Outubro 2014

Estudo de caso foi entregue quarta-feira (19) em reunião com o secretário de transportes do DF

A EMBARQ Brasil apresentou à Secretaria de Transportes do Distrito Federal, nessa quarta-feira (29), o “Inventário de poluentes atmosféricos do transporte coletivo urbano por ônibus no Distrito Federal”. O estudo analisa os impactos gerados pela modernização da frota do transporte coletivo do DF, cujos veículos possuem agora a tecnologia Euro5. Movidos a diesel de baixo teor de enxofre, menos poluentes locais são emitidos, em especial o material particulado, que será reduzido em 95%, o equivalente a 95 toneladas por ano.

Compartilhe

Estudo mostra que Duque de Caxias, Itaboraí e Nova Iguaçu são as cidades mais poluídas do RJ

De acordo com um estudo, divulgado nesta quarta-feira (29), realizado pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade entre 2006 e 2012, a sujeira atmosférica do estado do Rio de Janeiro está duas vezes acima do limite máximo imposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No período analisado aconteceram 36.194 mortes e 65.102 internações na rede pública de saúde devido à péssima qualidade do ar.

Compartilhe

Conheça os detalhes e inscreva-se!

Os profissionais interessados na questão da mobilidade urbana e microacessibilidade já podem se cadastrar no site para obter os materiais de consulta e conferir o cronograma do Concurso 3 Estações, que irá eleger as melhores ideias para o entorno das estações da CPTM Vila Olímpia, Berrini e Santo Amaro.

Compartilhe

Blog da EMBARQ Brasil concorre a prêmio por votação popular. Vote até domingo

TheCityFix Brasil, blog de mobilidade urbana e desenvolvimento sustentável da EMBARQ Brasil, está concorrendo na categoria Tecnologia & Comunicação ao prêmio 

Compartilhe

Objetivo foi disseminar boas práticas em questões urbanas. EMBARQ Brasil e Belo Horizonte participaram da atividade

(Foto: EMBARQ México)

Compartilhe

Evento anual da EMBARQ Mexico reuniu especialistas durante três dias na Cidade do México

Compartilhe

Especialista é o primeiro Diretor Global para o WRI Ross Center for Sustainable Cities

Juiz de Fora, Brasil. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Compartilhe

Eduardo Paes e o ministro Gilberto Occhi assinam contrato (Foto: Lívia Torres / G1)

Compartilhe

 

Após treinamento na última semana, os entrevistadores do Ippuj (Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville) foram às ruas para mapear a opinião dos usuários de ônibus sobre o sistema através da Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus. A equipe, que realiza o questionário no período de 8 a 24/10, recebeu acompanhamento de técnicos da EMBARQ Brasil durante a aplicação, na última terça-feira (14), a fim de garantir a correta aplicação do questionário.

Compartilhe

Atividade foi conduzida pela EMBARQ Brasil

Lara Caccia, especialista em desenvolvimento urbano da EMBARQ Brasil, durante a atividade. (Foto: EMBARQ Brasil) Pelotas deu mais um passo na construção do seu plano de mobilidade urbana. Nessa segunda-feira (13), a EMBARQ Brasil conduziu palestra sobre participação social com o objetivo de engajar todos os atores da sociedade – governo, sociedade civil, representantes de empresas operadoras de transportes e população – no processo de elaboração. A atividade, que integra o programa Do PAC ao Plano, reuniu 30 pessoas, entre elas a vice-prefeita, Paula Schild Mascarenhas, e a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Joseane Almeida.

Compartilhe

Curso de segurança viária chega ao fim no Rio

Dia foi para retomada das lições aprendidas. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Para que mudanças positivas aconteçam no espaço viário, é necessário, sobretudo, ação. “E vocês, que estiveram aqui essa semana devem ser os responsáveis por isso”, destacou Paulo Humanes, diretor de Desenvolvimento de Negócios Estratégicos e Marketing do PTV Group ao final do treinamento de segurança viária, organizado pela EMBARQ, PTV e Newcastle University. O encontro reuniu, ao longo da semana (6 a 10 de outubro), um grupo de 30 participantes, entre professores de universidades brasileiras, técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) do Rio de Janeiro e São Paulo e especialistas da rede EMBARQ.

