Dezembro 2014

Nosso site está de cara nova para receber o ano que inicia. Acompanhe a retrospectiva de 2014:

Compartilhe

Durante a tarde, participantes debateram as necessidades de cada setor contemplado pelo plano

Londrina planeja ser exemplo em sustentabilidade e desenvolvimento urbano, priorizando o transporte coletivo e não motorizado e a qualidade de vida das pessoas. Durante a tarde de hoje, dando prosseguimento às atividades do workshop Do PAC ao Plano, a equipe da EMBARQ Brasil coordenou a dinâmica que ajudou a definir os objetivos de Londrina dentro de cada setor contemplado pelo plano de mobilidade urbana.

Compartilhe

BRTdata.org, banco de dados global que reúne informações dos sistemas BRT e sistemas de prioridade ao ônibus no mundo todo, passou por uma reformulação e está de cara nova. A terceira versão do site, que foi lançada nesta quarta-feira, traz uma série de modificações para melhorar a experiência do usuário e facilitar pesquisas e a comparação dos dados.

Compartilhe

Cerca de 80 pessoas compareceram ao evento para conhecer a metodologia de construção de um plano de mobilidade

A discussão sobre a mobilidade nas cidades contemporâneas pode ser centrada na discussão espaço X uso desse espaço. Com média de menos de dois ocupantes, os veículos ocupam muito mais espaço, poluem mais e transportam menos pessoas que modais como ônibus ou bicicleta. Afinal, o que queremos mover: carros ou pessoas?

Compartilhe

Você quer ter a oportunidade de catalisar a mobilidade urbana sustentável, voltada às pessoas? A bolsa Lee Schipper Memorial Scholarship, voltada à pesquisa científica neste campo, vai transformar ideias em realidade.

Compartilhe

EMBARQ Brasil ministrou oficina de participação popular na cidade

São José dos Campos realizou, ao longo da última semana, um ciclo de oficinas abertas sobre mobilidade urbana com o objetivo de engajar cidadãos na construção do PlanMob. A EMBARQ Brasil conduziu uma das atividades, na última quinta-feira (4), que contou com a presença do o secretário municipal de Transportes, Luiz Marcelo Santos, e cerca de 60 cidadãos locais.

Compartilhe

Evento aconteceu dias 2 e 3 de dezembro em São Paulo

Já estão disponíveis as apresentações e publicações do ‘Seminário Mobilidade Urbana Sustentável: Práticas e Tendências’, realizado em São Paulo nos dias 2 e 3 de dezembro. O evento lotou o auditório da Fundação Getúlio Vargas, com uma audiência formada por representantes de 40 cidades, entre prefeitos, secretários de mobilidade urbana e desenvolvimento urbano e técnicos, além de organizações-chave para o debate do tema. Foram mais de dez paineis abordando a temática sob várias perspectivas.

Para acessar o relatório com o resumo de cada palestra, clique na imagem abaixo:

Compartilhe

Rejane Fernandes apresentou grandes eventos que celebração o aniversário da organização no ano que vem

A essência do origami está na simplicidade que encanta. É uma arte que requer habilidade e conhecimento para tornar reais formas criadas na imaginação. Por isso a EMBARQ Brasil o escolheu para simbolizar seu aniversário de 10 anos. Uma história de técnica e humanismo, de trabalho com e para as pessoas. “Com expertise e engajamento, junto a nossos parceiros, estamos tornando realidade o transporte sustentável”, celebrou a diretora de Relações Estratégicas e Desenvolvimento da EMBARQ Brasil, Rejane Fernandes.

Compartilhe

EMBARQ Brasil lança série QualiÔnibus com apoio da FedEx Corporation

A demanda do transporte coletivo urbano diminuiu 33% nos últimos dez anos no Brasil. Somado às vozes dos protestos de 2013, o dado comprova que o serviço público precisa de uma nova direção: a qualidade. Com esse objetivo, a EMBARQ Brasil, com apoio financeiro da FedEx Corporation, desenvolveu o programa QualiÔnibus que busca mapear e atender as necessidades dos usuários de ônibus, além de promover a atração de novos clientes. O programa é formado por três projetos: Dia Um de Operação BRT, Segurança em Primeiro Lugar e Pesquisa de Satisfação.

