Julho 2014

100% da frota possui acesso wi-fi

Veículos são identificados com adesivos. (Foto: Matheus Tagé)

Um transporte público de qualidade contempla as necessidades de seus usuários. Uma delas, que vem crescendo ano a ano, é a conexão móvel. Nesse quesito, Santos (SP) está na frente de grandes cidades do país. No final de julho, tornou-se o primeiro município do Brasil a ter 100% da frota de ônibus com acesso gratuito à internet. Todos os veículos, incluindo os trólebus, possuem rede aberta com sinal wi-fi.

Compartilhe

Dado é do novo relatório do SIM

Foto: Prefeitura SJC / Antônio Basílio

Do total de viagens realizadas em transporte coletivo (18,2 bilhões) nas cidades brasileiras com mais de 60 mil habitantes, 70% delas aconteceram em ônibus municipais no ano de 2012. Estes e outros dados estão no relatório do SIM – Sistema de Mobilidade Urbana da ANTP, lançado essa semana.

Compartilhe

Inscrições encerraram-se dia 7 de agosto

No dia 15 de agosto, sexta-feira, será realizado em São Paulo o seminário Modelos de Concessão de Transporte Urbano por Ônibus: Práticas e Tendências, organizado por EMBARQ Brasil e Banco Mundial , com apoio da SPTrans e do IPEA. Contando com a presença de convidados e especialistas internacionais, o encontro é uma oportunidade para trocar experiências e conhecer as melhores práticas na área.

Compartilhe

Ferramenta permite a simulação de diferentes cenários a partir da relação entre as atividades humanas e as emissões de poluentes

A Calculadora Global 2050 promete um avanço no debate sobre o clima, explorando diferentes cenários da relação entre as atividades humanas e as emissões de gases de efeito estufa até o ano de 2050. (Foto: Emma Jespersen/Flickr)

O debate sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas, fundamental para que se concretizem ações de mitigação climática, ganhou essa semana uma ferramenta que promete um avanço nesse sentido, ao permitir a visualização das emissões em escala global.

Compartilhe

Urbs anuncia 6 km de novas faixas de priorização ao transporte coletivo

Faixa diminuiu em 30% tempo de viagem na XV de Novembro. (Foto: Felipe Rosa)

Considerada a capital brasileira com maior frota de veículos por habitante (1,8 habitante para cada carro), Curitiba busca alternativas para seu trânsito. Mais três vias devem receber faixas exclusivas para os ônibus até o final do ano. De acordo com a prefeitura, as ruas João Negrão, Conselheiro Laurindo e a Av. Desembargador Westphalen receberão 2 km de faixas cada uma.

Compartilhe

Workshop terminou hoje com definição dos prazos e órgãos que deverão ser consultados para a entrega do plano de mobilidade

(Foto: Filipe Costódio / EMBARQ Brasil

O município de Joinville concluiu, nesta quinta-feira (17), o ciclo de reuniões de alinhamento estratégico que fazem parte do workshop Do PAC ao Plano, promovido pela EMBARQ Brasil a convite da Prefeitura de Joinville e da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville – IPPUJ. Neste segundo dia de atividades, estiveram presentes cerca de 30 pessoas, entre elas representantes do governo municipal, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Associação Pedala Joinville, Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), Caixa Econômica Federal, entre outros.

Compartilhe

Foto: Diário de Pernambuco

Mais uma capital Brasil embarca nos benefícios do BRT (Bus Rapid Transit). Recife (PE) inaugurou, nesta quarta-feira (16), a linha Norte/Sul de seu novo sistema rápido de ônibus que contará com 21,7 km exclusivos. Em fase inicial de operação, a linha circula em modo semi-expresso com os ônibus de alta capacidade na região metropolitana da capital pernambucana.