Compartilhe

Sistema do Ministério das Cidades será aplicado em 10 cidades brasileiras

Coleta de dados vai subsidiar a cidade paulista para construção do Plano de Mobilidade Urbana. (Foto: André Luiz D. Takahashiq/Prefeitura de Votuporanga)

Votuporanga, em São Paulo, foi o segundo município a receber o Sistema de Informações de Mobilidade Urbana do Brasil (SIMU). Entre os dias 6 e 8, equipe formada por Ministério das Cidades e EMBARQ Brasil esteve na cidade para realizar um “raio-x” da mobilidade local. Além da coleta de dados, o grupo reuniu-se com o Prefeito Junior Marão e diversas secretarias para debater as diretrizes Política Nacional de Mobilidade Urbana e explicar o SIMU.

Compartilhe

Especialistas trocam experiências em treinamento de segurança viária no Rio
Curso acontece no Rio de Janeiro. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasi)l

Todo ano, cerca de 1,24 milhão de pessoas perdem a vida no trânsito - só no Brasil, são 44.800. As estatísticas superam as de muitas guerras e motivam especialistas a buscarem soluções eficazes. Ao longo desta semana (6 a 10), técnicos e acadêmicos do Brasil, Reino Unido, México, Turquia, Índia e Estados Unidos estão reunidos, no Rio de Janeiro, para trocar experiências no Treinamento de Segurança Viária, organizado por EMBARQ, PTV Group e Newcastle University.

Compartilhe

Documento é resultado de encontros de Frente Parlamentar com 35 instituições

Reunião de encerramento da Frente Parlamentar para o Plano de Mobilidade Urbana de Porto Alegre apresentou o relatório com recomendações que será entregue à prefeitura da capital gaúcha. (Foto: Coletivo Cidade Mais Humana)

Abril do ano que vem é o prazo final para que as cidades com mais de 20 mil habitantes entreguem seus planos de mobilidade urbana. A data é firmada pela Política Nacional de Mobilidade Urbana. Com foco nisso, a Frente Parlamentar do Plano de Mobilidade Urbana e Sustentável de Porto Alegre, que vem realizando encontros ao longo do último ano, finalizou suas atividades nessa semana. Foram sete reuniões, liderada pelo Coletivo Cidade Mais Humana, do vereador Marcelo Sgarbossa, das quais 35 entidades, além da população e do poder legislativo municipal, que resultaram em uma série de recomendações para o plano de mobilidade urbana de Porto Alegre.

Compartilhe

Metodologia aplicada foi desenvolvida pela EMBARQ Brasil
Cristina Albuquerque apresenta a metodologia aos técnicos em Joinville. (Foto: EMBARQ Brasil)

As cerca de 124 mil pessoas que utilizam o transporte por ônibus hoje, em Joinville (SC), são parte fundamental do plano de mobilidade em desenvolvimento pelo município. A partir de quarta-feira (8) até o próximo dia 24, os usuários serão entrevistados em ônibus e estações por equipes do Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os entrevistadores foram treinados a partir da metodologia da Pesquisa de Satisfação - QualiÔnibus, desenvolvida pela EMBARQ Brasil.

Compartilhe

Secretário Rodrigo Tortoriello fala sobre o Plano de Mobilidade Urbana e visão de futuro para a cidade

Rodrigo Tortoriello, Secretário de Transportes e Trânsito de Juiz de Fora (Foto: Priscila Kichler Pacheco/EMBARQ Brasil)

Na última semana, Juiz de Fora recebeu o Safári Urbano, que levou funcionários de diversos setores da prefeitura às ruas da cidade para vivenciar a experiência dos pedestres. O projeto de qualificação das calçadas, que conta com verba do PAC, faz parte do Plano de Mobilidade Urbana de Juiz de Fora e tem como meta garantir mais segurança, acessibilidade e conectividade aos pedestres. Rodrigo Tortoriello, Secretário de Transporte e Trânsito da cidade, acompanhou as atividades do Safári e conversou com a equipe da EMBARQ Brasil sobre os aprendizados e as expectativas.

