Setembro 2015

Lideranças de diferentes setores uniram experiência e conhecimento para fundar o Conselho Consultivo do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis. Formado por 15 especialistas de renome internacional, o grupo oferecerá orientação para a organização na meta de impactar positivamente 200 cidades até 2019, seguindo uma abordagem multidisciplinar e gerando benefícios econômicos, ambientais e sociais para milhões de pessoas no mundo todo.

Compartilhe

WRI Cidades firma nova parceria com Ministério das Cidades

Compartilhe

No segundo painel do Seminário de Mobilidade Corporativa - O papel das empresas na melhora das cidades, o enfoque foram os exemplos latino-americanos na implantação de medidas de mobilidade corporativa. De forma precursora e comprovando que as medidas de gestão de demanda de viagens podem ser adaptadas a diferentes contextos, organizações brasileiras e de outras regiões da América Latina debateram as experiências locais. O Seminário faz parte das atividades da Virada da Mobilidade 2015.

Compartilhe

Implementando medidas de mobilidade corporativa, empresas podem reduzir os gastos com o transporte dos funcionários

Na tarde desta quinta-feira, Guillermo Petzhold, Engenheiro de Transportes do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, e Mónica da Rocha, Assessora de Gerência Institucional do CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, apresentaram o Projeto de Mobilidade Corporativa desenvolvido em parceria pelas duas organizações.

Compartilhe

Evento reuniu cerca de 50 pessoas em São Paulo para debater ações que as empresas podem pôr em prática visando a qualificar a mobilidade

As empresas têm o potencial de transformar a mobilidade e, em consequência, as cidades. Essa foi a premissa norteadora do Seminário de Mobilidade Corporativa – O papel das empresas na melhoria das cidades, que aconteceu na manhã de hoje (24), no Auditório da Ernst & Young, em São Paulo. Especialistas nacionais e internacionais compartilharam experiências bem-sucedidas de aplicação dos princípios da mobilidade corporativa e debateram com o público caminhos possíveis para as empresas brasileiras.

Compartilhe

Nova publicação traz orientações para auxiliar empresas no desenvolvimento de planos de mobilidade corporativa

Na manhã de hoje, o seminário Mobilidade Corporativa: o papel das empresas na melhoria das cidades foi a ocasião para o lançamento oficial do Passo a Passo para a Construção de um Plano de Mobilidade Corporativa. A publicação explica a metodologia desenvolvida pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis para a elaboração de planos de mobilidade corporativa e a difusão do conceito de Gestão de Demanda de Viagens (GDV) entre as empresas.

Compartilhe

Em São Paulo, a taxa de mortalidade no trânsito é de 9,5 a cada 100 mil habitantes – índice menor do que o de muitas capitais brasileiras, mas ainda o triplo do registrado em Nova York.

Compartilhe

Recomendações têm como objetivo subsidiar o governo na definição de metas para a negociação do acordo do clima, em dezembro

Investir na redução das emissões do setor de transportes através de mais integração com ferrovias e hidrovias, em melhorias no transporte público, acabar com subsídios para combustíveis fósseis, investir mais em biocombustíveis; incentivar a eficiência e a consequente economia do uso de energia na indústria e priorizar fontes modernas de energias renováveis (eólica e solar).

Compartilhe

WRI Brasil lançou novo relatório em São Paulo

Por Viviane Romeiro e Rachel Biderman

Como o sétimo maior emissor de gases do efeito estufa, o Brasil tem as ferramentas e políticas necessárias para assumir a liderança no combate contra as mudanças climáticas. Esta oportunidade chega em um momento crucial para o país: seu plano nacional do clima - Contribuições Pretendidas Nacionalmente Determinadas (INDC, da sigla em inglês) – deve ser apresentado daqui há alguns dias como parte das negociações climáticas globais, quando uma crise econômica, seca e incerteza energética afetam suas decisões domésticas.

