Maio 2015

Reconhecido como o melhor blog de Sustentabilidade do país, o blog do WRI Brasil | EMBARQ Brasil completou, em maio, quatro anos.

Compartilhe

O primeiro prefeito de Londres, conhecido pela implementação da maior área com taxação de congestionamento do mundo, virá ao Brasil em setembro para a Cúpula de Prefeitos e o Congresso Internacional Cidades & Transportes.

Compartilhe

Em Bellagio (Itália), a Redefining Resiliency propôs uma nova perspectiva para se pensar a resiliência

Para melhorar a qualidade de vida no meio urbano, as cidades precisam estar comprometidas em promover igualdade, justiça e sustentabilidade. A resiliência é a soma desses e de outros fatores que precisam ser priorizados para que possamos construir cidades melhores para todos os que vivem nelas. Esse foi o foco da conferência Redefining Resiliency, que, entre os dias 19 e 23 de maio, reuniu em Bellagio, na Itália, especialistas de diferentes setores e cidades para debater a resiliência sob um novo ponto de vista.

Compartilhe

Por Luis Antonio Lindau, PhD, diretor-presidente da EMBARQ Brasil

Há décadas as cidades entregaram suas ruas aos automóveis. Hoje sofrem com o congestionamento crônico, fruto deste grande equívoco no planejamento urbano. Agora as cidades estão revendo este modelo e transferindo o protagonismo para o transporte coletivo, já que uma faixa dedicada ao ônibus pode transportar até 10 vezes mais pessoas que uma faixa utilizada pelo automóvel.

Compartilhe

Sam Adams será palestrante nos eventos de setembro no Rio de Janeiro

Sam Adams, o mais recente palestrante confirmado na Cúpula de Prefeitos e no Congresso Internacional Cidades & Transportes, teve um papel central no reconhecimento da cidade americana de Portland, no Oregon, como uma das mais sustentáveis e melhores para viver nos Estados Unidos. 

Compartilhe

Em qualquer cidade do mundo, as pessoas querem viver bem, o que inclui acesso a trabalho, educação, saúde e lazer para todos. Mas, para assegurar esse direito ao menor custo social, é preciso garantir mobilidade urbana sustentável e eficiente.

Compartilhe

Nesta semana (19), a Diretora de Projetos & Operações do WRI Brasil | EMBARQ Brasil, Daniela Facchini, participou de um encontro no Instituto Pereira Passos (IPP) para debater a elaboração de um plano de desenvolvimento urbano para a Favela da Maré, no Rio de Janeiro.

Compartilhe

Um dos maiores especialistas do mundo na abordagem da relação entre mudanças climáticas e cidades, o britânico Mark Watts, esteve em Salvador na quarta-feira, 13 de maio, para participar do evento Cidades e Clima - Estratégia de Adaptação e Resiliência, promovido pela Secretaria Cidades Sustentáveis (Secis), com o apoio do Conselho de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Cores/Fieb).

Compartilhe

Eventos sobre cidades sustentáveis em setembro foram pauta do encontro

O vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, recebeu Daniely Votto, gerente de Relações Estratégicas da EMBARQ Brasil, Daniely Votto em seu gabinete nesta terça-feira, 12 de maio.

Daniely entregou a Dornelles o convite oficial aos eventos Cúpula de Prefeitos e Congresso Internacional Cidades & Transportes, que serão realizados em setembro próximo na capital fluminense e que celebram o aniversário de 10 anos da EMBARQ Brasil e os 450 anos da cidade do Rio.

Compartilhe

Publicação do WRI Brasil | EMBARQ Brasil mostra como é possível tornar o trânsito mais seguro

As altas velocidades nas ruas das cidades causam muitas mortes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas em 2010, mais de 1,2 milhão de pessoas em todo o mundo perderam a vida em acidentes de trânsito. O Brasil está em 4º lugar entre os países que mais matam. Números alarmantes que precisam ser vistos e encarados como prioridade pelos governos. Para alertar tomadores de decisão, gestores e técnicos sobre este problema, o WRI Brasil | EMBARQ Brasil divulga hoje a publicação “Impactos da Redução dos Limites de Velocidade em Áreas Urbanas”.

Compartilhe

Durante a última semana, as arquitetas brasileiras vencedoras do Concurso 3 Estações percorreram marcos do planejamento urbano em Nova York e foram recebidas por grandes nomes do planejamento urbano local. Uma das grandes lições dessa jornada é que, por lá, a arquitetura e o design urbano são questões de saúde pública, e cada projeto é pensado a fim de criar situações favoráveis ao movimento físico e à integração social das pessoas no meio ambiente nos conceitos do Active Design.

Compartilhe

As boas práticas em mobilidade urbana sustentável implantadas em Nova York durante a gestão de Michael Bloomberg são referências mundiais e inspiração para as cidades pelo mundo que miram no desenvolvimento sustentável e eficiência do espaço. Agora, você já imaginou conhecer tudo isso de perto? E melhor, com uma visita guiada por quem é responsável por essas intervenções?

Compartilhe

Esta é a terceira semana das Nações Unidas para a Segurança Viária Global, com o tema salvando a vida das crianças nas vias pelo mundo.

Compartilhe

Representantes da organização reuniram-se com prefeituras de Goiânia e Anápolis para definir possíveis parcerias

As cidades de Goiânia e de Anápolis estão trabalhando para aprimorar a mobilidade urbana para seus habitantes e receberam o WRI Brasil | EMBARQ Brasil, por meio da gerente de Relações Estratégicas, Daniely Votto, e do coordenador de Projetos de Transportes, Diogo Pires Ferreira, para discutir possíveis cooperações técnicas a fim de qualificar seus projetos.

Compartilhe

Cesar Souza Junior recebeu Luis Antonio Lindau na quinta-feira, 7 de maio na capital catarinense

O prefeito Cesar Souza Junior recebeu, na quinta-feira (7), das mãos do presidente da EMBARQ BRASILBrasil, Luis Antonio Lindau, os resultados do alinhamento estratégico realizado em Florianópolis no mês de março nos termos do projeto do PAC-50, o Pacto da Mobilidade, pelo qual a capital já tem assegurados R$ 750 milhões para obras de infraestrutura urbana.

Compartilhe

Os melhores projetos de microacessibilidade a pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo a partir do conceito de design ativo levaram os ganhadores do Concurso 3 Estações a Nova York para conhecer de perto quem mais entende do assunto.

Compartilhe

As representantes dos grupos vencedores do Concurso 3 Estações - Camila Paim, Fabiane Sakai Ito, Fernanda Merces, Carolina Guido Monteiro e Alessandra Mimura – desembarcaram em Nova York essa semana para conhecer boas práticas e projetos urbanos de sucesso que transformaram a Big Apple em um lugar mais acessível e agradável em áreas densas e bem movimentadas. Essa terça-feira (5) foi o ponta-pé inicial de uma semana inteira de aprendizados.

Compartilhe

Os impactos das mudanças climáticas no dia a dia de pessoas no mundo todo ganham intensidade a cada ano. Diante disso, pensar a sustentabilidade, desde atividades comuns do cotidiano até seu papel na produtividade industrial, tornou-se uma preocupação global.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se