Março 2014

Medellín, na Colômbia: em abril, a cidade recebe a sétima edição do Fórum Urbano Mundial (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Medellín, na Colômbia, será palco do 7º Fórum Urbano Mundial, organizado pela UN-HABITAT. Durante o evento, especialistas da EMBARQ irão apresentar o "Cities Safer by Design for All", uma série de estudos focados no potencial urbano para transformar cidades em espaços mais seguros e inclusivos para toda a população.

Compartilhe

Paula Santos Rocha, da EMBARQ Brasil, assina o trabalho que analisa o sistema BRT da Cidade do México

Paula Santos Rocha, Coordenadora de Projetos de Transporte da EMBARQ Brasil (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Nesta semana, o TRR Journal, jornal do Transportation Research Board, anunciou a publicação do artigo “Evaluating BRT improvements in Mexico City: How feasible is to improve a consolidated system?” (“Avalição das melhorias no BRT da Cidade do México: como é possível melhorar um sistema consolidado?”, em tradução livre), de autoria de Paula Santos Rocha, Coordenadora de Projetos de Transporte da EMBARQ Brasil; Aldo Cerezo e José Juan Hernández, analistas de Sistemas de Transporte integrado da EMBARQ México; e Abel Lopez Dodero, especialista em infraestrutura da equipe de desenvolvimento sustentável do World Bank.

Compartilhe

EMBARQ Brasil realizou alinhamento estratégico para qualificação do Minha Casa Minha Vida na cidade gaúcha

A motivação do grupo tornou o alinhamento estratégico um exercício dinâmico e produtivo. .(Fotos: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O município de Rio Grande (RS) quer desenvolver um projeto modelo para a implantação do programa Minha Casa Minha Vida. O objetivo é priorizar a qualidade de vida dos futuros moradores do bairro Junção, com espaços públicos de convivência e mobilidade urbana sustentável. Para qualificar o projeto, a cidade selou parceria com a EMBARQ Brasil, que está prestando apoio técnico. Nesta quinta-feira (27/03), um importante passo foi dado: o workshop de Alinhamento Estratégico, coordenado pela EMBARQ Brasil. Durante todo o dia, 40 pessoas entre tomadores de decisão, técnicos, representantes de cooperativas de moradores e demais atores envolvidos no processo contribuíram ativamente com as atividades.

Compartilhe

Estudo avaliou percepção dos usuários do transporte coletivo por ônibus

Cristina Albuquerque mostrou principais índices do estudo. (Foto: EMBARQ Brasil)

Quando 61% dos usuários de ônibus acreditam que o serviço vai melhorar nos próximos anos, é indício de que a cidade está no caminho certo. O otimismo vem dos usuários de transporte coletivo por ônibus de Curitiba (PR) que foram ouvidos na recente aplicação da QualiÔnibus - Pesquisa de Satisfação, realizada pela EMBARQ Brasil, em parceria com URBS e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os principais resultados do estudo foram apresentados pelos especialistas da EMBARQ Brasil, nesta quinta-feira (27/03), durante a 83ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, na capital paranaense.

Compartilhe

Estudo servirá de base para qualificação da mobilidade urbana na região

Auditório com a presença de cerca de 150 participantes. (Foto: Assessoria PLAMUS)

O lançamento oficial do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis - PLAMUS ocorreu, nesta terça-feira (25/03), durante o Seminário Mobilidade Urbana em Cidades Brasileiras realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Na abertura do encontro, o vice-prefeito João Amin elogiou diversos pontos do projeto, que prevê mais de 5 mil pesquisas de Origem/Destino realizadas porta-a-porta em 13 municípios que integram a região metropolitana da capital catarinense: Anitápolis, Rancho Queimado, São Bonifácio, Angelina, Antônio Carlos, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Governador Celso Ramos, São José, Palhoça e Florianópolis.