Compartilhe

Evento reúne especialistas nacionais e internacionais para debater opções mais sustentáveis e eficientes de transporte

Entre os dias 19 e 24 de setembro, na semana do Dia Mundial Sem Carro (22), a Virada da Mobilidade traz uma ampla programação de atividades, organizadas para promover o debate sobre formas mais eficientes de se deslocar pela cidade.

Compartilhe

O último dia de Alinhamento Estratégico organizado pelo WRI Cidades contou com alto índice de participações

A cidade de Florianópolis seguiu, nesta quarta-feira (16), os trabalhos do Alinhamento Estratégico para seu plano de mobilidade. Organizado pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis com o apoio da Embaixada Britânica. O último dia de oficina manteve o foco no planejamento e mapeamento de ações, instigadas por debates.

Compartilhe

Florianópolis tem na construção civil e no turismo dois de seus principais suportes econômicos; motivos que, em conjunto com décadas de desenvolvimento desordenado, levaram o município a uma exaustão urbana refletida nos congestionamentos que fazem parte de sua realidade diária.  Berço de mais de 461 mil habitantes, a cidade cresceu e se modelou entre morros, montanhas, lagoas e dunas – e, claro, o mar. Essa maneira de expansão culminou na não-continuidade da malha viária e na falta de conexão entre os bairros; gerando um mapa fragmentado. 

Compartilhe

Por Jonas Rabinovitch, Conselheiro Sênior da ONU

Quando eu era criança, todos os governos na America Latina eram ditaduras militares de direita. Hoje, todos são democracias de centro-esquerda. Isso representa um progresso extraordinário. Por outro lado, os indicadores sócio-econômicos e a confiança nos governos não parecem ter melhorado muito.

Compartilhe

Atividade integrou o Congresso Cidades & Transportes

Após conversas, encontros e trocas de experiência que aconteceram no Congresso Internacional Cidades & Transportes, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, parte da delegação internacional presente no evento aproveitou a oportunidade para conhecer um dos exemplos brasileiros de transporte de massa: o BRT (Bus Rapid Transit) do Rio.

Compartilhe

Participantes do Congresso Internacional Cidades & Transportes participam de visita técnica ao Porto Maravilha

Dar uma nova chance a áreas esquecidas e degradadas é abrir perspectiva para uma cidade mais próspera. Muitas megalópoles estão apostando no aproveitamento e na revitalização de espaços que já existem em sua mancha urbana, porém estão mal aproveitados. Nessa manhã (12), um grupo de 42 técnicos e pesquisadores nacionais e internacionais conheceu de perto o Porto Maravilha, projeto que está resgatando 5 milhões de metros quadrados na região portuária do Rio de Janeiro.

Compartilhe

Dez anos cumpridos. Depois de três dias de conversas, encontros, trocas de experiência e conhecimento, chega ao fim o Congresso Internacional Cidades & Transportes. Durante os três dias de evento, passaram pela Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, mais de 140 palestrantes de 19 países, prefeitos e representantes de mais de cem prefeituras brasileiras e um público estimado em pelo menos mil pessoas.

Compartilhe

Por Elis Bartonelli

Como aliar o crescimento econômico com ao desenvolvimento sustentável? E quais os desafios enfrentados no Brasil para conseguir financiamento de projetos? O painel “Financiando a Sustentabilidade nas Cidades” debateu, na tarde desta sexta-feira (11).

Compartilhe

Painelistas discutem os entraves e oportunidades da tecnologia limpa na América Latina

Por que precisamos de tecnologia limpa no setor de transportes? A pergunta abriu o painel Transferência de Tecnologia Limpa na América Latina e Caribe, no último dia do Congresso Internacional Cidades & Transportes. E a resposta veio curta: "É muito básico. O setor de transportes é um dos maiores emissores de CO2 e de poluição, impactando a saúde dos nossos cidadãos.

Compartilhe

Os gestores municipais dependem, em parte, da grande mídia para se comunicar com a população. Ao mesmo tempo, a voz e a força da sociedade também ganham um aditivo importante por meio da imprensa. Nesse papel de interlocução, há muita responsabilidade de profissionais que podem ajudar a construirmos cidades melhores e mais acessíveis para todos. Esse foi o tema de debate do painel de encerramento do Congresso Internacional Cidades & Transportes, organizado pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis, no Rio de Janeiro.

