Reconhecido como o melhor blog de Sustentabilidade do país, o blog do WRI Brasil | EMBARQ Brasil completou, em maio, quatro anos.
Maio 2015
O primeiro prefeito de Londres, conhecido pela implementação da maior área com taxação de congestionamento do mundo, virá ao Brasil em setembro para a Cúpula de Prefeitos e o Congresso Internacional Cidades & Transportes.
Para melhorar a qualidade de vida no meio urbano, as cidades precisam estar comprometidas em promover igualdade, justiça e sustentabilidade. A resiliência é a soma desses e de outros fatores que precisam ser priorizados para que possamos construir cidades melhores para todos os que vivem nelas. Esse foi o foco da conferência Redefining Resiliency, que, entre os dias 19 e 23 de maio, reuniu em Bellagio, na Itália, especialistas de diferentes setores e cidades para debater a resiliência sob um novo ponto de vista.
Há décadas as cidades entregaram suas ruas aos automóveis. Hoje sofrem com o congestionamento crônico, fruto deste grande equívoco no planejamento urbano. Agora as cidades estão revendo este modelo e transferindo o protagonismo para o transporte coletivo, já que uma faixa dedicada ao ônibus pode transportar até 10 vezes mais pessoas que uma faixa utilizada pelo automóvel.
Sam Adams, o mais recente palestrante confirmado na Cúpula de Prefeitos e no Congresso Internacional Cidades & Transportes, teve um papel central no reconhecimento da cidade americana de Portland, no Oregon, como uma das mais sustentáveis e melhores para viver nos Estados Unidos.
Em qualquer cidade do mundo, as pessoas querem viver bem, o que inclui acesso a trabalho, educação, saúde e lazer para todos. Mas, para assegurar esse direito ao menor custo social, é preciso garantir mobilidade urbana sustentável e eficiente.
Nesta semana (19), a Diretora de Projetos & Operações do WRI Brasil | EMBARQ Brasil, Daniela Facchini, participou de um encontro no Instituto Pereira Passos (IPP) para debater a elaboração de um plano de desenvolvimento urbano para a Favela da Maré, no Rio de Janeiro.
Um dos maiores especialistas do mundo na abordagem da relação entre mudanças climáticas e cidades, o britânico Mark Watts, esteve em Salvador na quarta-feira, 13 de maio, para participar do evento Cidades e Clima - Estratégia de Adaptação e Resiliência, promovido pela Secretaria Cidades Sustentáveis (Secis), com o apoio do Conselho de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Cores/Fieb).
O vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, recebeu Daniely Votto, gerente de Relações Estratégicas da EMBARQ Brasil, Daniely Votto em seu gabinete nesta terça-feira, 12 de maio.
Daniely entregou a Dornelles o convite oficial aos eventos Cúpula de Prefeitos e Congresso Internacional Cidades & Transportes, que serão realizados em setembro próximo na capital fluminense e que celebram o aniversário de 10 anos da EMBARQ Brasil e os 450 anos da cidade do Rio.
As altas velocidades nas ruas das cidades causam muitas mortes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas em 2010, mais de 1,2 milhão de pessoas em todo o mundo perderam a vida em acidentes de trânsito. O Brasil está em 4º lugar entre os países que mais matam. Números alarmantes que precisam ser vistos e encarados como prioridade pelos governos. Para alertar tomadores de decisão, gestores e técnicos sobre este problema, o WRI Brasil | EMBARQ Brasil divulga hoje a publicação “Impactos da Redução dos Limites de Velocidade em Áreas Urbanas”.
Durante a última semana, as arquitetas brasileiras vencedoras do Concurso 3 Estações percorreram marcos do planejamento urbano em Nova York e foram recebidas por grandes nomes do planejamento urbano local. Uma das grandes lições dessa jornada é que, por lá, a arquitetura e o design urbano são questões de saúde pública, e cada projeto é pensado a fim de criar situações favoráveis ao movimento físico e à integração social das pessoas no meio ambiente nos conceitos do Active Design.
As boas práticas em mobilidade urbana sustentável implantadas em Nova York durante a gestão de Michael Bloomberg são referências mundiais e inspiração para as cidades pelo mundo que miram no desenvolvimento sustentável e eficiência do espaço. Agora, você já imaginou conhecer tudo isso de perto? E melhor, com uma visita guiada por quem é responsável por essas intervenções?
Esta é a terceira semana das Nações Unidas para a Segurança Viária Global, com o tema salvando a vida das crianças nas vias pelo mundo.
As cidades de Goiânia e de Anápolis estão trabalhando para aprimorar a mobilidade urbana para seus habitantes e receberam o WRI Brasil | EMBARQ Brasil, por meio da gerente de Relações Estratégicas, Daniely Votto, e do coordenador de Projetos de Transportes, Diogo Pires Ferreira, para discutir possíveis cooperações técnicas a fim de qualificar seus projetos.
O prefeito Cesar Souza Junior recebeu, na quinta-feira (7), das mãos do presidente da EMBARQ BRASILBrasil, Luis Antonio Lindau, os resultados do alinhamento estratégico realizado em Florianópolis no mês de março nos termos do projeto do PAC-50, o Pacto da Mobilidade, pelo qual a capital já tem assegurados R$ 750 milhões para obras de infraestrutura urbana.
Os melhores projetos de microacessibilidade a pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo a partir do conceito de design ativo levaram os ganhadores do Concurso 3 Estações a Nova York para conhecer de perto quem mais entende do assunto.
As representantes dos grupos vencedores do Concurso 3 Estações - Camila Paim, Fabiane Sakai Ito, Fernanda Merces, Carolina Guido Monteiro e Alessandra Mimura – desembarcaram em Nova York essa semana para conhecer boas práticas e projetos urbanos de sucesso que transformaram a Big Apple em um lugar mais acessível e agradável em áreas densas e bem movimentadas. Essa terça-feira (5) foi o ponta-pé inicial de uma semana inteira de aprendizados.
Os impactos das mudanças climáticas no dia a dia de pessoas no mundo todo ganham intensidade a cada ano. Diante disso, pensar a sustentabilidade, desde atividades comuns do cotidiano até seu papel na produtividade industrial, tornou-se uma preocupação global.