Compartilhe

Grupo reunido na sede da EMBARQ Brasil. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Em mais um passo da parceria firmada entre Prefeitura de Rio Grande e a EMBARQ Brasil, foi realizada, na tarde desta segunda-feira (24/03), uma reunião de definições entre ambas as equipes, em Porto Alegre (RS). No encontro, foram apontados detalhes finais para a execução do Alinhamento Estratégico, que ocorre na próxima quinta-feira (27), com a presença dos principais atores envolvidos no projeto habitacional Minha Casa Minha Vida em Rio Grande (RS).

Compartilhe

Evento é voltado à informação para profissionais de imprensa

Daniela Facchini, da EMBARQ Brasil, em apresentação aos jornalistas. (Foto: Matheus Fernandes)

Foi realizado, no último sábado (22/03), o 2º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo, em Porto Alegre. Promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o encontro debateu, entre outros assuntos, os rumos da mobilidade urbana e envolveu profissionais e estudantes de Comunicação nas questões relacionadas ao transporte público, principalmente na parte do planejamento. A diretora de Projetos & Operações da EMBARQ Brasil, Daniela Facchini, participou da roda de debate técnico ao lado de Clarisse Linke, diretora do ITDP, com mediação do jornalista André Mags, da Zero Hora.

Compartilhe

Blog da EMBARQ Brasil está na final do Prêmio TopBlog 2013-14

Com a força do seu voto, o TheCityFix Brasil chegou à final do Prêmio TopBlog 2013-14, o mais importante da blogosfera em nível nacional! O blog da EMBARQ Brasil já está entre os 3 melhores da categoria Sustentabilidade / Profissional indicados por Júri Popular. O grande vencedor dessa edição será revelado no dia 19 de abril, em cerimônia, em São Paulo.

Compartilhe

Documento inclui atividades para a implementação da Política Nacional de Mobilidade Urbana

 

Representantes da EMBARQ Brasil e do Ministério das cidades na reunião que selou a parceria de trabalho entre as instituições (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

 

Representantes da EMBARQ Brasil e do Ministério das Cidades assinaram, no último dia 21, o termo de cooperação técnica que oficializa a parceria entre a EMBARQ e o Ministério. O documento estabelece um regime de cooperação entre as partes no desenvolvimento de atividades para a implementação da Política Nacional de Mobilidade Urbana e marca o reconhecimento do trabalho da EMBARQ Brasil por parte do Ministério das Cidades.

Compartilhe

Evento reunirá especialistas, prefeitos e sociedade civil em Florianópolis

 

A capital catarinense vai sediar, no dia 25 de março, o lançamento oficial do PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis, no auditório Milton Fett, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). O Seminário Mobilidade Urbana em Cidades Brasileiras será o primeiro encontro oficial entre a equipe de desenvolvimento do projeto, membros do Governo do Estado, prefeitos, secretários municipais das 13 cidades da região metropolitana, além de representantes de organizações da sociedade civil. Na programação estão previstas palestras de especialistas sobre modelos de desenvolvimento e sustentabilidade e a apresentação do PLAMUS pelos especialistas do consórcio responsável pelo projeto.

Compartilhe

Evento apresentará o PLAMUS, em Florianópolis

O primeiro encontro oficial para uma exposição detalhada sobre o PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis ocorre na próxima terça-feira, 25 de março, a convite da SCPar. O “Seminário Mobilidade Urbana em Cidades Brasileiras” apresentará o projeto e os benefícios do investimento em mobilidade urbana sustentável com a presença de palestrantes técnicos especializados.

Compartilhe

Workshop do Contran debateu formas de melhorar a legislação para salvar vidas

Tráfego nas ruas de Brasília, DF: capital sediou workshop sobre a legislação brasileira de trânsito. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Identificar oportunidades de aperfeiçoar a legislação de trânsito no Brasil para salvar vidas. Foi este o objetivo do I Workshop de Legislação de Trânsito, uma iniciativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que reuniu em Brasília, nas últimas segunda e terça-feira (17 e 18/03), cerca de 60 participantes de órgãos públicos, associações, conselhos e organizações relacionadas aos setores de trânsito e de transportes. A Coordenadora de Projetos de Saúde e Segurança Viária da EMBARQ Brasil, Marta Obelheiro, participou das discussões.

