Maio 2014

Capital mineira é um dos destinos do concurso Cidade em 1 Instante

O MOVE Antônio Carlos, além de transportar população e visitantes ao estádio Mineirão, da Copa, deixará um legado para a cidade. (Foto: Luísa Zottis/EMBARQ Brasil)

Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, é um dos três destinos do concurso fotográfico Cidade em 1 Instante, em comemoração ao aniversário de 3 anos do TheCityFix Brasil. Mande sua foto e concorra!

Compartilhe

Dilma inaugura domingo primeiro trecho do novo corredor BRT do Rio

Ponte estaiada da Barra pronta para operação do BRT. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O mais novo corredor BRT do Rio, o Transcarioca, que ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, será oficialmente inaugurado neste domingo, 1º de junho, com a presença da presidente Dilma Rousseff e do prefeito Eduardo Paes. O BRT, que entrará em operação gradativamente, possui 39 km de extensão e cruza importantes bairros da cidade, como Madureira, Vicente de Carvalho e Penha.

Compartilhe

Por Darío Hidalgo, diretor de Pesquisa e Planejamento da rede EMBARQ

Curitiba foi a cidade pioneira a contar com um sistema BRT. Hoje, já são 168 cidades pelo mundo a utilizar o sistema projetado por Lerner. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Jaime Lerner posicionou a cidade de Curitiba no mapa como um exemplo global líder em sustentabilidade urbana. Durante seus três mandatos como prefeito de Curitiba e governador do Paraná, ele e sua equipe fizeram grandes avanços tanto no meio ambiente quanto no espírito da cidade. Sob a liderança de Lerner, seu time projetou um novo plano piloto que integrou o uso do solo e o transporte, introduziu o BRT (Bus Rapid Transit), ampliou os espaços verdes, e fez pioneirismo em esforços de reciclagem. A ideia que Lerner avançou – de que o transporte deveria ser, simultaneamente, eficiente, acessível e sustentável, contribuindo para cidades orientadas pela saúde e coletividade – inspirou inovações em toda a cidade e deu uma lição para cidades pelo globo.

Compartilhe

Blog da EMBARQ Brasil premiará melhor foto de internauta
Vencedor embarca para BH, Curitiba ou Rio. (Fotos: EMBARQ Brasil)

Em comemoração aos seus 3 anos, o TheCityFix Brasil, o blog da EMBARQ Brasil, quer enxergar as cidades por meio do seu olhar. O concurso Cidade em 1 Instante convida a todos a enviarem fotos de espaços públicos e alternativas de mobilidade que fazem de seu município um lugar agradável para se viver.

Compartilhe

Publicação traz exemplos de boas práticas internacionais
Evento reuniu técnicos e envolvidos com a bicicleta no Rio. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

A bicicleta vive hoje um dos momentos mais propícios para o seu fortalecimento em cidades latino-americanas. O Manual de Projetos e Programas para Incentivar o Uso de Bicicletas em Comunidades – desenvolvido pela EMBARQ Brasil em parceria com o IAB-RJ e secretarias municipais de Habitação e de Meio Ambiente do Rio – é uma publicação com diretrizes técnicas para auxiliar nesse propósito. O lançamento oficial do estudo, que teve financiamento da Bloomberg Philanthropies, ocorreu na manhã desta terça-feira (20), na sede do IAB-RJ, com palestra do urbanista colombiano Ricardo Montezuma.

Compartilhe

Com base no trabalho da EMBARQ, o WRI introduz iniciativa para catalisar áreas urbanas ambiental, econômica e socialmente sustentáveis
 

A EMBARQ, o programa de transporte urbano sustentável do WRI, está feliz de anunciar o lançamento do WRI Ross Center for Sustainable Cities. O Centro está sendo criado a partir da doação de 30,5 milhões de dólares feita por Stephen M. Ross, membro do conselho do WRI, filantropo e empresário mundialmente reconhecido.