Compartilhe

Marcos Bicalho, da NTU, aponta caminhos para a qualificação

Até o anúncio dos primeiros PAC, em 2007, o Brasil completava quase duas décadas sem investimentos em transporte público.

Compartilhe

Painel compôs segunda parte do Seminário

Quando a cidade de São Paulo abriu seus dados de mobilidade urbana através do MobiLab, numa iniciativa pioneira na América Latina, prontamente surgiram aplicativos para smartphone como o Moovit e o Waze, dentre muitos outros que fornecem informação aos usuários do transporte coletivo.

Compartilhe

Nomes foram anunciados em evento em São Paulo

Três estações, um objetivo: aprimorar a microacessibilidade a pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo. Iniciativa do USP Cidades e EMBARQ Brasil, o Concurso 3 Estações anunciou os grandes vencedores na noite dessa terça-feira (02).

Compartilhe

Resiliência é debatida em SP

As cidades estão vivendo, a cada ano de forma mais intensa, as consequências das mudanças climáticas. Enchentes, períodos de seca, deslizamentos, entre outras situações que colocam habitantes e patrimônios em risco. Mais do que nunca, os centros urbanos precisam ampliar o poder de adaptação e resiliência, ou seja, a capacidade de lidar com estes momentos extremos e seus impactos.

Compartilhe

Segundo dia de atividades encerra painel da manhã falando de políticas públicas

Seminário Mobilidade Urbana Sustentável: Práticas e Tendências iniciou o segundo dia de atividades abordando as políticas públicas em torno do transporte e desenvolvimento sustentável com experiências do Brasil e do México.

Compartilhe

EMBARQ Brasil lança publicação para auxiliar cidades no desenvolvimento orientado ao transporte sustentável

A multiplicação de projetos de habitação de forma mal planejada no país tem contribuído para o fortalecimento do modelo de ocupação territorial 3D – distante, disperso e desconectado.

Compartilhe

Painel de encerramento em SP apresentou casos de sucesso de revitalização e incentivo ao transporte ativo

O Seminário Mobilidade Urbana Sustentável – Práticas e Tendências encerrou seu primeiro dia de apresentações com inspiração em exemplos nacionais no painelCidades para Pessoas, nesta terça-feira (2).

Compartilhe

Cidades que receberam programa da EMBARQ Brasil apresentam experiências em SP

Do PAC ao Plano é um programa criado pela EMBARQ Brasil, com apoio da LARCI Brasil (Iniciativa Clima para América Latina) e da Fundação Alcoa, que dá suporte à elaboração de Planos de Mobilidade Urbana sustentáveis através da disseminação das melhores práticas mundiais e a discussão em grupos formados por diversas organizações locais.

Compartilhe

Ministério das Cidades apresentou Critérios Técnicos elaborados em parceria com EMBARQ Brasil

De calçadas a sistemas BRT (Bus Rapid Transit), cada elemento do espaço urbano desempenha um papel fundamental na maneira como as pessoas se deslocam pela cidade, impactando o bem estar de todos.

Compartilhe

Experiências brasileiras e internacionais apresentadas em SP

Pode parecer um detalhe, mas ele faz toda a diferença. O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável está em alta, mas o ser, de fato, sustentável vai muito além da sigla.

Compartilhe

Painel encerra as atividades da manhã do Seminário Mobilidade Urbana Sustentável: Práticas e Tendências, que acontece hoje e amanhã em São Paulo

O segredo de uma boa receita está nos ingredientes certos. Com a elaboração de planos de mobilidade urbana, a fórmula é parecida, mas não é preciso entender de culinária. Há que atentar para a matéria-prima chave, que será a base das cidades do futuro: as pessoas.

Compartilhe

Lindau apresenta exemplos brasileiros em São Paulo

Desde sua origem, as redes de transporte têm moldado as cidades. Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil, mostrou este percurso histórico na sessão de abertura do Seminário Mobilidade Urbana Sustentável – Práticas e Tendências, esta manhã em São Paulo. “As cidades brasileiras, em maior ou menor extensão, já tiveram bons sistemas de transporte coletivo, com os bondes elétricos, por exemplo”, explicou Lindau.

Compartilhe

Encontro reúne especialistas e representantes de cidades brasileiras

As vidas perdidas no trânsito, as altas taxas de poluição do ar, o tempo despendido em deslocamentos diários são alguns dos grandes desafios a serem superados pelas cidades brasileiras.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se