Compartilhe

Para pensar mobilidade urbana é preciso ir muito além da implantação de sistemas de transporte coletivo, sejam eles BRT, VLT, metrô ou trens.  É preciso, hoje, para pensar mobilidade, pensar em uma rede integrada e multimodal que atenda as necessidades de deslocamento dos pontos de origem aos de destino.  Quando existe um sistema de integração modal eficiente, os passageiros ganham mais acesso à cidade, pois há conectividade entre os diversos bairros.

Compartilhe

Índia, Brasil e China tiveram representantes de quatro cidades em painel

Mostrar exemplos que funcionam em suas cidades e incentivar outros locais a fazerem o mesmo. Este foi o objetivo do primeiro encontro entre representantes de Beijing e Chengdu, na China; Bangalore, na Índia; e São Paulo, no Brasil, durante o painel ‘Melhores práticas em desenvolvimento sustentável – intercâmbio de experiências da China, Brasil e Índia’, realizado no Congresso Internacional Cidades & Transportes, nesta sexta-feira (11). O debate foi mediado pelo Diretor de Transportes do WRI China, Daizong Liu.

Compartilhe

Reunião de secretários de meio ambiente debateu as medidas de mitigação que as cidades podem adotar

Embora ocupem apenas 2% da superfície terrestre, as cidades abrigam mais de metade da população mundial e respondem por 70% das emissões de gases do efeito estufa (GEE).

Compartilhe

"As autoridades precisam parar de impor suas vontades e começar a construí-las em conjunto com as pessoas”, disse Mary Jane Ortega, ex-prefeita de San Fernando, nas Filipinas, durante a Cúpula de Prefeitos.

Compartilhe

Em sessão organizada pela Embaixada Britânica, Reino Unido traz experiências de inovação e tecnologia

Pesquisadores, engenheiros, jornalistas, gestores públicos... Nos últimos dois dias,o Congresso Internacional Cidades & Transportes povoou a Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, com pessoas de diferentes perfis. A Embaixada Britânica no Brasil e o UK Trade and Investment aproveitaram o terreno fértil e realizaram uma sessão para discutir as experiências de inovação e tecnologia que o Reino Unido pode compartilhar com outros países.  

Compartilhe

Painel debateu medidas e iniciativas de segurança viária

A tempo para o Congresso Internacional Cidades & Transportes, a cidade de São Paulo aplica hoje a redução para 50 km/h em mais dez vias urbanas. A medida é parte de esforços da capital paulista para salvar vidas no trânsito.

Compartilhe

O Estatuto da Metrópole, lançado em 2015, veio complementar a constituição de 1988 no que diz respeito à gestão de questões metropolitanas e aglomerações urbanas. Nesta sexta-feira (11), O painel “O Desafio do Transporte Coletivo no Contexto Metropolitano” discutiu qual o caminho para atender as premissas do estatuto durante o Congresso Internacional Cidades e Transportes.

Compartilhe

"Projetos soltos não atendem mais às cidades, precisam ser integrados e multissetoriais". Esse pensamento, proferido inicialmente por Andrés Alcalá, executivo principal de Análises e Programação Setorial no Uruguai do CAF- Banco de Desenvolvimento da América Latina, permeou vários momentos da Sessão CAF "Mobilidade Urbana Sustentável e Desenvolvimento Integrado", realizada na manhã de hoje no Congresso Internacional Cidades & Transportes.

Compartilhe

As cidades ocupam 2% do território mundial, mas são responsáveis por 70% das emissões de poluentes em todo o mundo. Os centros urbanos continuam crescendo e devem abrigar mais 2,5 bilhões de pessoas e o mesmo número de carros privados até 2050. Precisamos de um novo caminho urbano urgente para frear as duras consequências deste desenvolvimento desordenado.

