Agosto 2014

Especialistas ministraram oficinas de capacitação em Teresina

Uma cobertura jornalística eficiente sobre acidentes de trânsito, com dados, fatores de risco e benefícios de medidas de prevenção, pode enriquecer o entendimento e conscientização da população. (Foto: Bradley Schroeder/Flickr)

A imprensa contribui de forma significativa na formação de opinião e conscientização da população. Para qualificar as coberturas jornalísticas sobre acidentes de trânsito, uma equipe de especialistas da EMBARQ Brasil, da Agência de Notícias ANDI e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) conduziu oficinas de capacitação com a imprensa de Teresina, no Piauí. A atividade, realizada na última terça-feira (26), integra o projeto Road Safety in 10 Countries – Vida no Trânsito.

Compartilhe

Cidade tem interesse em parcerias para construir um bom plano de mobilidade

EMBARQ Brasil recebe representantes da Prefeitura de Blumenau (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Paulo Eduardo de Oliveira Costa, secretário de Gestão Governamental de Blumenau, e Alexandre Gevaerd, secretário de Planejamento Urbano, estiveram na manhã desta sexta-feira (14) em Porto Alegre para conhecer o trabalho da EMBARQ Brasil. A reunião com representantes das equipes de Desenvolvimento Urbano, Relações Estratégicas e Projetos de Transporte e Clima da EMBARQ Brasil foi oportunidade para debater as preocupações de Blumenau e o trabalho que pode ser desenvolvido na cidade.

Compartilhe

EMBARQ Brasil participou de painel sobre sistemas BRT

Autoridades, operadores e especialistas debatem o transporte coletivo brasileiro na edição de 2014 do Seminário Nacional NTU. Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil, foi debatedor de painel sobre BRT (Bus Rapid Transit). Foto por NTU/Flickr.

Brasília sedia, nessa quarta e quinta-feira (27 e 28), o Seminário Nacional NTU 2014, realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Esta edição do evento traz em pauta um assunto que entrou definitivamente na agenda dos municípios brasileiros: as demandas sociais sobre o transporte público urbano. Durante dois dias, gestores públicos, especialistas, operadores de serviços de transporte e sociedade civil, incluindo o diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, estão reunidos para analisar e debater todas as angulações sobre o tema, cada vez mais pertinente às nossas cidades. O grande objetivo é analisar iniciativas e propor soluções para elevar o transporte coletivo brasileiro a um novo patamar.

Compartilhe

Premiação é pelo trabalho desenvolvido no MobiLab

Pelo investimento em plataformas de participação popular e sistemas de informação ao usuário para promover o transporte sustentável, São Paulo é a vencedora do MobiPrize 2014 na categoria Cidade/Estado. A cidade está empoderando seus moradores e encorajando-os a criar soluções de transporte que unam inovação e dados abertos, com a criação do MobiLab (Laboratório de Mobilidade).

Compartilhe

Especialistas do WRI conhecem ações e necessidades no Brasil

Foto: EMBARQ Brasil

Adaptar-se às mudanças climáticas é premissa para uma cidade reerguer-se após catástrofes e garantir qualidade de vida à sua população. Com foco nisso, especialistas do World Resources Institute (WRI) vieram ao Brasil conhecer projetos e necessidades da área, para identificar potenciais parcerias de atuação. O grupo visitou, ao longo de toda semana, Rio de Janeiro e Porto Alegre – únicas cidades brasileiras integrantes do Desafio 100 Cidades Resilientes, da Rockefeller Foundation – e Brasília. Na capital gaúcha, a equipe esteve acompanhada pela EMBARQ Brasil.

Compartilhe

Espaço revitalizado é fechado aos carros e oferece conforto e acessibilidade aos pedestres

Nova orla da Barra, em Salvador: rua pacificada e ao nível do pedeste (Foto: Luis Antonio Lindau/EMBARQ Brasil)

Na tarde desta sexta-feira (22), a capital baiana inaugura a nova orla da Barra, área que ao longo do último ano passou por um processo de revitalização para oferecer um ambiente mais agradável a moradores e turistas. Uma caminhada com a presença do prefeito ACM Neto e de outras autoridades locais, a partir das 16h, oficializa a inauguração, no trecho entre o Porto e o Farol.

Compartilhe

Da esq. para a dir., o secretário municipal de Transportes, Luiz Marcelo Santos, o secretário de Governo de São José dos Campos, Wagner Balieiro e o diretor presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau (Foto: Filipe Costódio / EMBARQ Brasil)

A cidade de São José dos Campos (SP) recebe, nessa quinta-feira (21), um alinhamento estratégico para definir as etapas do projeto de implementação do BRT (Bus Rapid Transit) dando continuidade ao workshop Do PAC ao Plano de Mobilidade. Durante a manhã, cerca de 90 participantes, incluindo especialistas da Secretaria Municipal de Transportes, representantes das empresas de ônibus e técnicos da Prefeitura para discutir a importância da coordenação entre os novos projetos de transporte e o desenvolvimento urbano da cidade. O diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, destacou a importância do plano de mobilidade nesse processo.

