Abril 2014

Estado recebeu 'Seminário de Sensibilização' do Ministério das Cidades
Encontro ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado. (Foto: ALERJ)

De acordo com o IBGE, 65 municípios do Rio de Janeiro possuem população acima de 20 mil habitantes. Isso significa, segundo a Lei de Mobilidade Urbana, que terão de entregar seus planos de mobilidade até abril do próximo ano. Com o prazo se aproximando, as cidades participaram, nesta terça-feira (29/04), do Seminário de Sensibilização para a Política e o Plano de Mobilidade Urbana, promovido pelo Ministério das Cidades com o apoio da EMBARQ Brasil e Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Compartilhe

Duas cidades brasileiras, Curitiba e Belo Horizonte, integram o projeto, que conta com o apoio da EMBARQ Brasil

Parceiros do SOLUTIONS reunidos em Barcelona. O encontro definiu cidades que trabalharão em cooperação. (Foto: divulgação/SOLUTIONS)

Soluções urbanas começam a ganhar forma a partir de agora para as dez cidades integrantes do Projeto SOLUTIONS. Na última semana, o workshop “Promovendo soluções sustentáveis para a mobilidade urbana” marcou a primeira fase de ação da iniciativa. O encontro reuniu, em Barcelona, organizações parceiras, incluindo membros da rede EMBARQ, e representantes das cidades da Europa, Ásia, América Latina e Região do Mediterrâneo. O objetivo foi mapear melhores práticas e grandes desafios de cada cidade, reunindo-as em cinco duplas para que trabalhem em conjunto nos aspectos identificados como prioritários na atividade.

Compartilhe

Premiação ocorreu nesta sexta-feira
Equipe da EMBARQ Brasil recebeu troféu em São Paulo.

Com a força do seu voto, o blog da EMBARQ Brasil foi eleito, pela segunda vez consecutiva, o melhor blog de Sustentabilidade do país pelo Prêmio TopBlog 2013/14. O TheCityFix Brasil conquistou o título por meio de votação popular, na categoria Profissional, na maior competição do gênero em nível nacional.

Compartilhe

Representantes da EMBARQ Brasil e da Prefeitura de Joinville

Importante polo de desenvolvimento da região sul, Joinville é a cidade mais populosa do estado de Santa Catarina, com 552.900 habitantes. O crescimento populacional e o consequente aumento no número de deslocamentos diários têm preocupado a administração municipal, que prevê o dobro da atual população nos próximos 20 a 30 anos. Para o prefeito Udo Döhler e sua equipe de secretários, a mobilidade urbana é prioridade e a EMBARQ Brasil foi convidada a contribuir com a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, que deve estar concluído em fevereiro de 2015.

Compartilhe

Biguaçu, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos participam dos trabalhos neste final de semana

Vista aérea de Biguaçu. (Foto: Henrique Azevedo)

Os próximos municípios a participarem das oficinas do PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis são Biguaçu, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos. Os municípios passam por duas oficinas: uma voltada aos técnicos municipais, nesta sexta-feira (25), e outra à sociedade civil, no sábado (26). Os encontros têm o objetivo de mobilizar as prefeituras e a população na elaboração de um plano de mobilidade urbana participativo e são apoiados pela EMBARQ Brasil.

Compartilhe

Encontro reuniu especialistas em gestão de demanda de transporte

Auditório cheio na Business School, em São Paulo. (Foto: EMBARQ Brasil)

 

Buscando incentivar empresas a promover ações que estimulem seus funcionários a utilizar meios alternativos de transporte, o World Resources Institute - WRI, em parceria com a consultoria Steer Davies Gleave, realizou, nesta quarta-feira (23/04) no auditório da Business School, em São Paulo, um colóquio sobre mobilidade corporativa. O projeto de gestão de demanda de transporte, também conhecido por TDM (Transport Demand Management), faz parte de um programa desenvolvido em parceria formada pelo Banco Mundial, WRI e EMBARQ Brasil, e conta com o patrocínio da Catterpillar Foundation.

Compartilhe

Termo de Cooperação quer promover ciclismo como meio de transporte em todo o mundo

(Foto: Claudio Olivares Medina/Flickr)

A promoção da bicicleta como meio de transporte ganhou mais força no início deste mês com o Termo de Cooperação assinado pela UN-Habitat, programa de desenvolvimento urbano da ONU, e pela Federação Europeia de Ciclistas (ECF). Voltado à promoção do ciclismo como um meio de transporte sustentável, o documento tem como objetivo unir esforços e engajar governos e organizações não governamentais de norte a sul no desenvolvimento sustentável das cidades com foco na caminhada, no ciclismo e no transporte público.