Compartilhe

Primeiro dia do 2° Workshop 'Do PAC ao Plano' na cidade contou com a presença do prefeito Udo Döhler

O diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, na abertura do encontro no auditório da Companhia de Águas de Joinville (Foto: Filipe Costódio / EMBARQ Brasil)

Cerca de 50 pessoas participaram nesta quarta-feira (16) da segunda reunião de alinhamento estratégico Do PAC ao Plano, atendendo ao convite da Prefeitura de Joinville, da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville – IPPUJ e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na parte da manhã, o prefeito Udo Döhler abriu oficialmente os trabalhos, seguido por uma palestra do diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, que apresentou as diretrizes que o município deverá atender para garantir a aplicação do Plano de Mobilidade (PlanMOB), previsto para ser concluído até novembro deste ano.

Compartilhe

Encontros servirão para apresentar novas diretrizes aos técnicos e representantes do PlanMOB no município

Levantamento fotográfico registrou Joinville em seus horários de pico (Foto: Rogério da Silva / SECOM)

Joinville prepara seu Plano de Mobilidade Urbana (PlanMOB), coordenado pela Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville (Ippuj). E a EMBARQ Brasil, com apoio da LARCI Brasil (Iniciativa Clima para América Latina) e Fundação Alcoa, realiza o 2º workshop Do PAC ao Plano, aproveitando a rodada de consultas públicas, concluída na última segunda-feira (14), que percorreu oito regiões das subprefeituras.

Compartilhe

Com a verba do PAC da Mobilidade, cidade planeja construir um sistema BRT

Santa Maria avança em direção ao BRT (Bus Rapid Transit).

Compartilhe

TheCityFix recebe nomeação pelo terceiro ano consecutivo

Foto: Juan Felipe Rubio/Flickr

O TheCityFix, blog da EMBARQ, foi eleito um dos Top 20 Blogs para Planejadores Urbanos pelo terceiro ano consecutivo. A premiação foi revelada na última sexta-feira (11). Desde 2007, a plataforma traz análises sobre as principais questões urbanas ligadas ao transporte e desenvolvimento sustentável, fomentando a troca de ideias e boas práticas. O blog possui uma rede internacional de colaboradores e inspirou a criação dos blogs no Brasil, México e Turquia.

Compartilhe

Foram discutidos próximos passos para execução do Plano de Mobilidade Urbana

Joseane Almeida e Luis Oliveira King (à direita) em reunião com a equipe da EMBARQ Brasil (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

A equipe da EMBARQ Brasil recebeu, na tarde desta sexta-feira (11), representantes da Prefeitura de Pelotas (RS) para discutir o Plano de Mobilidade Urbana da cidade. A reunião foi a oportunidade para retomar a parceria já existente entre Pelotas e a EMBARQ Brasil e definir os próximos passos.

Compartilhe

Novo relatório da ONU aponta futuro urbano

Beijing, China. (Foto: Asian Development Bank)

O nosso futuro será mesmo urbano. De acordo com novo relatório da ONU, a contínua urbanização e o crescimento geral da população fará com que 2,5 bilhões novas pessoas passem a viver em áreas urbanas em 2050. Isso resultará em mais de 6 bilhões de pessoas vivendo em cidades - das 9,6 bilhões previstas em todo planeta.

Compartilhe

Dado é de nova pesquisa Datafolha

Faixa exclusiva prioriza usuários do transporte coletivo por ônibus em São Paulo. (Foto: Blog Meu Transporte)

A pesquisa divulgada no início deste mês pelo Instituto Datafolha revela que 79% dos moradores da cidade de São Paulo utilizam o ônibus como o principal meio de transporte no seu dia a dia. Em seguida, aparecem o metrô (39%), o carro (17%), o trem (14%), as vans (13%), a pé (7%) e moto (2%). A taxa dos que utilizam táxis ou bicicletas é a mesma, 1% cada um.