Compartilhe

Discussão coletiva marca o encerramento das atividades

No segundo dia de Safári, são apontasas as oportunidades e os desafios para melhorar as calçadas de Juiz de Fora (Foto: Priscila Kichler Pacheco/EMBARQ Brasil)

Diálogo, reflexão e definição de ações para dar continuidade ao projeto. Assim foi o último dia de programação do Safári Urbano em Juiz de Fora. Em uma roda de discussão, os participantes do workshop compartilharam impressões a respeito das análises realizadas no trabalho de campo e debateram as oportunidades e desafios dos projetos de melhorias para as calçadas da cidade. Organizado pela EMBARQ Brasil e pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora com o apoio do Cidade Ativa, o evento é uma continuidade das atividades do Do PAC ao Plano, iniciado na cidade em fevereiro deste ano.

Compartilhe

Cinco grupos percorreram áreas centrais da cidade para avaliar as calçadas

Como estão as calçadas? (Foto: Priscila Kichler Pacheco/EMBARQ Brasil)

Durante a tarde desta quinta-feira, o Safári Urbano foi às ruas de Juiz de Fora. Divididos em cinco grupos, os participantes percorreram trechos de calçadas em áreas centrais da cidade. Munidos de pranchetas, lápis e borracha, técnicos de diferentes setores da prefeitura analisaram os diversos aspectos que dão forma ao espaço das calçadas e, consequentemente, influenciam a experiência das pessoas ao caminhar.

Compartilhe

Denise Chagas foi ao México para apresentar metodologia premiada

Foto: Marco Priego/EMBARQ México

O estudo Ferramentas para reconhecimento de fatores causais de acidentes de trânsito, de autoria de Denise Chagas, especialista em Segurança Viária da EMBARQ Brasil, foi apresentado, nesta terça-feira (30), durante o IX Congresso Iberoamericano de Segurança Viária, em Cancún no México. A pesquisa foi premiada, em junho passado, pelo Banco Internacional de Desenvolvido (BID), com publicação em livro do banco focado em segurança viária. A metodologia de coleta de dados utilizada é voltada ao contexto brasileiro, com base nas melhores práticas internacionais, cujos resultados podem ajudar a compreender os acidentes e evitar que mais mortes ocorram.

Compartilhe

Participantes conheceram o conceito Active Design e discutiram o planejamento das calçadas

Início das atividades do Safári Urbano em Juiz de Fora. Na foto, Rodrigo Tortoriello, Secretário de Transportes e Trânsito da cidade (Foto: Priscila Kichler Pacheco/EMBARQ Brasil)

Pressa, poluição, estresse, má alimentação e pouca ou nenhuma atividade física fazem parte da vida de milhões de pessoas. O estilo de vida nos centros urbanos contribui de forma para o sedentarismo e, consequentemente, para a propensão a doenças cardiovasculares. Para repensar e debater os hábitos urbanos e sua relação com o desenho da cidade, Juiz de Fora recebe o Safári Urbano. Organizado pela EMBARQ Brasil e pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora com o apoio do Cidade Ativa, o evento é uma continuidade das atividades do Do PAC ao Plano, iniciado na cidade em fevereiro deste ano.

Compartilhe

No próximo sábado, serão inauguradas as últimas seis estações do sistema

Estação Galeão. (Foto: Estadão)

A prefeitura do Rio informou, nesta terça-feira (30/9), que o BRT Transcarioca vai operar, a partir de sábado, com todas as estações. Isso porque serão inauguradas as últimas seis que ainda não tinham sido abertas: Ibiapina, Olaria (Cacique de Ramos), Cardoso de Moraes (Viúva Garcia), Santa Luzia, Maré e Fundão. Com isso, entra em funcionamento o novo serviço Galeão-Penha (Parador), que vai operar com intervalos de dez minutos entre as estações Penha (I e II) e Galeão (Tom Jobim 1 e Tom Jobim 2).

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se