Compartilhe

EMBARQ Brasil realiza análise de segurança viária no segundo corredor BRT do Rio

Análise verificou aspectos de segurança e mapeou riscos no TransCarioca (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O corredor TransCarioca recebeu pela segunda vez uma análise de segurança viária realizada pela equipe da EMBARQ Brasil. Em período de pré-inauguração, o segundo corredor BRT a entrar em operação no Rio de Janeiro foi vistoriado a fim de que, na reta final, potenciais riscos em relação à segurança viária sejam identificados e evitados.

Compartilhe

Grupo define próximos passos para Minha Casa Minha Vida

Grupo reunido na Secretatia de Planejamento, em Rio Grande. (Foto: EMBARQ Brasil)

A organização prévia das ações é parte fundamental de um projeto de sucesso. No próximo dia 27, Rio Grande (RS) passará por um alinhamento estratégico em busca de qualificação no âmbito da mobilidade urbana para projetos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). A equipe técnica da EMBARQ Brasil esteve na cidade, na última sexta-feira (14/03), em reunião com o secretário de Habitação, Gilmar Ávila; Daniel Cougo, secretário-adjunto de Planejamento, e outros representantes da secretaria para definir prioridades e agenda que irão nortear os trabalhos.

Compartilhe

Apresentação acontece amanhã, 18 de março

LEDS vai auxiliar no planejamento de soluções de transporte sustentável nas cidades.(Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

O diretor de Transporte e Clima da EMBARQ, Benoit Lefevre, apresenta, nesta terça-feira (18/03), uma introdução do Toolkit de Baixa Emissão de Transporte. A apresentação será conduzida online, em espanhol, a partir das 10h (horário de Brasília).

Compartilhe

Financiamento será de R$ 3,8 bilhões por meio do PAC Mobilidade Urbana

Cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto. (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

A presidente Dilma Rousseff anunciou, nesta quinta-feira (13/03), R$ 3,8 bilhões em investimentos na área de mobilidade urbana a sete unidades da federação. Os recursos fazem parte dos R$ 143 bilhões já previstos pelo PAC Mobilidade Urbana e serão destinados a Paraíba, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Tocantins, Maranhão e Goiás, além do Distrito Federal. Do total, R$ 2,2 bilhões virão do Orçamento Geral da União (OGU) e o restante virá de financiamentos públicos com juros subsidiados.

Compartilhe

Estudo faz parte do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis

Foto: Zé Paiva

Para que o PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis seja desenvolvido com coerência e respeitando as complexidades da região, um detalhado estudo está em andamento. A Pesquisa Domiciliar de Origem/Destino, conhecida como pesquisa OD, é uma espécie de “censo” para o transporte urbano, vital para o planejamento da mobilidade de uma cidade ser realizado com precisão. É graças a esta metodologia que especialistas em mobilidade poderão diagnosticar o uso da malha viária e a ocupação do solo, como funciona o deslocamento de cargas e dos moradores dos 13 municípios que compõem a região metropolitana de Florianópolis, de onde vêm, para onde vão e quais meios utilizam.

Compartilhe

Anúncio oficial deve ocorrer ainda esta semana

(Foto: 4beat) Com 537.000 habitantes, a segunda cidade mais populosa do Paraná, Londrina, deve assinar, na próxima quinta-feira (13/03), o convênio do PAC 2 para a liberação do financiamento das obras do BRT (Bus Rapid Transit). O tema, antes tratado com cautela pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUL) e pelo prefeito Alexandre Kireeff, começa a ganhar corpo com a divulgação de detalhes sobre os dois corredores que cortarão a cidade, a Linha Verde, sentido norte-sul, e a Linha Amarela, leste-oeste.