Compartilhe

Concurso reuniu projetos inovadores para as cidades

(Foto: NYCDOT)

A Conferência Internacional Cidades Inovadoras (CICI) propôs um concurso do qual centenas de pessoas participaram, compartilhando ideias inovadoras para melhorar a qualidade de vida nas cidades. O "Festival de Ideias" divulgou, essa semana, as 21 selecionadas. Os autores das soluções terão a chance de apresentá-las na conferência, a profissionais do mundo todo e contarão com especialistas no assunto como mentores.

Compartilhe

Dilma em discurso no CDES. (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Em discurso no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), a presidente Dilma Rousseff disse que o governo federal, até então, nunca havia investido regularmente em mobilidade urbana. Ela explicou que o tema se tornou uma das prioridades e ganhou projetos e verbas entre o fim do mandado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o início do seu. "Nunca o governo federal investiu de forma sistemática em mobilidade urbana. Não tinha essa determinação em nenhuma instância do governo", afirmou.

Compartilhe

Publicação traz dados e recomendações para mitigar emissões nas cidades

BRT TransMilenio, em Bogotá. Vias exclusivas oferecem alternativa rápida, sustentável e eficiente ao carro. (Foto: Claudio Olivares Medina)

Os esforços crescentes no cenário global para combater as mudanças climáticas não são suficientes. As emissões de gases de efeito estufa vêm aumentando a cada dia e o principal emissor é o setor de transportes. Quem faz o alerta é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) no novo relatório global sobre mudanças climáticas lançado nesta semana.

Compartilhe

Pesquisadores irão percorrer os 13 municípios
Pesquisadores uniformizados visitarão moradores para conhecer as necessidades em termos de transporte e mobilidade. (Foto: Caio Barcellos)

Inicia, nesta quarta-feira (16/04), a etapa de Pesquisas Domiciliares de Origem/Destino do PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis. Para preparar os moradores que receberão pesquisadores em suas residências, foram enviadas 30 mil cartas pelo correio, cada uma com um código de identificação diferente para garantir a segurança e a identificação dos agentes durante a visita.

Compartilhe

Fit Cities propõe novas formas de pensar espaço para pedestres
Safári Urbano analisou ruas da região do Berrini, em São Paulo. (Foto: EMBARQ Brasil)

As doenças não transmissíveis, como cânceres e doenças cardiovasculares, já são responsáveis por 74% das mortes dos brasileiros. Muitas são causadas ou agravadas pelo estilo de vida nas regiões urbanas. O encontro Fit Cities, que ocorre entre terça e quarta-feira (15 e 16/4), em São Paulo, busca disseminar soluções inteligentes de desenho urbano voltadas ao bem-estar da população. As atividades desta terça-feira envolveram um Safári Urbano com alunos e profissionais de arquitetura, além das palestras de Skye Duncan, do Departamento de Planejamento de Nova Iorque, e das especialistas da EMBARQ Brasil, Paula Santos Rocha e Lara Caccia.

Compartilhe

Evento reuniu prefeitos e ministros de 150 países, na Colômbia
Especialistas da EMBARQ durante painel no WUF7, em Medellín.

Promovido a cada dois anos pela ONU-HABITAT, o Fórum Urbano Mundial (World Urban Forum) chegou a sua 7ª edição com a participação de mais de 25 mil pessoas vindas de 150 países, incluindo 500 prefeitos e 80 ministros, convidados para debater assuntos relacionados à melhoria da qualidade de vida nas cidades.

Este ano, o encontro aconteceu entre os dias 5 e 11 de abril, em Medellín, na Colômbia, e contou com a participação de representantes e especialistas da rede EMBARQ, entre eles Dario Hidalgo (EMBARQ), Robin King (EMBARQ), Adriana Lobo (EMBARQ México), Luis Zamorano (EMBARQ México),Claudio Sarmiento (EMBARQ México) e Daniely Votto (EMBARQ Brasil).

Compartilhe

Workshop "Dia Um de Operação" reúne técnicos e operadores
Daniela Facchini, da EMBARQ Brasil. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Prestes a completar 54 anos, a capital federal, Brasília, se prepara para entregar à população um novo sistema de transporte coletivo de alta capacidade, o Expresso DF Sul. O BRT ligará Gama, Santa Maria e Park Way ao Plano Piloto por meio de 43 quilômetros. “O compromisso que temos é trazer a população de Gama e de Santa Maria até o Plano Piloto em 40 minutos. Esse é o grande objetivo”, declarou o secretário de Transportes, José Walter Vazquez Filho, essa manhã (10/04), durante abertura do workshop QualiÔnibus - Dia Um de Operação, promovido pela EMBARQ Brasil, com apoio do DFTrans e FedEx.

