O município mais populoso do estado de Santa Catarina construiu uma importante ferramenta de planejamento para a cidade junto com sua população. Apresentado nesta quinta-feira (26) em versão ainda a ser aprovada em audiência pública, o PlanMob – Plano de Mobilidade Urbana de Joinville atende as diretrizes estabelecidas pelo Ministério das Cidades, por meio da Política Nacional de Mobilidade Urbana, e será o guia para um futuro mais sustentável. A EMBARQ Brasil é parceira técnica de Joinville e a auxiliou na construção do documento.
Fevereiro 2015
O uso do carro nas cidades será discutido pelo poder público, acadêmicos, indústria e a sociedade durante seminário promovido pela Prefeitura de Curitiba, Universidade Positivo, Grupo GRPcom, Associação Comercial do Paraná e Renault do Brasil. O seminário internacional Uso do Automóvel na Cidade, marcado para os dias 9 e 10 de abril, no Salão de Atos do Parque Barigui, está com inscrições abertas e terá a presença de especialistas nas questões de mobilidade e sustentabilidade.
A EMBARQ Brasil recebeu, na segunda-feira (25), representantes da prefeitura de Londrina para discutir aspectos técnicos sobre a reestruturação do Super Bus, futuro sistema de transporte por ônibus que vai beneficiar a população da cidade, que é a segunda mais populosa do Estado do Paraná, com 543 mil habitantes.
A nova presidenta da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, tomou posse nessa segunda-feira (23), em Brasília. Em seu discurso, ela afirmou que o banco vai construir três milhões de novas moradias na nova fase do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).
Por Adamo Bazani - CBN
Os sistemas de transporte coletivo com priorização ao ônibus são soluções efetivas para o transporte urbano sustentável e melhoram a qualidade de vida, a produtividade, a saúde e a segurança das pessoas. Nos últimos anos, esses sistemas vêm ganhando força, na medida em que um número cada vez maior de cidades passa a oferecer à população opções de transporte nesse modal.
Gestores públicos de todo o País estarão em Brasília a partir da próxima segunda-feira (23) para debater os desafios do desenvolvimento urbano brasileiro. Eles participam do seminário “Habitat III Participa BR”, que servirá de base para um relatório que o Brasil apresentará na 3ª Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), programada para 2016, no Equador.
A expansão urbana reserva desafios crescentes para as próximas décadas: em 2050, 9,6 bilhões de pessoas vão compartilhar as cidades no mundo todo. O problema é que o atual modelo de crescimento urbano torna os centros urbanos mais dispersos, distantes, desconectados.
As possíveis soluções para a mobilidade urbana da Grande Florianópolis foram analisadas em encontro entre o Comitê Técnico de Acompanhamento do PLAMUS – Plano de Mobilidade Sustentável da Grande Florianópolis, na terça-feira (10). A apresentação foi conduzida pelo presidente da LOGIT, Wagner Colombini Martins, que detalhou as diversas opções para o sistema de mobilidade urbana da região e comparou custos e benefícios de cada uma delas. A EMBARQ Brasil, parceira do projeto, participou da reunião.
A Bloomberg Philanthropies anunciou hoje os cinco países e as dez cidades que serão o foco da Iniciativa Global para a Segurança Viária, que tem o objetivo de reduzir os ferimentos e fatalidades decorrentes de acidentes de trânsito em todo o mundo. Ao longo de cinco anos, o programa vai investir US$ 125 milhões para implementar legislações nacionais referentes à segurança viária e intervenções municipais para salvar vidas.
As dez cidades são:
São José dos Campos (SP) está consolidando seu Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) a múltiplas mãos e mais uma etapa desse processo foi realizada nesse sábado (7), com uma oficina participativa com temática sobre “A cidade desejada”. A temática foi debatida por 130 cidadãos, que ao final das dinâmicas do workshop, elaboraram diretrizes e um jornal local fictício com notícias que gostariam de ler daqui a dez anos.
Mais da metade da população mundial vive, hoje, em cidades. Até 2030, mais 1,5 bilhão de pessoas será adicionado à população. Acomodar a população com qualidade de vida nos espaços urbanos é um grande desafio que vem acompanhado de outro: as fatalidades de trânsito. Mundialmente, 1,2 milhão de pessoas perdem a vida no trânsito a cada ano. É o equivalente a oito aviões Boeing 747 por dia.
Cidadãos têm a chance de participar da elaboração do relatório brasileiro para as Nações Unidas. A consulta pública “Projeto Habitat III” quer saber a percepção dos brasileiros sobre o desenvolvimento urbano no país durante os últimos 20 anos e as perspectivas para o futuro das cidades. As respostas vão embasar o relatório, que será entregue na Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, a Habitat III em 2016.
O SOLUTIONS, projeto global para troca de experiências em mobilidade urbana entre cidades, tem inscrições abertas para cursos online com foco em soluções inovadoras em transporte urbano. Totalmente gratuitos e à distância, eles têm início em fevereiro e são destinados a profissionais ligados à mobilidade urbana que tenham interesse em aprofundar conhecimentos e compartilhar experiências com participantes de todo o mundo.
O plano de mobilidade urbana de Juiz de Fora (MG) está ganhando cada vez mais forma. Na última semana (28/01), as secretarias municipais de Transporte e Trânsito (SETTRA), de Planejamento e Gestão (SEPLAG) e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Renda (SDEER), juntamente com a EMBARQ Brasil,