Compartilhe

Lançamento ocorre nesta terça-feira

Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil

A nova publicação da EMBARQ Brasil, o Manual de Projetos e Programas para Incentivar o Uso de Bicicletas em Comunidades será lançado nesta terça-feira (20/05), na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil, no Rio de Janeiro. O documento é resultado de um estudo feito em parceria com o IAB-RJ e reúne experiências bem sucedidas na área da mobilidade urbana sustentável e da utilização da bicicleta como meio de transporte. O projeto tem apoio das secretarias municipais de Habitação e de Meio Ambiente do Rio de Janeiro e foi financiado pela Bloomberg Philanthropies.

Compartilhe

Este é o segundo corredor BRT da capital mineira

Segundo corredor do BRT MOVE - Antônio Carlos - entra em operação com passageiros na capital mineira. (Fotos por Luísa Zottis/EMBARQ Brasil)

Menos de dois meses após o lançamento de seu primeiro sistema BRT (Bus Rapid Transit), a cidade de Belo Horizonte inaugurou, nesse sábado (17/05), o segundo corredor: o MOVE Antônio Carlos, que conecta o centro da cidade à região da Pampulha, onde fica o Mineirão, estádio que receberá os jogos da Copa, passando inclusive pela Universidade Federal de Minas Gerais. “Agradecemos de coração o apoio técnico que a EMBARQ Brasil prestou ao projeto e estamos muito felizes. A primeira pesquisa que realizamos no primeiro corredor do MOVE aponta 85% de satisfação dos usuários de todas as rendas, que optam pelo modal em vez do carro”, revelou o prefeito Marcio Lacerda.

Compartilhe

Contrato deve ser assinado na próxima semana

Foto: Zé Paiva

O governo federal está próximo de destinar R$ 150 milhões a obras de mobilidade urbana da capital catarinense. O contrato deve ser assinado na próxima semana com a Caixa Econômica Federal. Após a assinatura, a administração municipal poderá dar início à construção dos primeiros 20 km de faixas exclusivas em Florianópolis.

Compartilhe

Obama anuncia investimentos bilionários no setor

Foto: Black Rock Solar/Flickr

Os Estados Unidos serão o líder mundial em energia solar. É o que indica a ação de Barack Obama ao anunciar um investimento de US$ 2 bilhões na eficiência energética de prédios públicos do governo federal. Também serão feitas 300 alianças com empresas que vão gerar 850 megawatts de energia – quantidade suficiente para alimentar 130 mil casas. A meta é cortar 17% das emissões até 2020.

Compartilhe

Lançamento acontece na próxima terça com palestra de Ricardo Montezuma

Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil

O Manual de Projetos e Programas para Incentivar o Uso de Bicicletas em Comunidades será lançado na próxima terça-feira (20/05), na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil, no Rio de Janeiro. A publicação é resultado de um estudo da EMBARQ Brasil em parceria com o IAB-RJ, reunindo experiências bem sucedidas na área da mobilidade urbana sustentável e da utilização da bicicleta como meio de transporte. O projeto tem apoio das secretarias municipais de Habitação e de Meio Ambiente do Rio de Janeiro e foi financiado pela Bloomberg Philanthropies.

Compartilhe

Corredor ficará pronto em junho para atender torcedores e turistas

Traçado do Transcarioca. (Foto: Cidade Olímpica).

Financiado com recursos do governo federal pelo PAC da Mobilidade Urbana da Copa do Mundo, o BRT Transcarioca - corredor exclusivo para ônibus que ligará a Barra ao Aeroporto Internacional Tom Jobim - será inaugurado no dia 1º de junho. E é, sem dúvida, o maior legado de mobilidade da cidade do Rio de Janeiro.

Compartilhe

Em seu 2º dia, workshop Do PAC ao Plano dá continuidade às atividades

Participantes se reúnem no workshop Do PAC ao Plano para segundo dia de atividades (Foto: Jonas Pôrto).

A Prefeitura de Joinville e a Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville – IPPUJ se reuniram com a EMBARQ Brasil, na manhã desta sexta-feira (09/05), para discutir o plano de mobilidade urbana do município, no segundo dia de workshop Do PAC ao Plano.

