Março 2016

Congresso em Curitiba reúne especialistas nacionais e internacionais para debater os desafios da transformação urbana sustentável

As inovações tecnológicas crescem em velocidade vertiginosa em diversas áreas, trazendo empreendedorismo, colaboração e novas oportunidades. Na mobilidade urbana não é diferente. As transformações resultantes dessas tecnologias foram debatidas no painel “Tecnologias disruptivas da mobilidade urbana” durante o SmartCity Business America, que contou com a moderação do diretor do WRI Brasil Cidade Sustentáveis, Luis Antonio Lindau.

Compartilhe

Cidade recebe Alinhamento Estratégico e firma parceria com o WRI Brasil Cidades Sustentáveis

Olinda tem na exuberância cultural uma de suas marcas mais fortes, sendo a mais antiga entre as cidades brasileiras a receber o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Essa riqueza cultural leva, todos os anos, em média um milhão de visitantes à cidade, que se somam aos quase 390 mil habitantes locais.

Compartilhe

Toda atualização do BRTdata.org é positiva, pois reflete novos números e mais cidades do mundo dispondo de sistemas BRT ou de prioridade ao ônibus. Em março de 2016 a plataforma soma 412 corredores que atendem aproximadamente 33,3 milhões de pessoas diariamente percorrendo os 5.319 quilômetros dedicados ao ônibus. Em 2016 Isfahã, no Irã, Alexandria, nos Estados Unidos e Islamabad, no Paquistão, passaram a figurar na lista de cidades que investem nos sistemas de prioridade ao ônibus.

Compartilhe

C40, Citi Foundation e WRI reunirão setores públicos e privados para incentivar colaborações financeiras entre 5 e 7 de abril no Museu do Amanhã

Rio de Janeiro (16 de março de 2016) – Hoje, o Grupo de Liderança Climática de Cidades (C40) e a Cidade do Rio de Janeiro anunciam um fórum de financiamento global inédito para acelerar ações climáticas nas cidades.

Compartilhe

Encerramento do seminário "Mais Transportes, Menos Emissões" aborda as etapas de elaboração do plano de mobilidade

O desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana é o primeiro passo para que as cidades possam reduzir emissões, priorizar os modos de transporte sustentáveis e levar mais qualidade de vida à população. É essa a etapa que Salvador busca vencer agora. Nesta quarta-feira (16), no segundo dia de atividades do seminário “Mais Transportes, Menos Emissões", a programação incluiu a apresentação do passo a passo para a construção do Plano de Mobilidade Urbana, a fim de contribuir com a capacitação da cidade para a elaboração do seu projeto.

Compartilhe

O WRI Brasil Cidades Sustentáveis firmou, na noite de terça-feira (15), mais uma parceria para qualificar a mobilidade urbana no país. O Diretor Luis Antonio Lindau participou do lançamento do projeto do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Niterói (PMUS), na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e assinou o termo de cooperação técnica com a cidade para o desenvolvimento do projeto. A elaboração direta do plano deverá acontecer até outubro, após o período de capacitação e discussão das diretrizes.

Compartilhe

Diversas cidades brasileiras já demonstram preocupação e caminham em diferentes ritmos em busca de soluções para os problemas acarretados pelos veículos no ambiente urbano.

Compartilhe

Belo Horizonte, referência nacional na tomada de ação a favor da mobilidade urbana e da proteção do meio ambiente, sedia o Seminário Internacional Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, organizado pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis com o apoio da Embaixada Britânica.

Compartilhe

Seminário Internacional Mobilidade Urbana e Meio Ambiente destacou a importância de entender os elementos críticos de poluentes em nossa atmosfera

Existem diversos grupos trabalhando em questões ligadas à avaliação da qualidade do ar em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Durante o Seminário Internacional Mobilidade Urbana e e Meio Ambiente, que aconteceu hoje (15) na capital mineira, foi possível conhecer um pouco mais das iniciativas e da integração substancial desses grupos e de suas iniciativas de gestão.

Compartilhe

Salvador, capital da Bahia, recebe nesta terça (15) e quarta (16) o seminário “Mais Transportes, Menos Emissões”, organizado pelo WRI Brasil, com apoio da Embaixada Britânica e da Secretaria Municipal de Mobilidade (SEMOB) da capital baiana.

Compartilhe

Belo Horizonte recebeu o Workshop Acessibilidade para Todos, realizado pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis em parceria com a BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte).

Compartilhe

*Artigo escrito por Luis Antonio Lindau e originalmente publicado na Revista NTU Urbano – Edição Janeiro/Fevereiro 2016.

***

Compartilhe

O seminário “Mudanças Climáticas, Mobilidade e Inovação”, em Florianópolis, realizado pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis com o apoio da Embaixada Britânica e em parceria com a prefeitura da cidade, chegou ao fim na noite desta terça-feira (8), com a apresentação do

Compartilhe

Nesta terça-feira (8), teve continuidade o seminário “Mudanças climáticas, mobilidade e inovação”, em Florianópolis, realizado pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis com o apoio da Embaixada Britânica e em parceria com a prefeitura da cidade.

Compartilhe

Aconteceu na noite desta segunda-feira (7), em Florianópolis, o seminário “Mudanças climáticas, cidades e desenvolvimento de baixo carbono”, realizado pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis com o apoio da Embaixada Britânica e em parceria com a prefeitura da cidade.

Compartilhe

Em Curitiba, o sistema de transporte coletivo mostrou-se eficaz conforme a percepção da população: 39% dos usuários poderiam realizar os deslocamentos de carro, mas optam pelo ônibus. O número está na Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus, apresentada essa semana na capital paranaense. 

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se