Compartilhe

Márcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte, fecha primeiro dia do Congresso Internacional Cidades & Transportes no Rio

Prefeito de Belo Horizonte e Presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Márcio Lacerda foi líder da transformação da capital mineira nos últimos anos. Lacerda ousou implementar um Plano Estratégico para 2030 e o primeiro BRT da capital mineira. A infraestrutura do sistema revitalizou a área central e o projeto real conquistou um prêmio internacional em mobilidade sustentável.

Compartilhe

Cidades do Brasil e do mundo mostram o que fazer para ajudar a melhorar a qualidade de vida dos moradores

O painel ‘Oportunidades para reduzir a emissão de carbono nas cidades’ do Congresso Internacional Cidades & Transportes, na tarde de hoje (10), foi repleto de boas ideias para se colocar em prática e melhorar a qualidade de vida das pessoas nos centros urbanos.

Compartilhe

Painel reuniu nomes como Dario Lopes, Secretário Nacional de Mobilidade Urbana

A Política Nacional da Mobilidade Urbana, sancionada em 2012, trouxe uma oportunidade única para a mudança nos rumos do desenvolvimento urbano no Brasil. Planejar a cidade com foco nas pessoas e na mobilidade sustentável, com mais viagens sustentáveis e menos por automóvel. Foi dado o prazo de três anos para que municípios entregassem o plano de mobilidade urbana a fim de obter recursos para implantação de infraestrutura de transportes.

Compartilhe

A filantropia privada tem um papel catalisador no apoio às soluções urbanas que possam ser ambientalmente sustentáveis e que melhorem a qualidade de vida nas cidades. No Brasil, esse tipo de investimento, ao contrário dos países desenvolvidos, ainda não produz resultados tão efetivos.

Compartilhe

No momento em que vários países investem em habitação de interesse social e sistemas de transportes, entre eles o Brasil, as diretrizes do DOTS – Desenvolvimento Orientado Pelo Transporte Sustentável têm o potencial de consolidar corredores de desenvolvimento e impactar diretamente a economia.

Compartilhe

Por Elis Bartonelli

Desde a década de 1970 até o presente, houve uma expansão e melhoria no sistema de transporte público, principalmente no modal BRT. Atualmente, segundo o BRT Data, são 191 cidades com os corredores BRT em funcionamento, 41 projetos em expansão e 141 projetos em planejamento e construção. O crescimento consolidado do serviço de transporte urbano, no entanto, acabou criando problemas que deixam os usuários insatisfeitos.

Compartilhe

A abertura de informações permite um modelo em que os cidadãos tornam-se agentes ativos na gestão pública

No ano de 2013, a prefeitura de São Paulo arriscou uma iniciativa inédita na América Latina: abriu os dados de GPS de 100% da frota de ônibus do município. Não demorou três meses para que surgissem 60 aplicativos indicando os horários e as rotas dos veículos, melhorando diretamente a vida dos usuários. E melhor: sem gastos.

Compartilhe

Painel discutiu o papel dos setores público e privado no incentivo de opções mais sustentáveis de transporte

“O que seria necessário, em termos de infraestrutura, se todos os participantes viessem de carro para o Congresso?” Com esta provocação, Todd Litman, Pesquisador do Victoria Transport Policy Institute (Canadá), foi o primeiro palestrante a falar na sessão “Gestão de Demanda de Viagens em Contraposição ao Congestionamento” que ocorreu na tarde desta quinta-feira.

Compartilhe

Hoje com a presença de Charlotte Matthews, Vice-presidente de Sustentabilidade da Related Companies, a cerimônia de lançamento do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis no Brasil reuniu novamente especialistas do World Resources Institute (WRI) no palco do Teatro de Câmara da Cidade das Artes.

Compartilhe

Precisamos nos importar. Cinquenta e quatro por cento da pulação mundial já vive em cidades e as consequências das mudanças climáticas atingem, e atingirão com ainda mais força, os residentes urbanos. Não por acaso, as mais importantes iniciativas em combate às emissões estão nas cidades.

