Dezembro 2015

2015 foi um ano de desafios e mudanças para nós. A EMBARQ Brasil completou 10 anos de atuação no país e o que começou com um trabalho em transporte sustentável evoluiu para outros temas relevantes para os centros urbanos. Somos hoje o WRI Brasil Cidades Sustentáveis, atuando em mobilidade e desenvolvimento urbano sustentáveis, energia, resiliência, governança, saúde e segurança viária.

Compartilhe

Documento estabelece seis recomendações para regular novos serviços

Cidades de todo o mundo estão apostando na inovação para aumentar a acessibilidade. Investem não só em uma melhor gestão da oferta e da demanda de transportes, mas em soluções integradas. O CITE e o WRI Brasil Cidades Sustentáveis publicaram hoje (21) o relatório “Ciclo de Debates: Inovações em Mobilidade Urbana”. O documento compila ideias e recomendações para impulsionar a inovação em mobilidade urbana geradas em debates entre poder público, setor privado, sociedade civil e academia, realizados em Porto Alegre, durante o mês de novembro.

Compartilhe

Opinião das lideranças e membros das comunidades cariocas ajudaram a definir os indicadores de resiliência

O Rio de Janeiro é uma cidade global. Cariocas estão acostumados a alterações na rotina devido a fluxos intensos de pessoas em grandes eventos e épocas de turismo. Dinamismo é palavra de ordem para os 6,4 milhões de habitantes do principal cartão postal do país.

Compartilhe

WRI Brasil Cidades Sustentáveis apresentou dados sobre a rotina de mobilidade dos servidores do governo do Estado de Minas Gerais

Prédios novos, modernos e bem estruturados marcam a Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG), sede do governo do Estado, na capital Belo Horizonte. Em funcionamento desde 2010, o local passou a reunir todas as secretarias estaduais e seus cerca de 17 mil servidores. Apesar de integrar os serviços, a mudança de endereço influenciou em um ponto importante para a rotina da população: o deslocamento. A CAMG está localizado a 20 km de distância do antigo endereço, na região centro-sul, o que influenciou no tempo de deslocamento médio diário dos colaboradores.

Compartilhe

Seminário abordou benefícios da adoção de velocidades reduzidas em São Paulo

Esse ano, 250 habitantes da cidade de São Paulo reconquistaram o direito à vida. A boa notícia é consequência direta das ações de mobilidade sustentável adotadas pela metrópole – entre elas, a redução dos limites de velocidade. O dado foi trazido por Jilmar Tatto, Secretário Municipal de Transportes, durante a abertura do Seminário Impactos da Implantação de Velocidades Seguras em Cidades, nesta terça-feira (15).

Compartilhe

Fortaleza quer reduzir os ferimentos e fatalidades decorrentes de acidentes de trânsito que hoje fazem da cidade a segunda colocada no ranking brasileiro de mortes no trânsito.

Compartilhe

Assunto foi tema de debate na UFRGS

Foi realizado, na tarde desta quinta-feira (10), na Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o workshop “Metodologias Alternativas: Pesquisas de Mobilidade Urbana”, para discutir como o uso de dados de pesquisas influencia nas mudanças em mobilidade. A abertura do evento contou com a presença de Vanderlei Capellari, presidente da EPTC, que ressaltou a importância da participação acadêmica para os projetos da cidade. “É essencial que tenhamos a inteligência voltada para o planejamento de transportes”, disse.

Compartilhe

Evento realizado pelo Ministério das Cidades teve parceria do WRI Brasil Cidades Sustentáveis

Dirigir, andar ou pedalar pelas ruas de qualquer centro urbano é o suficiente para evidenciar os problemas da mobilidade que enfrentamos. Formular e executar os Planos de Mobilidade Urbana é um desafio enfrentado pelas cidades.

Compartilhe

As altas velocidades nas ruas das cidades matam. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1,2 milhão de pessoas em todo o mundo perdem a vida em acidentes de trânsito, anualmente. O Brasil é o 4º país com o maior número de óbitos. Os números alertam para tomadas de decisão e ações urgentes – entre elas, a redução do limite de velocidade em áreas urbanas. Este será o tema de debate do Seminário “Impactos da Implantação de Velocidades Seguras em Cidades”, que acontecerá dia 15 de dezembro, a partir das 9h, no Hotel Pestana, em São Paulo.

Compartilhe

financiamento das ações de mitigação é parte do desafio das cidades no combate às mudanças climáticas. Investir em planos de adaptação, resiliência e mitigação garante benefícios indiscutíveis, mas tem um custo – e financiá-lo nem sempre é tarefa simples.

Compartilhe

Último dia do Workshop de Segurança e Microacessibilidade em Faixas e Corredores de Ônibus em SP

Como evitar acidentes fatais nas ruas? Dando prioridade às pessoas. “Qual parte da frase é difícil de entender?”, brincou o português Mario J. Alves, consultor da Walk21, convidado especial do último dia do Workshop de Segurança e Microacessibilidade em Faixas e Corredores de Ônibus, nesta sexta-feira (4), em São Paulo.

Compartilhe

Um novo rumo para as ações de combate às mudanças climáticas começou a ser definido essa semana na COP 21, Conferência do Clima, em Paris. Chefes de estado de 196 nações participam do encontro global com a missão de levar as definições para a escala local. Nos centros urbanos vivem 54% da população mundial – lá que as medidas acertadas durante a conferência global precisam ressoar para que a transformação aconteça.

Compartilhe

A maior metrópole da América Latina assumiu um compromisso urgente: diminuir substancialmente o número de mortes em acidentes de trânsito. Hoje, a cidade registra 10,4 fatalidades por 100 mil habitantes, número muito acima de outras metrópoles globais, como Nova York (3,5) e Tóquio (1,7).

Compartilhe

Investimento e colaboração: esses são os pontos mais necessários para proporcionar um impacto positivo na mobilidade urbana de acordo com os palestrantes do Encontro Shell de Inovação. Realizado nesta quarta-feira (2), no Rio de Janeiro, o evento reuniu especialistas para discutir os desafios e as soluções para o futuro das cidades.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se