Compartilhe

BRTdata.org atualizado

Sistema BRT em Curitiba. Número de corredores pelo mundo é de 363 em 180 cidades, aponta o BRTdata.org. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O BRTData.org , banco de dados global dos sistemas BRT (Bus Rapid Transit) e faixas de ônibus no mundo, acaba de ser atualizado e reflete o engajamento das cidades pelo mundo em prover sistemas de transporte de massa de alta capacidade. Chega a 180 o número de municípios que contam com as vias dedicadas para ônibus, 12 a mais do que na última atualização. Com isso, há um total de 4,668 km de corredores que beneficiam mais de 31 milhões de pessoas por dia.

Compartilhe

Participantes na reunião que debateu os progressos do grupo de trabalho e apresentou o diagnóstico de acessibilidade no entorno do Rio Pinheiros (Foto: Divulgação)

Na última quarta-feira, 2 de julho, aconteceu em São Paulo a terceira reunião do Grupo de Trabalho de Mobilidade Urbana da Plataforma Conexões Rio Pinheiros. Lara Caccia e Paula Santos Rocha, respectivamente Especialista em Desenvolvimento Urbano e Coordenadora de Projetos de Transporte da EMBARQ Brasil, participaram do encontro apresentando os resultados do Diagnóstico para Elaboração de Projetos de Microacessibilidade no Entorno do Rio Pinheiros.

Compartilhe

Embaixada Britânica promove concurso para cidades brasileiras

Sustentabilidade e inovação: concurso avalia projetos que visem a um futuro mais sustentável para as cidades por meio da inovação (Foto: Saletto/Reprodução)

A Embaixada Britânica está promovendo, com o apoio da Useful Simple Projects e do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, o Concurso GREAT para Cidades. Criado para estimular o desenvolvimento de ações voltadas à sustentabilidade, o concurso vai premiar cidades brasileiras com propostas para enfrentar os desafios urbanos nas seguintes áreas temáticas: transporte e mobilidade; gestão de resíduos; energias renováveis; ambiente construído; e infraestrutura inteligente e resiliência. As inscrições podem ser realizadas até as 18h do dia 1º de agosto de 2014.

Compartilhe

Participantes do encontro. (Foto: EMBARQ Brasil)

A rede Bike Anjo, em parceria com a EMBARQ Brasil, realizou na noite desta quarta-feira (02) o debate “Papo Reto: Como promover a bicicleta em comunidades”, no espaço oGangorra em São Paulo, reunindo uma série de projetos que valorizam a bicicleta como alternativa de transporte nas grandes cidades e integram a população da periferia à cidade formal. Entre eles estão o recém-lançado Manual de Projetos e Programas para Incentivar o Uso de Bicicletas em Comunidades que, pela primeira vez, foi apresentado ao público de São Paulo.

Compartilhe

Seis cidades receberão os recursos

Vista aérea de Rio Branco, uma das cidades selecionadas.

Mais seis cidades brasileiras receberão um investimento total de R$ 1 bilhão para a execução de obras de mobilidade urbana. São elas: Rio Branco (Acre), Campos dos Goytacazes (RJ) e os municípios paulistas de São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá e Rio Grande da Serra. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (02), pela presidenta Dilma Rousseff em evento restrito à imprensa no Palácio do Planalto. O encontro também contou com a presença dos prefeitos das cidades selecionadas e do ministro das Cidades, Gilberto Occhi.

Compartilhe

Organização vai apoiar solução para mobilidade urbana na cidade

Foto: EMBARQ Brasil

O prefeito de Santa Maria (RS) visitou a EMBARQ Brasil, nesta segunda-feira (30), para conversar sobre os projetos de mobilidade urbana da cidade e solicitar apoio técnico para a implementação do futuro sistema de transporte urbano local. Cezar Augusto Schirmer apresentou o atual panorama da mobilidade urbana, destacando os desafios para conectar os bairros entre si e proporcionar um transporte público mais rápido e eficiente.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se

Blogs