Compartilhe

Técnicos e operadores passam por treinamento antes da inauguração
Primeiro BRT de Brasília, Eixo Sul. (Foto: DFTrans)

A implantação de um sistema de transporte coletivo de alta capacidade e eficiência, como o BRT (Bus Rapid Transit), envolve cuidados técnicos específicos para oferecer um bom serviço desde seu primeiro dia de operação. Por reconhecer a importância estratégica desse momento, Brasília, por meio da DFTrans, promove – em conjunto com a EMBARQ Brasil e o apoio da FedEx – o QualiÔnibus - Dia Um de Operação. Durante essa semana (7 a 11/4), secretarias envolvidas e operadores passam por treinamentos e avaliações técnicas focadas nos primeiros dias do BRT.

Compartilhe

Especialistas da EMBARQ participam do evento com o painel "Cities Safer by Design for All"

Medellín, na Colômbia, passou por uma drástica transformação urbana e agora é sede do WUF7 (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Teve início no sábado (05/04), em Medellín (Colômbia), a 7ª edição do Fórum Urbano Mundial, organizado pela UN-HABITAT. O evento se estende até a próxima sexta-feira com debates a respeito de como melhorar a segurança nas cidades a partir de conceitos de planejamento urbano.

Compartilhe

Tema foi destaque do Seminário SincroBUS em Florianópolis

Lindau durante apresentação, na UFSC. (Foto: Zapta)

Os brasileiros clamaram, nas manifestações do último ano, por mais qualidade e eficiência no transporte coletivo das nossas cidades. Algumas alternativas inteligentes passam pelo aprimoramento de sistemas que utilizam o modal mais popular do país: o ônibus. Durante o seminário SincroBUS – Sistema de Informação e Controle em Tempo Real de Ônibus Urbanos, realizado nesta quarta-feira (03/04) na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, o assunto foi abordado por especialistas nacionais e internacionais. O diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, apresentou características e benefícios do sistema BHLS (Bus with High Level of Service) a um público de 120 participantes formado por estudantes, pesquisadores, técnicos municipais, operadores e empresários do setor.

Compartilhe

Paper faz análise da tecnologia de combustíveis dos ônibus no Brasil e na Índia para nortear tomadas de decisão

As especialistas Erin Cooper (EMBARQ) e Magdala Arioli (EMBARQ Brasil) já foram premiadas por estudo que originou o artigo que será publicado. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

A rede EMBARQ está presente nos Estados Unidos, México, Brasil, Turquia, Índia e China. Além de trabalhar em parceria com os governos para melhorar a qualidade de vida nas cidades, os seis centros trabalham em colaboração para gerar e disseminar conhecimento. Na última semana, mais um artigo foi selecionado para publicação. O paper Exhaust emissions of transit buses: Brazil and India case studies, que foi apresentado na conferência Thredbo 13, em Oxford, agora será publicado no Research in Transportation Economics (Elsevier).

Compartilhe

Viagens serão realizadas das 11h às 14h do Gama ao Plano Piloto sem cobrança de passagens

Expresso DF em operação branca. (Foto: Mary Leal/GDF)

O Distrito Federal dá mais um passo para consolidar o novo modelo de transporte público. Nesta quarta-feira (02/04), o trecho do Expresso DF Sul que liga o Gama ao Plano Piloto começa a funcionar de forma experimental. O novo sistema reduzirá o tempo de viagem de 90 para 40 minutos.

Compartilhe

Projetos de transporte sustentável passam por avaliação do banco

Camada de poluição em São Paulo, Brasil. (Foto: Atitude Eco)

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é um dos oito bancos multilaterais que fazem parte do acordo para fomentar o investimento em sistemas de transporte sustentável por meio de um fundo de US$ 175 bilhões. Na última semana, o Escritório de Avaliação e Supervisão (OVE, sigla em inglês) do BID anunciou a utilização de dois estudos da EMBARQ para nortear o portfólio de projetos selecionados. São eles: “Transport readiness for climate finance” e “The Trillion Dollar Question: Tracking Public and Private Investment in Transport”, lançados no final de 2013 e início deste ano, respectivamente.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se