Compartilhe

Cidade realiza o alinhamento estratégico para dar início ao plano de mobilidade urbana

Magdala Arioli, da EMBARQ Brasil, durante trabalhos da tarde. (Foto: Fabrizio Motta)

Na tarde desta quinta-feira (8), a equipe de especialistas da EMBARQ Brasil apresentou as principais diretrizes que a cidade de Joinville precisa seguir para colocar em práticas seus projetos de transporte e mobilidade urbana. A verba será destinada pelo governo federal, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) e deve contemplar dois projetos. O encontro acontece dentro do seminário Do PAC ao Plano, que está sendo realizado no auditório da Companhia de Águas de Joinville.

Compartilhe

Prefeito Udo Döhler firmou parceria durante workshop Do PAC ao Plano

Lindau durante abertura do encontro. (Foto: Fabrizio Motta)

O município de Joinville está entre as 26 cidades brasileiras contempladas na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do governo federal e espera receber 162 milhões de reais para garantir novos investimentos na área de mobilidade urbana.

Na manhã desta quinta-feira (08/05), o prefeito de Joinville, Udo Döhler, assinou um Termo de Cooperação Técnica com a EMBARQ Brasil para fazer com que a cidade possa se adequar aos projetos, sem perder o foco no atendimento à demanda já existente e ainda reforçar a integração com os demais sistemas e o transporte coletivo urbano. A parceria foi firmada durante a abertura do workshop Do PAC ao Plano, que ocorre entre hoje e amanhã, em Joinville.

Compartilhe

Encontros são destinados a técnicos e sociedade civil

A oficina do PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis, que acontece na próxima sexta-feira (09/05), na sede da OAB/SC, será voltada aos técnicos e funcionários da prefeitura de Florianópolis. No encontro, serão identificando os principais problemas e discutidas as possíveis soluções para as questões de mobilidade da capital catarinense. Já no sábado (10/05), a partir das 9h, o debate ocorre junto à sociedade civil.

Compartilhe

Prefeitura definirá prioridades ao plano de mobilidade

A cidade de Joinville (SC) recebe o programa Do PAC ao Plano de Mobilidade, desenvolvido pela EMBARQ Brasil para auxiliar os governos municipais a qualificar seus projetos do PAC e a elaborar planos de mobilidade urbana sustentáveis que privilegiem as pessoas. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a cidade e a EMBARQ Brasil marcará o início da parceria, que terá como primeira atividade um workshop de alinhamento estratégico, dias 8 e 9 de maio. O evento será realizado em parceira com a Prefeitura de Joinville e o Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (IPPUJ).

Compartilhe

BRT Transoeste, Rio de Janeiro, Brasil. (Foto: EMBARQ)

A discussão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável já percorreu um longo caminho desde sua concepção na conferência Rio+20, em 2012. A comunidade do transporte sustentável acredita que um conjunto de objetivos de desenvolvimento bem definidos e mensuráveis, que aborde as dimensões econômica, social e ambiental pode orientar uma série de comunidades que trabalham com o tema, incluindo transporte sustentável.

Compartilhe

Movimento luta pela redução das mortes no trânsito

O elevado número de 40 mil mortes por ano no trânsito brasileiro precisa de um freio. Para chamar a atenção da população e conseguir engajamento político para salvar vidas, iniciou oficialmente, na última semana, as ações do movimento Maio Amarelo. A iniciativa, de abrangência global, promove uma maior conscientização para redução dos acidentes nas vias.

Compartilhe

Michel Bloomberg com crianças em programa de educação em segurança no trânsito no Vietnã.

Com a visão de que as cidades têm um papel central para desenvolver soluções em prol de um mundo mais sustentável e igualitário, a Bloomberg Philanthropies atua em cinco frentes: saúde pública, meio ambiente, educação, inovação governamental, e artes e cultura. Só em 2013, a organização distribuiu US$ 452 milhões em projetos transformadores. As ações para mitigar questões globais urgentes são o foco de trabalho do braço filantrópico da Bloomberg LP e levou a organização a ser reconhecida como 2ª mais inovadora do mundo, pela Fast Company, atrás apenas do Google.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se

Blogs