Compartilhe

Da motorização ao pedestre, painel discutiu formas de moldar as cidades para as pessoas

Para o urbanista dinamarquês Jan Gehl, existem três tipos de cidade. A tradicional, focada em torno do fator humano; a invadida, moldada pelo automóvel; e a reconquistada, simbolizando a retomada do espaço pelas pessoas. Conceitos que instigam a reflexão sobre o ambiente urbano, as consequências de décadas de desenvolvimento voltado ao transporte individual motorizado e como será o futuro urbano.

Compartilhe

Por Elis Bartonelli

Compartilhe

Reunião aconteceu durante Congresso Internacional Cidades & Transportes

 

Secretários Municipais de Transporte e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana se reuniram, nesta manhã (10), durante o Congresso Internacional Cidades & Transportes (CTBR) 2015, para definir temas a serem tratados nos próximos meses e mostrar exemplos de sucesso de suas cidades. Veja a Proposta Temática Preliminar da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), organizadora do encontro.

Compartilhe

As tecnologias mudaram nosso cotidiano, sim. Por esse motivo, os debates devem estar sempre ativos e alinhados com o bem-estar daqueles que usufruem dessas ferramentas facilitadoras. Esse foi o tema central do painel “o marco regulatório para soluções inovadoras de mobilidade” que aconteceu na manhã de hoje (10/9) do Congresso Cidades & Transportes.

Compartilhe

Sessão debateu a importância de estabelecer metas e do planejamento estratégico para concretizá-las

Como as cidades podem desenvolver um planejamento estratégico para o futuro e deixar às pessoas um legado que transcenda os diferentes mandatos?

Compartilhe

A grande maioria da população ainda pensa no futuro do passado. No futuro dos Jetsons, no futuro ainda com o carro. “A gente vai ter que começar a voar se quisermos manter todo mundo no sistema individual”, comentou Clarisse Linke, Diretora Executiva do ITDP Brasil. A taxação do uso do carro, por meio de cobrança de pedágios e estacionamento, pode ser uma alternativa para mudar essa tendência de apego ao carro.

Compartilhe

Em palestra de abertura do Congresso Internacional Cidades & Transportes, Ken Livingstone convocou gestores municipais a agir

Um dia depois de trocar experiências com gestores municipais de várias partes do mundo na Cúpula de Prefeitos, o ex-prefeito de Londres, Ken Livingstone, voltou ao auditório principal da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Ele abriu, nesta quinta-feira (10), o Congresso Internacional Cidades & Transportes com uma palestra que já inspira pelo nome: "O poder das cidades". E provocou: "Prefeitos, não esperem os governos.

Compartilhe

Especialistas de todo o mundo estão reunidos, dias 10 e 11 de setembro, para debater o futuro das cidades

Lar para bilhões, as cidades são fascinantes. Concentram os principais desafios globais, bem como suas soluções. Nos centros urbanos, grandes ideias se tornam realidade para preservar o que têm de mais precioso: as pessoas. Para explorar as questões chave à vida urbana, o Congresso Internacional Cidades & Transportes teve início nesta manhã (10) na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Compartilhe

Dando prosseguimento ao debate do início da tarde, os ex-prefeitos Ken Livingstone (Londres), Jaime Lerner (Curitiba), Mary Jane Ortega (San Fernando), Enrique Peñalosa (Bogotá) e Sam Adams (Portland) seguiram a discussão sobre como vencer a burocracia e desenvolver projetos sustentáveis para as cidades.

Compartilhe

"O projeto SOLUTIONS intenciona conectar as cidades e fazer com que o cenário mundial seja de compreensão mútua para que os pares entendam os problemas relacionados e possam resolve-los de maneira eficiente", explicou o Coordenador de Projetos da Wuppertal Institute for Climate, Oliver Lah, após ser apresentado como moderador da oficina que aconteceu na tarde desta quarta-feira (9) durante o Congresso I

Compartilhe

Mediados pelo Presidente do WRI, Andrew Steer, os integrantes da Cúpula de Prefeitos foram provocados, na primeira rodada de debates nesta tarde, a apresentarem as ‘receitas’ para tornar suas cidades locais ambientalmente responsáveis e socialmente mais igualitários.