Compartilhe

Curitiba sedia 6ª edição de seminário do Ministério das Cidades

(Foto: Wagner Liczbinski)

Cerca de 80 gestores públicos e técnicos municipais se reuniram em Curitiba, nesta terça-feira (11/03), durante o Seminário de Sensibilização para a Política e o Plano de Mobilidade Urbana. O evento tem como objetivo subsidiar os municípios com conhecimentos técnicos para a elaboração de seus planos e é promovido pelo Ministério das Cidades com apoio técnico da EMBARQ Brasil.

Compartilhe

Movimento tem o objetivo de mobilizar a população pela redução das mortes no trânsito

Cerca de 40 mil pessoas morrem por ano vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. Aqui, uma única rodovia, a BR-101, mata anualmente quase tanto quanto toda a malha viária da Suécia. Com a intenção de reduzir esses números, além de fixar o trânsito como pauta de discussão permanente, nasceu o Maio Amarelo, um movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes nas estradas.

Compartilhe

Quem opta pelo sistema BRT de Belo Horizonte ganha mais tempo

Ônibus do MOVE livres do trânsito em BH. (Foto: Flavio Tavares / Hoje em Dia)

A primeira fase do MOVE, sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Belo Horizonte, teve início neste sábado, 8 de março. No primeiro dia útil de operações, o modal demonstra que chegou para impactar significativamente a vida da população. Uma equipe de reportagem local percorreu, ao mesmo tempo, o trajeto do MOVE Cristiano Machado de BRT e de carro e comprovou: o MOVE é cinco vezes mais rápido.

Compartilhe

Belo Horizonte inicia a operação de seu primeiro BRT

MOVE: mais qualidade no transporte coletivo em BH. (Foto: EMBARQ Brasil)

A população de Belo Horizonte ganha hoje uma nova forma de se locomover na cidade. É o MOVE, sistema BRT – Bus Rapid Transit da capital mineira que deu início à sua primeira fase de operações com o MOVE Cristiano Machado. “Estamos começando uma importante transformação para a estrutura de mobilidade urbana em Belo Horizonte. O MOVE, que contou com o apoio da EMBARQ Brasil, representa mais qualidade, conforto e rapidez no transporte público”, celebrou o prefeito Marcio Lacerda.

Compartilhe

Site do PAC mostra benefícios dos sistemas

BRT Transoeste tem aprovação de 93% da população. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

A capital federal, Brasília, e o Rio de Janeiro, uma das cidades mais visitadas do mundo, estão dando exemplo em busca de mais qualidade de vida à população. As duas capitais vivem um momento decisivo para a mobilidade urbana, com a implantação de sistemas BRT (Bus Rapid Transit) de grandes demandas. Os projetos estão sendo viabilizados com recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal.

Compartilhe

Evento vai apoiar melhores soluções

Jardim Botânico de Curitiba, cidade que recebe CICI 2014.

A Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI 2014) lançou um desafio a quem tem ideias inovadoras para melhorar a qualidade de vida nas cidades. Por meio do Festival de Ideias, o CICI vai selecionar e apoiar as melhores soluções dentro de sete eixos: Mobilidade Urbana, Viver a Cidade, Infraestrutura, Tecnologias Sociais, Empreendedorismo, Eficiência e um tema livre.

Compartilhe

Encontro foi entre equipes técnicas e prefeituras

(Foto: Caio Barcellos)

Foi realizada, na última semana (26/02), no Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, uma reunião de acompanhamento do PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis. A reunião foi presidida pelo coordenador técnico do projeto, Guilherme Medeiros, da SCPar, e contou com a participação de representantes do BNDES, Secretarias de Estado do Planejamento e da Infraestrutura, e prefeituras de: Florianópolis, Palhoça, São José e Biguaçu. Também estavam presentes membros da equipe técnica do consórcio responsável pelo plano e técnicos da UFSC e EMBARQ Brasil, parceiras do projeto.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se