

Fazer com que as pessoas participem mais dos processos das cidades onde moram é um desafio e uma necessidade. A iniciativa Open Government Partnership (OGP) ajuda os governos nesse sentido, pois visa assegurar compromissos concretos para promover a transparência, capacitar os cidadãos, combater a corrupção e aproveitar novas tecnologias para fortalecer a governança.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se