Janeiro 2016

Cidade é a única das Américas a integrar o Projeto de Mobilidade Sustentável 2.0 do WBCSD

A organização internacional World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), representada nacionalmente pelo CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), realizou, nessa quarta-feira (27) em Campinas (SP), o seminário “Os Desafios da Mobilidade Urbana”. O encontro marcou o encerramento do Projeto de Mobilidade Sustentável 2.0 (SMP 2.0), aplicado no município e realizado em parceria entre WBCSD e Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

Compartilhe

WRI Brasil Cidades Sustentáveis presta apoio técnico à iniciativa

A cidade de Porto Alegre lançou hoje (27/01) sua primeira Estratégia de Resiliência. O documento sinaliza um importante avanço da cidade, resultado de um trabalho que acontece desde 2013, quando a capital gaúcha foi selecionada pela Fundação Rockefeller para participar do Desafio 100 Cidades Resilientes.

Compartilhe

No mês passado, na COP 21 em Paris, nações do mundo inteiro chegaram ao consenso de que é necessária ação urgente para mitigar as consequências das mudanças climáticas, que já são realidade. Neste sábado (23), mais uma cidade brasileira se comprometeu com a mudança. O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, assinou documento com diretrizes para diminuir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) da cidade.

Compartilhe

A Controladoria Geral da União abriu no início de janeiro o processo de consulta pública para definir os temas que farão parte das oficinas do 3º Plano de Ação do Brasil na Parceria para Governo Aberto (OGP, na sigla em inglês para Open Government Partnership). O processo de consulta segue até o dia 14 de fevereiro e deve estabelecer as principais questões que a sociedade espera debater com mais profundidade.

Compartilhe

Promover o desenvolvimento de ideias inovadoras que efetivamente solucionem problemas importantes das cidades. Esse é o objetivo do Mayors Challenge 2016, desafio global da Bloomberg Philanthropies. A competição deste ano inclui um prêmio de 5 milhões de dólares e outros quatro prêmios de 1 milhão de dólares para outras quatro cidades que apresentarem ideias valorosas.

Compartilhe

A cidade de Friburgo, na Alemanha, já há algumas décadas é reconhecida como um exemplo de sustentabilidade e uma das mais ecológicas do país. Medidas aplicadas no setor de construções, como a instalação de painéis solares nos tetos de prédios e residências, somadas a uma malha cicloviária de 400 quilômetros ajudaram a desenvolver e fortalecer uma cultura de hábitos sustentáveis entre os moradores.

Compartilhe

Via para ciclistas com 3,9 km liga o Leblon a São Conrado, na Zona Sul. Batizado de 'Tim Maia', complexo cicloviário chegará até a Barra

Por Gabriel Barreira, do G1

Compartilhe

A troca de experiências práticas entre cidades pode trazer grandes contribuições para o desenvolvimento de soluções de mobilidade e de espaços urbanos mais sustentáveis. Além de conhecimento técnico, o sucesso de laços de cooperação entre cidades depende de outro fator muito importante: pessoas. Profissionais comprometidos com processo de aprendizado e equipes com visão de cidade semelhantes estão entre os elementos chave para concretizar mudanças e tornar ideias realidade.

Compartilhe

"O sucesso de Paris vai depender do que fizermos agora.” Com essas palavras, Andrew Steer, Presidente e CEO do WRI, resumiu o espírito do Transforming Transportation e abriu os debates da conferência.

Compartilhe

“Estamos enfrentando uma crise. As ferramentas que usamos para construir as cidades não eram adequadas para o passado e ainda não são para o presente. Precisamos não apenas pensar os espaços urbanos de outra forma, mas também agir com rapidez”.

Compartilhe

Dario Lopes, Secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, participou do painel que debateu a implementação de ações locais para promover o transporte sustentável

O Transforming Transportation 2016 começou hoje com o compromisso de estimular mudanças concretas nas cidades no que diz respeito ao transporte urbano. Especialistas e representantes de governos e organizações da sociedade civil reunidos em Washington D.C. entre hoje (14) e amanhã (15) discutem os diferentes aspectos que inter-relacionam cidades, transporte e desenvolvimento sustentável.

Compartilhe

Se o resto do mundo atingisse apenas um quarto dos números de Amsterdã no que diz respeito ao uso da bicicleta, as cidades poderiam gerar uma economia de 700 bilhões de dólares por ano – o equivalente a 25 trilhões entre 2015 e 2050.

Compartilhe

Por Holger Dalkmann e Pierre Guislain

No ano passado acompanhamos importantes compromissos internacionais sobre temas críticos, como mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e segurança viária.

Compartilhe

Transforming Transportation (#TTDC16), conferência anual co-organizada pela EMBARQ, iniciativa de mobilidade urbana de WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis, e pelo 

Compartilhe

WRI está auxiliando a OGP para construir relacionamentos e recrutar cidades para governos mais responsáveis

A Parceria para Governo Aberto (OGP, do inglês, Open Government Partnership) é uma iniciativa multilateral que assegura compromissos de governos para solucionar os desafios em políticas públicas. Em dezembro, a OGP anunciou o lançamento de um novo programa piloto, aprovado no OGP Global Summit, realizado em outubro de 2015, que preenche a necessidade de envolver governos e atores locais para promover a transparência.

Compartilhe

Por Luis Antonio Lindau

Cerca de 80% de toda riqueza gerada no mundo provém das cidades[1], o que atrai, anualmente, milhões de pessoas em busca de oportunidades. Já somos 3,9 bilhões vivendo em centros urbanos e, em 2050, seremos 9,6 bilhões. Porém, a falta de planejamento tem custado caro para indivíduos, governos e ao Planeta.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se

Blogs