Compartilhe

EMBARQ Brasil reúne técnicos e especialistas da prefeitura e secretarias municipais nesta quinta-feira (21)

Reunião na Secretaria de Transporte de São José dos Campos, realizada nesta tarde, antecede o encontro no CEFE (Foto: Filipe Costódio / EMBARQ Brasil)

No ano passado, a prefeitura de São José dos Campos (a 90 km de São Paulo), assinou o Termo de Cooperação Técnica e recebeu o primeiro workshop "Do PAC ao Plano", para auxiliar na formação do Plano de Mobilidade do município. Paralelamente ao desenvolvimento do plano de mobilidade, a cidade, hoje com mais de 600 mil habitantes, recebeu verbas do PAC 2 - Médias Cidades, estimada em 800 milhões de reais, para a implantação de uma rede de corredores BRT (Bus Rapid Transit).

Compartilhe

Três anos após sua partida, o legado do Dr. Lee Schipper continua a inspirar

A bolsa é concedida anualmente a dois candidatos extraordinários para honrar o legado do Dr. Leon J. Schipper, na foto acima, co-fundador da EMBARQ. (Foto: EMBARQ)

A EMBARQ, programa de transporte sustentável do WRI Ross Center for Sustainable Cities, e a família Lee Schipper têm o prazer em anunciar que os jovens pesquisadores Erik Vergel-Tovar e Madeline Brozen são os ganhadores da Lee Schipper Memorial Scholarship 2014. A bolsa, concedida anualmente, vai possibilitá-los a contribuir com pesquisa de excelência para o avanço do transporte sustentável e da mobilidade urbana.

Compartilhe

Encontro levantou problemas e possíveis soluções em mobilidade no município

Primeira oficina de participação social aconteceu no auditório Cau Hansen, em Joinville (Foto: Filipe Costódio / EMBARQ Brasil)

A Prefeitura de Joinville deverá concluir ainda este ano o seu plano de mobilidade (PlanMOB), atendendo aos requisitos da Lei Federal nº 12.587 e às diretrizes do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável da cidade.

Compartilhe

Encontro reuniu especialistas e autoridades em SP
Mais de 100 participantes compareceram ao seminário em São Paulo. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Um transporte urbano de qualidade passa pela boa formulação e execução de seus contratos de concessão. O processo para se chegar a esse denominador, porém, envolve diversas variáveis locais, sem descuidar de um ponto-chave: a expectativa do usuário. Essas e outras conclusões foram apresentadas, nesta sexta-feira (15), no Seminário Modelos de Concessão de Transporte Urbano por Ônibus – Práticas e Tendências, realizado pela EMBARQ Brasil e Banco Mundial, em São Paulo. O encontro, que contou com apoio do IPEA, SPTrans e Prefeitura de São Paulo, reuniu especialistas internacionais da área e mais de 100 participantes, entre autoridades, técnicos e representantes de Tribunais de Contas de Estados.

Compartilhe

Sistema contará com 8 novas linhas

Mais uma etapa do sistema BRT de Belo Horizonte inicia operção. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

A partir deeste sábado (16/08), tem início a nova fase do sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Belo Horizonte. O MOVE, em operação desde o último mês de abril, incorpora oito novas linhas às estações de integração Venda Nova e Vilarinho, no corredor Antônio Carlos. Com a novidade, 177 veículos das linhas extintas ou que migraram para o sistema deixam de circular no tráfego misto, beneficiando os usuários com ônibus confortáveis e ágeis em decorrência da via dedicada ao modal.

Compartilhe

Daniela Facchini, diretora da EMBARQ Brasil, e time de técnicos analisam etapas de elaboração do plano. (Foto: Andressa Machado/Prefeitura de Pelotas)

A prefeitura de Pelotas (RS) vem trabalhando para tornar seu Plano de Mobilidade Urbana realidade. Para isso, conta com apoio da EMBARQ Brasil, com quem se reuniu na última quinta-feira (14) juntamente com a Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU) e o Observatório de Mobilidade Urbana de Pelota. O objetivo foi garantir o bom andamento da elaboração do plano, que deu seu passo inicial durante o workshop Do PAC ao Plano, conduzido pela EMBARQ Brasil na cidade.

Compartilhe

Foto: Pandini / Agencia RBS

Joinville está atenta ao futuro de sua mobilidade. A cidade, que desenvolve o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), está investindo em infraestrutura para pedestres e ciclistas e, em um futuro breve, deve contar com uma rede integrada de faixas de ônibus. Com os projetos e a segurança das pessoas em vista, a cidade recebe uma auditoria realizada pela EMBARQ Brasil, ao longo dessa semana.

