Novembro 2015

O último encontro do Ciclo de Debates Inovações em Mobilidade Urbana, organizado pelo CITE em parceria com o WRI Brasil Cidades Sustentáveis, aconteceu na última sexta-feira (27) no espaço Nós Coworking. O ciclo canalizou, durante o mês de novembro, quatro debates sobre a mobilidade urbana, bem como diferentes aspectos e práticas para a melhoria da mobilidade nas cidades.

Compartilhe

O evento deu um novo passo para a discussão e reflexão sobre a importância de andar nas cidades

A humanização das cidades. Esse foi o princípio norteador do Seminário Internacional Cidades a Pé que aconteceu entre os dias 25 e 28 de novembro, em São Paulo.

Compartilhe

PLAMUS foi oficialmente entregue à população

Após dois anos de estudos, o documento final do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis – PLAMUS foi oficialmente entregue a prefeitos e sociedade, nessa sexta-feira (27), em audiência pública, no auditório do Centro Integrado de Cultura (CIC). “Não cabe mais ‘achar’ o que é melhor, temos agora estudos que respondem as perguntas da mobilidade.

Compartilhe

As cidades foram as únicas brasileiras selecionadas como parte da Iniciativa Global para a Segurança Viária da Bloomberg Philanthropies

A qualidade de vida da população é um dos objetivos da qualificação do desenho urbano e do investimento em segurança viária.

Compartilhe

Quando Janette Sadik-Kahn assumiu a Secretaria de Transportes de Nova York, em 2007 a convite do prefeito Michael Bloomberg, sabia que teria uma missão inédita. Colocar em prática o primeiro plano de crescimento elaborado pela cidade, o PlaNYC, com diretrizes de sustentabilidade para reduzir em 30% o nível de emissões de gases de efeito estufa e preparar a Big Apple para um milhão de novos residentes até 2030.

Compartilhe

No segundo dia de atividades da oficina Inventário de Gases de Efeito Estufa e Plano de Ação Climática de Florianópolis, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais a fundo o contexto da cidade em termos de emissões e realizar nova atividade prática, a fim de delimitar os elementos que devem ser contemplados na estratégia de ação climática adotada pelo município.

Compartilhe

Transportes é uma das mais rápidas fontes de crescimento do nível mundial de CO2 e é o setor com maior consumo de energia em 40% dos países do mundo – e na maioria dos outros países está em segundo lugar. Portanto, medidas para limitar o aumento da temperatura média global a menos de 2°C, conforme recomendado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que não incluírem o setor do transporte são irrealistas.

Compartilhe

Oficina de inventário de gases de efeito estufa apresentou conceitos e práticas de resiliência e adaptação

Diante dos efeitos cada vez mais intensos e frequentes das mudanças no clima, resiliência e adaptação tornam-se palavras de ordem para garantir o desenvolvimento sustentável nas cidades. Na segunda-feira (23), em mais um passo para se tornar uma cidade mais resiliente, Florianópolis recebeu oficina sobre inventário de gases de efeito estufa e plano de ação climática.

Compartilhe

Terceiro encontro da série discutiu diferentes aspectos e práticas para a melhoria da mobilidade nas cidades

O penúltimo encontro do Ciclo de Debates Inovações em Mobilidade Urbana, organizado pelo CITE em parceria com o WRI Brasil Cidades Sustentáveis, abordou os aspectos dos novos serviços tecnológicos na mobilidade e como Porto Alegre pode construir um paradigma ao projetar a importância desses novos serviços a seu favor.

Compartilhe

Encerramento da 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito em Brasília

Aprovada nesta quinta-feira (19/11) pelos mais de 130 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) reunidos na 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, a Declaração de Brasília contribuirá para mudar o paradigma do debate sobre trânsito em todo o planeta.

Compartilhe

Exemplos reais de Luxemburgo, Angola, Finlândia, Etiópia e Brasil são apresentados na 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito

Quando o governo de Angola decidiu investir na infraestrutura para os automóveis viu o número de acidentes e mortes disparar. “As pessoas passaram a usar mais o carro e percebemos que não era essa a direção”, explicou Jose Van-Dunem Ministro da Saúde de Angola, painelista, nessa quinta-feira (19), último dia da 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, em Brasília. O país africano voltou seus esforços, então, à qualificação do transporte coletivo e não motorizado, beneficiando mais pessoas.

Compartilhe

Bolsa de estudos no campo de transporte sustentável premiará dois jovens pesquisadores

Estão abertas até o dia 20 de dezembro as inscrições para a Lee Schipper Memorial Scholarship, bolsa de estudos voltada à pesquisa científica no campo da mobilidade urbana sustentável.

Criada em conjunto pela família Schipper e pela EMBARQ, o programa de transporte sustentável do WRI Ross Center for Sustainable Cities, a bolsa premia dois jovens estudantes que trabalhem em soluções inovadoras em transporte sustentável e eficiência energética.