Compartilhe

EMBARQ Brasil é agora WRI Brasil Cidades Sustentáveis

Ao completar 10 anos, a EMBARQ Brasil torna-se o WRI Brasil Cidades Sustentáveis. O objetivo é ir além da atuação em transportes para atingir resultados ainda mais transformadores em áreas urbanas de todo o país. O lançamento oficial da nova marca foi feito por Andrew Steer, Presidente do WRI - World Resources Institute, ao lado do Diretor do programa no Brasil, Luis Antonio Lindau; e do Diretor do programa global, Ani Dasgupta.

Compartilhe

As lideranças visionárias que reinventaram suas cidades e hoje são exemplos de vontade política, gestão e foco no desenvolvimento sustentável abriram a Cúpula de Prefeitos, no início desta tarde, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Ken Livingstone (Londres), Jaime Lerner (Curitiba), Mary Jane Ortega (San Fernando), Enrique Peñalosa (Bogotá) e Sam Adams (Portland) foram recebidos por Andrew Steer, Presidente do WRI; Ani Dasgupta, Diretor do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis; Luis Antonio Lindau, Diretor do WRI Brasil Cidades Sustentáveis.

Compartilhe

Cada vez mais, cidades brasileiras encontram-se frente ao mesmo desafio: oferecer infraestrutura e segurança frente a uma participação cada vez maior dos meios de transporte não motorizados na distribuição modal das cidades. Além de essencial para a segurança, oferecer as condições adequadas para a circulação de pedestres e ciclistas é uma forma de melhorar a mobilidade e, assim, as cidades como um todo.

Compartilhe

Andrew Steer, Presidente e CEO do WRI, está no Brasil para a Cúpula de Prefeitos e o Congresso Internacional Cidades & Transportes. Aqui, ele responde quatro questões a respeito do evento e de suas expectativas com as atividades programadas

1. Mais de metade da população mundial vive em cidades, onde os níveis de emissões e estresse são os mais altos registrados. O que as lideranças municipais podem fazer hoje para mitigar as mudanças climáticas?

Andrew: Qualquer solução para as mudanças climáticas em escala global precisa ter as cidades no centro. As cidades, hoje, produzem 75% da poluição com origem no carbono. Mas elas também são centros de atividade econômico, inovação e criatividade.

Compartilhe

Evento será transmitido ao vivo na internet

Rio de Janeiro, 9 de setembro de 2015 - Cada vez mais os prefeitos precisam de apoio e de novas ideias para alavancar projetos que tornem as cidades mais inclusivas e sustentáveis.

Compartilhe

Por Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil

Já somos 170 milhões de brasileiros vivendo em regiões metropolitanas (RM). O crescimento da população nessas conurbações vem acompanhado do aumento da área ocupada, muitas vezes de forma dispersa, trazendo como consequência problemas relacionados à mobilidade. A falta de planejamento urbano repercute no incremento da frota de veículos privados, que inclusive supera o crescimento populacional na maioria dessas cidades e gera prejuízos à economia e ao bem estar.

Compartilhe

Às vésperas da Cúpula de Prefeitos, o WRI Brasil | EMBARQ Brasil lança publicação para orientar os municípios no desenvolvimento dos planos

Desde abril deste ano, mais de 3000 municípios precisam ter planos de mobilidade urbana para receber investimentos do governo federal voltados a projetos no setor. Para qualificar o processo de elaboração e estimular a consolidação do planejamento da mobilidade no Brasil, o WRI Brasil | EMBARQ Brasil lança hoje “Sete Passos - Como construir um plano de mobilidade urbana”. A publicação aponta um conjunto de atividades e orientações para incorporar requisitos essenciais estabelecidos pela Política Nacional de Mobilidade (Lei 12. 587/12) ao plano da cidade.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se