Agosto 2015

Qualificação do planejamento e do projeto de sistemas pode beneficiar 32 milhões de pessoas diariamente

O relatório Segurança Viária em Corredores de Ônibus (Traffic Safety on Bus Priority Systems), lançado em janeiro deste ano pelo WRI Ross Center for Sustainable Cities, agora está disponível também em português.

Compartilhe

A edição 2015 da Conferência Ethos 360º trará novas experiências, ideias, conexões e interações que desafiarão o participante a rever sua visão sobre negócios e as mudanças globais. O encontro acontece dias 22 e 23 de setembro, no Golden Hall do WTC (Av. das Nações Unidas, 12.551), em São Paulo. O WRI Brasil é parceiro do encontro.

Compartilhe

As medidas e políticas para melhorar as condições e a segurança de ciclistas serão foco de capacitação ministrada pela Cooperação Alemã GIZ na Cidade das Artes, dia 9 de agosto, no Rio de Janeiro. O curso será ministrado em português e será voltado a engenheiros, urbanistas, formuladores de políticas públicas e gestores públicos com conhecimentos técnicos.

Compartilhe

Para qualificar a mobilidade e o desenvolvimento das cidades, é  necessário pensar os problemas urbanos em uma escala que ultrapasse os limites municipais e articular soluções ligadas às necessidades e inter-relações de toda região. Atuando de forma integrada, as regiões metropolitanas dos estados passam a se enxergar como um organismo mais amplo e assumem responsabilidade mútuas na organização, planejamento e execução de serviços.

Compartilhe

Debate na Fundação IFHC debateu a regulamentação de inovações disruptivas

Rio de Janeiro, São Paulo e outras capitais têm sido, desde o ano passado, palco da polêmica que cerca o aplicativo Uber. Conforme a repercussão foi ganhando espaço na mídia e nas conversas diárias, os debates em torno do tema aumentaram. O momento é propício para buscar soluções sobre como as novas tecnologias podem contribuir para melhorar a mobilidade urbana. Com esse foco, aconteceu, em agosto, na Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso (IFHC), a mesa redonda intitulada A controvérsia em torno da Uber e como regular inovações disruptivas: ‘É proibido proibir?’.

Compartilhe

Identificar a percepção que os clientes têm sobre o transporte coletivo pode ser o primeiro passo para a qualificação real do sistema. A Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus, desenvolvida pelo WRI Brasil | EMBARQ Brasil com apoio financeiro da FedEx Corporation, avalia a satisfação dos usuários de sistemas de transporte por ônibus de forma detalhada e quantitativa.

Compartilhe

O programa "Visão Rio 500", inaugurado oficialmente pelo prefeito Eduardo Paes na última segunda-feira (17), vai promover diversas ações para discutir o futuro da cidade do Rio de Janeiro para os próximos 50 anos. Apesar de o nome do projeto ser de longo prazo, a iniciativa ajudará também na elaboração de metas e diretrizes de um Plano Estratégico mais imediato.

Compartilhe

O crescimento exponencial da quantidade de dados disponíveis tanto para os cidadãos quanto para os tomadores de decisão, torna pontuais certos questionamentos acerca da forma que fazemos o uso dessas informações. É preciso partir da lógica de que vivemos, hoje, em dois mundos: o mundo físico e o mundo digital.

Compartilhe

A Conferência Internacional em Transporte de Superfície de Passageiros, a Thredbo 2015, terá sua 14ª edição sediada em Santiago, no Chile, no Ritz-Carlton Hotel. As atividades começam no domingo, 30 de agosto, e seguem até a quinta-feira, 3 de setembro.

Compartilhe

Seminário debateu boas práticas e ideias para o plano de acessibilidade de Belo Horizonte

Quando uma cidade é acessível para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, é acessível para todos. Essa é a visão comum de gestores públicos, organizações da sociedade civil e cidadãos que lotaram, nesta sexta-feira (14/8), o auditório do Ibmec durante o Seminário Internacional de Acessibilidade na Mobilidade Urbana de Belo Horizonte.

Compartilhe

Segunda parte do seminário internacional de acessibilidade na mobilidade trouxe experiências locais e do Reino Unido

Ao longo da sexta-feira (14), o Seminário Internacional de Acessibilidade na Mobilidade Urbana de Belo Horizonte - uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte) e WRI Brasil |EMBARQ Brasil, com apoio da Embaixada Britânica - marcou o início das discussões para elaboração do plano

Compartilhe

O último dia de Alinhamento Estratégico para o Plano de Mobilidade Urbana de Anápolis, organizado pelo WRI Brasil | EMBARQ Brasil, foi marcado por debates, mapeamento de ações e cronograma. Durante a manhã desta sexta-feira (14), os cerca de 100 participantes - entre técnicos da CMTT (Companhia Municipal de Trânsito e Transporte), de outras secretarias, representantes de associações e sociedade civil - foram divididos em grupos para elencar ações que gostariam de ver contempladas no plano da cidade.