Compartilhe

Por Luis Antonio Lindau

Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil

Artigo publicado na Revista NTU Urbano, Mai/Jun 2014.

Os congestionamentos, os altos níveis de poluição do ar e de acidentes de trânsito são apenas consequências de uma cultura de investimentos centrada, por décadas, no automóvel. Estas externalidades podem comprometer até 10% do PIB do país¹. E, está previsto que a frota mundial de veículos dobre até 2050². Em 2010, o setor de transportes, responsável pelo maior crescimento das emissões no planeta³, gerou 24% das emissões de CO2 relacionadas à energia.

Compartilhe

Resultados e recomendações do trabalho serão trazidos em relatório da EMBARQ Brasil

Auditoria realizada em trecho essencial ao sistema, que promoverá a integração entre os modais da cidade. Resultados e recomendações do trabalho serão trazidos em relatório.(Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Uma auditoria de segurança viária foi realizada no projeto do corredor BRT (Bus Rapid Transit) TransOeste, do Rio de Janeiro, na última semana. Liderado pela coordenadora de Projetos de Saúde e Segurança Viária da EMBARQ Brasil, Marta Obelheiro, e pelo consultor dinamarquês Carsten Wass, o trabalho foi desenvolvido durante dez dias num trecho essencial ao sistema, como integrador de toda a rede de transporte coletivo carioca. Ele irá conectar o terminal Alvorada, onde chegam trechos já operantes do TransOeste e do TransCarioca à futura estação de metrô que está em construção na Barra da Tijuca.

Compartilhe

Por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN especializado em transportes
Foto: Emma Jespersen/Flickr

Artigo publicado na Revista NTU Urbano, Mai/Jun 2014.

Emissão de CO2 por veículos particulares aumenta 25% em três anos Por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN especializado em transportes D e acordo com a mais recente edição do Inventário Nacional de Emissões por Veículos, divulgado em junho pelo Ministério do Meio Ambiente, os automóveis de passeio foram responsáveis por 38% do dióxido de carbono (CO2) jogado no ar em todo o País em 2012. Isso revela um aumento de 25% em relação a 2009, quando houve a primeira edição do inventário, e de 52% na comparação com 2002.

Compartilhe

Prefeito anuncia 10 novos quilômetros de ciclovias por semana

Ciclovia do Rio Pinheiros. (Foto: Tiago Costa Nepomuceno/Flickr)

Por anos, o trânsito de São Paulo vem excedendo sua capacidade com as 26 milhões de viagens motorizadas que ocorrem diariamente, culminando em recordes de lentidão e severos problemas de saúde. Para combater esse cenário, a prefeitura tem investido em medidas que dão prioridade ao transporte sustentável. A mais recente delas, foi o anúncio da implantação de 10 km de faixas para bicicletas por semana.

Compartilhe

Primeira aplicação-piloto acontece essa semana

Equipe de trabalho reunida em Canaã dos Carajás. (Foto: EMBARQ Brasil) O primeiro Sistema de Informações de Mobilidade Urbana do Brasil, o SIMU, começou a ser testado, essa semana, pela SeMob (Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana) do Ministério das Cidades. O município escolhido foi Canaã dos Carajás, no sudeste paraense, com aproximadamente 30 mil habitantes e cuja principal atividade econômica é baseada na exploração do minério de ferro. Essa é a primeira de 10 cidades a passar pela aplicação-piloto do sistema que oferecerá um “raio-x” da mobilidade urbana brasileira.

Compartilhe

Finalistas de 2014 foram anunciados

Neste ano, cidades europeias foram as desafiadas. Bloomberg Philanthropies, realizadora do Mayor’s Challenge, revelou as finalistas. (Foto: Andreas Metz/Flickr)

Para inspirar transformações efetivas no contexto urbano, a Bloomberg Philathropies oferece o Mayor’s Challenge, uma iniciativa que desafia prefeitos do mundo todo a desenvolverem soluções inovadoras para os problemas locais. Neste ano, o desafio teve foco na Europa e já selecionou as finalistas.

Compartilhe

Já são quase 50 km de BRS no Rio de Janeiro

Foto: João Laet / Agência O Dia

O sistema carioca de priorização ao ônibus por faixas exclusivas ganhou mais espaço na Zona Sul do Rio. O BRS começou a funcionar oficialmente na Rua Voluntários da Pátria e na Praia de Botafogo, desde o último sábado (2). De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), 39 linhas passam pela Voluntários da Pátria e 33, na Praia de Botafogo.

Compartilhe

Documento busca desenvolver uma cidade mais humana

Foto: ML Sirac

A maior cidade da América Latina ganhou, na última quinta-feira (31), um novo Plano Diretor Estratégico. Pelos próximos 20 anos, São Paulo deverá se desenvolver a partir das diretrizes presentes no documento, resultado de discussões feitas desde o ano passado, com a participação de diversas organizações.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se

Blogs