Compartilhe

Presidente Dilma Rousseff, Zoleka Mandela e Margaret Chan realizam abertura oficial da 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito em Brasília

O trânsito é um problema urgente. É uma das principais causas de mortes e lesões em todo o mundo, tirando a vida de 1,25 milhão de pessoas a cada ano – o que equivale à queda de oito aviões Boeing 747 por dia. Os acidentes viários também são a principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e resultam em um custo estimado em US$ 1,85 trilhão ao ano a cofres públicos (Irap, 2013). Os números impressionam, mas as histórias de perdas comovem e também inspiram à ação imediata. “Estou aqui como mãe e representante daqueles que perderam pessoas queridas para o trânsito.

Compartilhe

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) apresentam hoje, 18, o Manual de Boas Práticas em Segurança Viária e a inédita Ferramenta de Autoavaliação, durante a 2ª Conferência Global de Alto Nível em Segurança no Trânsito – Tempos de Resultados, em 2015, em Brasília.

Compartilhe

Painel mediado por Henrique Evers debateu alternativas para a viabilização de investimentos a partir da gestão da renda fundiária

No ano que marca a construção da Agenda 2030 da ONU, a definição dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável e às vésperas da COP 21 em Paris, o Fórum Vida Urbana trata de questões diretamente ligadas ao futuro dos centros urbanos.

Compartilhe

A expansão do sistema BRT Rio deu mais um importante passo ontem (17). Em audiência pública promovida pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, na Assembleia Legislativa (ALERJ), foi debatido o projeto de expansão do sistema BRT tanto na capital carioca quanto na região metropolitana do estado.

Compartilhe

Zero, o número ideal em Segurança Viária, é perseguido por iniciativas como o Towards Zero Foundation e International Transport Forum. As organizações reuniram, nessa terça-feira (17) em Brasília, especialistas, tomadores de decisão e autoridades de diferentes partes do globo para trocar experiências e chegar mais perto da meta de cortar pela metade o número de mortes em acidentes no trânsito até 2020. Atualmente, as vítimas fatais chegam a 1,2 milhão por ano.

Compartilhe

Fórum Vida Urbana: cerca de 150 pessoas acompanharam os debates sobre o futuro das áreas urbanas

As cidades são o centro do desenvolvimento, da inovação e do crescimento econômico em escala global. Já abrigam 54% da população mundial e, até 2050, devem contar com 2,5 bilhões de novos habitantes. Como protagonistas da prosperidade – atualmente, concentram 80% do PIB global –, devem ocupar papel de liderança também na ação por um futuro mais sustentável.

Compartilhe

Especialistas apontam soluções para a mudança em Brasília

Longe de ser uma questão apenas de transporte, os acidentes são responsáveis pela morte de 1,2 milhão de pessoas ao ano no mundo, sendo a principal causa de morte entre os jovens.

Compartilhe

Evento pré-Conferência Global em Segurança no Trânsito inicia o debate por ação em Brasília

Seu filho foi para a escola hoje. Você o abraçou. Mas nunca mais poderá fazer isso de novo, porque ele não voltará para casa. Esse é o sentimento das mais de 500 famílias que perdem filhos pequenos para o trânsito, todos os dias. Mais de 20 crianças morrem por hora em acidentes nas ruas do mundo todo e, para cada morte, quatro sofrem invalidez permanente, de acordo com recente análise da FIA Foundation (2015). “As lesões e as mortes no trânsito já são a principal causa de morte de crianças e jovens de 15 a 29 anos.

Compartilhe

As cidades já abrigam mais de metade da população mundial e, até 2050, a tendência é de que sejam dois terços. Pensar em como será a vida nos centros urbanos nas próximas gerações é essencial para garantirmos que sejam lugares habitáveis e sustentáveis.

Compartilhe

 

Mariana Barcelos, Luis Antonio Lindau e Brenda Medeiros, engenheiros integrantes do quadro técnico do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, tiveram artigo selecionado como um dos melhores trabalhos de produção científica de 2015 no 29º Congresso da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa em Transportes (ANPET). O trabalho contou com a participação de Angela Danilevicz e Carla Caten, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Compartilhe

Redução das mortes e traumas causados por acidentes será o foco da 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito

Como reduzir as mortes e traumas causados por acidentes de trânsito é o tema sobre o qual irão se debruçar líderes e especialistas de todo o planeta reunidos na 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito – Tempo de Resultados, que ocorre nos dias 18 e 19 de novembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF).

