Abril 2016

Quando pensamos em desenho urbano, incluir calçadas maiores, redirecionar o tráfego, diminuir a largura das pistas, reduzir os limites de velocidade e criar melhor iluminação são algumas das medidas que podem ser chaves para o desenvolvimento de cidades melhores. Medidas de redesenho urbano foram debatidas nas Oficinas de Desenho Seguro de acordo com o Limite de Velocidade, realizadas nas cidades de Fortaleza e São Paulo nesta semana.

Compartilhe

Cidades prósperas não têm apenas estatísticas econômicas positivas. Também apresentam características observáveis nos seus cenários urbanos como a expansão de sistemas multimodais de transporte e elementos nas vias que indicam a priorização de espaços para pedestres e ciclistas, criando uma rede urbana sustentável. Ao promover essas interações saudáveis, as cidades geram melhor qualidade de vida e produtividade, elementos fundamentais para o seu crescimento.

Compartilhe

Interseções, largura de pista, ciclovia, ciclofaixa, canteiros, faixas de pedestre, árvores, calçadas. Há muito o que se debater para tornar as vias mais seguras e acessíveis aos habitantes de uma cidade. Para pensar em soluções aplicáveis a Fortaleza que especialistas e técnicos em segurança viária se reuniram no segundo dia do Workshop de Desenho Seguro de acordo com Limites de Velocidade, nesta quarta-feira (27). 

Compartilhe

No passado, as cidades eram construídas para atender ao crescente número e fluxo de veículos. Investimentos eram voltados para a construção de rodovias e ruas que permitissem maiores velocidades e mais carros. No entanto, atualmente, as cidades precisam mudar o modo de enxergar os meios de transporte e começar a alterar a infraestrutura já existente com o objetivo de se tornarem mais sustentáveis e acessíveis.

Compartilhe

Capital gaúcha passa a integrar a rede do Building Eficciency Accelerator

Porto Alegre segue em frente no trabalho pela adaptação às mudanças climáticas.

Compartilhe

Governar para as pessoas e com as pessoas. Essa é a fórmula que, atualmente, as cidades devem perseguir em busca de uma horizontalidade das estruturas políticas e sociais. A participação social ao longo da construção de cidades voltadas à qualidade de vida dos habitantes passa por planejamento e um mapeamento de quais são os problemas e também quais são os atores que devem estar envolvidos na solução dessas questões.

Compartilhe

O planejamento integrado e a gestão metropolitana compartilhada, além de criar uma maior conectividade entre as cidades, tornam os serviços urbanos mais eficientes e contribuem para melhorar a mobilidade urbana.

Compartilhe

Em conferência do Projeto SOLUTIONS, especialistas debatem a cooperação entre cidades na implementação de ações pela mobilidade sustentável

Ao mesmo tempo que liderou o desenvolvimento econômico das cidades, o processo de urbanização também trouxe grandes desafios para as áreas urbanas, ao criar cidades dispersas e impor longos deslocamentos a uma parcela da população. Ainda assim, urbanização e desenvolvimento estão interligados, e as cidades precisam encontrar maneiras de assegurar o crescimento sustentável.

Compartilhe

WRI Brasil Cidades Sustentáveis promove competição de ideias inovadoras para melhorar o desenho urbano das cidades

Os editais dos Concurso Acessibilidade para Todos de BH e Concurso São Paulo Áreas 40 estão disponíveis na internet a partir de hoje. Os Concursos, voltados para engenheiros, arquitetos e urbanistas, irão selecionar e premiar as 

Compartilhe

Primeira etapa do encerramento do projeto acontece esta semana na Alemanha

Cooperação e troca de conhecimentos são dois elementos centrais quando o assunto é o Projeto SOLUTIONS, da União Europeia. Lançado em 2013, o programa estabeleceu uma rede de cooperação entre cidades de diferentes partes do mundo para promover um intercâmbio de experiências o debate sobre como replicar boas práticas de mobilidade e desenvolvimento urbano sustentável.

Compartilhe

No Fórum Financiamento de Cidades Sustentáveis, especialistas e representantes municipais debatem como as cidades podem desenvolver bons projetos e atrair investimentos

Desde 1950, o número de pessoas vivendo em áreas urbanas passou de 800 milhões para quase 5 bilhões atualmente; no Brasil, o índice chega a 84% da população. O Fórum Econômico Mundial estima que, até 2020, serão necessários 5 trilhões de dólares por ano apenas para atender as necessidades de infraestrutura que virão com o crescimento da população.

Compartilhe

Fórum internacional debate opções de financiamento para a implementação de soluções urbanas sustentáveis

Existe uma lacuna entre a crescente demanda por serviços urbanos sustentáveis e a capacidade das cidades de desenvolver e financiar soluções inovadoras que contemplem a sustentabilidade. A partir dessa premissa, o Fórum Financiamento de Cidades Sustentáveis oferece um canal para explorar opções de investimento na escala de que as cidades precisam para implementar ações climáticas.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se

Blogs