Fevereiro 2015

Documento será submetido à audiência pública dia 12 de março

O município mais populoso do estado de Santa Catarina construiu uma importante ferramenta de planejamento para a cidade junto com sua população. Apresentado nesta quinta-feira (26) em versão ainda a ser aprovada em audiência pública, o PlanMob – Plano de Mobilidade Urbana de Joinville atende as diretrizes estabelecidas pelo Ministério das Cidades, por meio da Política Nacional de Mobilidade Urbana, e será o guia para um futuro mais sustentável. A EMBARQ Brasil é parceira técnica de Joinville e a auxiliou na construção do documento.

Compartilhe

O uso do carro nas cidades será discutido pelo poder público, acadêmicos, indústria e a sociedade durante seminário promovido pela Prefeitura de Curitiba, Universidade Positivo, Grupo GRPcom, Associação Comercial do Paraná e Renault do Brasil. O seminário internacional Uso do Automóvel na Cidade, marcado para os dias 9 e 10 de abril, no Salão de Atos do Parque Barigui, está com inscrições abertas e terá a presença de especialistas nas questões de mobilidade e sustentabilidade.

Compartilhe

A EMBARQ Brasil recebeu, na segunda-feira (25), representantes da prefeitura de Londrina para discutir aspectos técnicos sobre a reestruturação do Super Bus, futuro sistema de transporte por ônibus que vai beneficiar a população da cidade, que é a segunda mais populosa do Estado do Paraná, com 543 mil habitantes.

Compartilhe

Afirmação foi dada pela nova presidenta da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior

A nova presidenta da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, tomou posse nessa segunda-feira (23), em Brasília. Em seu discurso, ela afirmou que o banco vai construir três milhões de novas moradias na nova fase do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). 

Compartilhe

Espaço vai receber sugestões para a melhoria de rede de transportes

Por Adamo Bazani - CBN

Compartilhe

Plataforma gerenciada pela EMBARQ Brasil traz informações atuais sobre sistemas prioritários ao ônibus em 190 cidades do mundo

Os sistemas de transporte coletivo com priorização ao ônibus são soluções efetivas para o transporte urbano sustentável e melhoram a qualidade de vida, a produtividade, a saúde e a segurança das pessoas. Nos últimos anos, esses sistemas vêm ganhando força, na medida em que um número cada vez maior de cidades passa a oferecer à população opções de transporte nesse modal.

Compartilhe

Evento ocorre em Brasília de 23 a 25 de fevereiro e reúne gestores públicos de todo o País

Gestores públicos de todo o País estarão em Brasília a partir da próxima segunda-feira (23) para debater os desafios do desenvolvimento urbano brasileiro. Eles participam do seminário “Habitat III Participa BR”, que servirá de base para um relatório que o Brasil apresentará na 3ª Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), programada para 2016, no Equador. 

Compartilhe

A expansão urbana reserva desafios crescentes para as próximas décadas: em 2050, 9,6 bilhões de pessoas vão compartilhar as cidades no mundo todo. O problema é que o atual modelo de crescimento urbano torna os centros urbanos mais dispersos, distantes, desconectados.

Compartilhe

As possíveis soluções para a mobilidade urbana da Grande Florianópolis foram analisadas em encontro entre o Comitê Técnico de Acompanhamento do PLAMUS – Plano de Mobilidade Sustentável da Grande Florianópolis, na terça-feira (10). A apresentação foi conduzida pelo presidente da LOGIT, Wagner Colombini Martins, que detalhou as diversas opções para o sistema de mobilidade urbana da região e comparou custos e benefícios de cada uma delas. A EMBARQ Brasil, parceira do projeto, participou da reunião.

Compartilhe

A renovação do compromisso aumenta o foco nas cidades e áreas urbanas

A Bloomberg Philanthropies anunciou hoje os cinco países e as dez cidades que serão o foco da Iniciativa Global para a Segurança Viária, que tem o objetivo de reduzir os ferimentos e fatalidades decorrentes de acidentes de trânsito em todo o mundo. Ao longo de cinco anos, o programa vai investir US$ 125 milhões para implementar legislações nacionais referentes à segurança viária e intervenções municipais para salvar vidas.

As dez cidades são:

Compartilhe

São José dos Campos (SP) está consolidando seu Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) a múltiplas mãos e mais uma etapa desse processo foi realizada nesse sábado (7), com uma oficina participativa com temática sobre “A cidade desejada”. A temática foi debatida por 130 cidadãos, que ao final das dinâmicas do workshop, elaboraram diretrizes e um jornal local fictício com notícias que gostariam de ler daqui a dez anos.

Compartilhe

Mais da metade da população mundial vive, hoje, em cidades. Até 2030, mais 1,5 bilhão de pessoas será adicionado à população. Acomodar a população com qualidade de vida nos espaços urbanos é um grande desafio que vem acompanhado de outro: as fatalidades de trânsito. Mundialmente, 1,2 milhão de pessoas perdem a vida no trânsito a cada ano. É o equivalente a oito aviões Boeing 747 por dia.

Compartilhe

Cidadãos têm a chance de participar da elaboração do relatório brasileiro para as Nações Unidas. A consulta pública “Projeto Habitat III” quer saber a percepção dos brasileiros sobre o desenvolvimento urbano no país durante os últimos 20 anos e as perspectivas para o futuro das cidades. As respostas vão embasar o relatório, que será entregue na Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, a Habitat III em 2016.

Compartilhe

O SOLUTIONS, projeto global para troca de experiências em mobilidade urbana entre cidades, tem inscrições abertas para cursos online com foco em soluções inovadoras em transporte urbano. Totalmente gratuitos e à distância, eles têm início em fevereiro e são destinados a profissionais ligados à mobilidade urbana que tenham interesse em aprofundar conhecimentos e compartilhar experiências com participantes de todo o mundo.

Compartilhe

O plano de mobilidade urbana de Juiz de Fora (MG) está ganhando cada vez mais forma. Na última semana (28/01), as secretarias municipais de Transporte e Trânsito (SETTRA), de Planejamento e Gestão (SEPLAG) e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Renda (SDEER), juntamente com a EMBARQ Brasil,

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se