Compartilhe

Cidade assinou Termo de Cooperação Técnica com WRI Brasil | EMBARQ Brasil

Uma cidade que nasceu com vocação para o crescimento, na rota de importantes rodovias federais, Anápolis (GO) é um polo econômico, industrial e lar para mais de 362.000 pessoas. Seu desenvolvimento, contudo, ocorreu de maneira mal ordenada e espraiada, o que resulta em longos deslocamentos diários. Para reverter esse cenário, Anápolis agora revê seu Plano Diretor e constrói o Plano de Mobilidade Urbana, com auxílio técnico do WRI Brasil | EMBARQ Brasil.

Compartilhe

Quando a infraestrutura do transporte sustentável transcende a função essencial de carregar pessoas de ponto a outro e passa a intervir no ambiente ao seu redor, deixa um legado para as cidades.

Compartilhe

Consciente da necessidade de consolidar um modelo de desenvolvimento urbano ambientalmente sustentável, Belo Horizonte tem vislumbrado novas formas e modelos de projetar a cidade. Uma das oportunidades que está sendo amplamente aproveitada pela prefeitura do município é a importação de conhecimento através de frutos da Missão Cidades Sustentáveis Brasil | Reino Unido, realizada pelo WRI Brasil | EMBARQ Brasil.

Compartilhe

Especialista da UFRJ lança livro com diretrizes para o planejamento eficiente do consumo de energia nos transportes

Os danos à saúde a ao meio ambiente causados pela poluição atmosférica são cada vez mais intensos e recorrentes. Globalmente, a poluição do ar é responsável por 3,7 milhões de mortes por ano, fazendo do problema o maior risco ambiental e à saúde no mundo.

Compartilhe

Integrante da Iniciativa Global em Segurança Viária da Bloomberg Philanthropies, cidade elabora plano para reduzir fatalidades de trânsito

Reconhecida pelas belezas naturais, a cidade de Fortaleza está trabalhando para qualificar também o ambiente urbano. Faixas exclusivas para ônibus, corredores BRT (Bus Rapid Transit), ciclovias e bicicletas compartilhadas começam a compor o novo cenário da cidade, onde está prevista a implantação de 135 km de faixas de ônibus até o fim do ano e 216 km de malha cicloviária até 2016.

Compartilhe

Rio Resiliente promoveu série de encontros na última semana

Os 6,4 milhões de habitantes recebem o abraço do Cristo Redentor numa das cidades mais famosas do mundo. O Rio de Janeiro é belo por natureza e, agora, está no caminho para se tornar resiliente, garantindo a segurança das pessoas e o funcionamento da cidade quando da ocorrência de eventos extremos. A iniciativa Rio Resiliente, lançada no início deste ano pela Prefeitura Municipal, está trabalhando em colaboração com diversas organizações na elaboração de um plano de resiliência.

Compartilhe

App oficial do evento está disponível para download

A Cúpula de Prefeitos e o Congresso Internacional Cidades & Transportes vão reunir gestores públicos, especialistas, iniciativa privada e organizações da sociedade civil para pensar coletivamente alternativas viáveis ao futuro das áreas urbanas, entre os dias 9 e 11 de setembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Compartilhe

O SOLUTIONS, projeto global para troca de experiências em mobilidade urbana entre cidades, está com inscrições abertas para a segunda rodada de cursos online com foco em soluções inovadoras em transporte urbano. O programa é gratuito, à distância e ministrado em inglês a profissionais ligados à mobilidade urbana que tenham interesse em aprofundar conhecimentos e compartilhar experiências com participantes internacionais.

Compartilhe

As ruas de São Paulo estão se tornando cada vez mais amigáveis aos deslocamentos por ônibus, bicicleta e a pé. Por trás das mudanças visíveis no desenho urbano, como ciclovias e faixas de ônibus, e nas políticas públicas, como a redução das velocidades, um time formado por órgãos públicos municipais e organizações de atuação mundial trabalha na elaboração de um plano para salvar vidas no trânsito.

Compartilhe

Leah Treat, Diretora do Departamento de Transporte de Portland (EUA), será uma das palestrantes do painel Plano de Mobilidade Urbana, no Congresso Internacional Cidades & Transportes. O evento acontecerá nos dias 10 e 11 de setembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Treat foi convidada para apresentar o Plano de Mobilidade de Portland, bem como sua experiência anterior no Departamento de Transporte de Chicago.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se