Compartilhe

Por Rejane Fernandes, Diretora de Relações Estratégicas e Desenvolvimento do WRI Brasil Cidades Sustentáveis

Foco. Ação. Persistência. Criatividade. Todos os grandes nomes internacionais em gestão, inovação e tecnologia digital reunidos no Expomanagement 2015, em algum momento de suas palestras deram ênfase as essas palavras. Voltado eminentemente para a área empresarial, o evento promovido pela HSM Educação Executiva dias 9, 10 e 11 de novembro, em São Paulo, poderia ter sido organizado para os administradores públicos das cidades, dos estados e mesmo em nível federal.

Compartilhe

Compartilhe

Desenvolvida pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis para identificar a percepção que os clientes têm sobre o transporte coletivo sobre pneus, a Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus foi uma das vencedoras do Prêmio Mobilidade Urbana 2015, nessa quarta-feira (11), no Rio de Janeiro.

Compartilhe

Atividades de participação social foram o foco do último dia de Alinhamento Estratégico

Em 399 anos, a capital paraense foi palco de grandes movimentos que transformaram a cidade por meio da força popular. Belém reencontra agora essa tradição para a construção de um plano de mobilidade democrático e que contemple as necessidades de seus moradores. A prefeitura prevê atividades de participação social coordenadas pelo AMA Belém / Pro Paz, que reúne diferentes representantes da sociedade civil. O grupo compõe o Comitê de Acompanhamento do plano e participou do Alinhamento Estratégico realizado pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis, nesta terça-feira (10), na SEMOB.

Compartilhe

Técnicos de diferentes secretarias participaram de Alinhamento Estratégico

Após firmar um novo compromisso para a elaboração de um plano de mobilidade sustentável, Belém recebeu, nesta segunda-feira (9), os técnicos do WRI Brasil Cidades Sustentáveis para o primeiro dia de Alinhamento Estratégico na SEMOB - Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana.

Compartilhe

Como as inovações tecnológicas influenciam e beneficiam a mobilidade nas cidades?

Compartilhe

Alinhamento Estratégico reuniu técnicos da prefeitura, associações e sociedade civil

Santerém busca o desenvolvimento de um plano de mobilidade que integre seus moradores com melhores espaços para circulação e convívio e opções mais sustentáveis de transporte. Para isso, poder público, sociedade civil e setor privado precisam estar envolvidos. Foi essa a dinâmica proposta no último dia de Alinhamento Estratégico para o Plano de Mobilidade Urbana, organizado pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis em parceria a SMT – Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, nesta sexta-feira (6).

Compartilhe

No total, 15 encontros possibilitarão a participação de moradores das diferentes regiões da cidade

Entre novembro e dezembro, o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) promove uma série de oficinas de participação social como parte do processo de desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana da capital catarinense. As Oficinas Comunitárias de Mobilidade têm o objetivo de envolver os moradores das diferentes regiões de Florianópolis na elaboração do plano e, para isso, foram divididas em 15 encontros setoriais.

Compartilhe

Cidade recebeu primeiro dia de Alinhamento Estratégico para construção do documento

O poderoso encontro natural entre os rios Tapajós e Amazonas salta aos olhos e inspira uma cidade inteira. Localizada no seio amazônico, Santarém é lar de 300 mil pessoas, recebe milhares de turistas ao ano, e hoje busca um rumo mais sustentável por meio de uma oportunidade histórica: a construção e implementação do primeiro plano de mobilidade do município. Nesta quinta-feira (5), a cidade firmou Termo de Cooperação Técnica com o WRI Brasil Cidades Sustentáveis e recebeu o primeiro dia de Alinhamento Estratégico para o desenvolvimento do plano no Auditório do CIAM. 

Compartilhe

Por Sergio Trentini

O ano de 2015 ficará marcado na história. Afinal, o mesmo ano que sobe, aos poucos, ao primeiro lugar no ranking de ano mais quente da história, servirá também, de 30 de novembro a 10 de dezembro, para que 196 países assinem mais do que um documento, mas o comprometimento de impedir que o aquecimento do planeta continue a ser uma realidade.

Compartilhe

Prefeito Zenaldo Coutinho firmou nova parceria técnica com o WRI Brasil Cidades Sustentáveis

Com o projeto BRT em andamento, Belém passa a uma nova etapa para qualificar a mobilidade e a qualidade de vida de sua população. O prefeito Zenaldo Coutinho assinou, nesta quarta-feira (4), um aditivo ao Termo de Cooperação Técnica estabelecido em 2013 com o WRI Brasil Cidades Sustentáveis. A capital paraense passa a contar com o apoio da organização para construir e estabelecer o plano de mobilidade sustentável do município.

Compartilhe

Ao longo de todo o mês e novembro, série de encontros discute diferentes aspectos das inovações no setor da mobilidade

Na noite dessa terça-feira (3), teve início em Porto Alegre o Ciclo de Debates Inovações em Mobilidade Urbana, organizado pelo CITE em parceria com o WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Realizado no Instituto Ling, foi o primeiro de uma série de encontros que irão discutir soluções inovadoras para os problemas urbanos.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se

Blogs