Fevereiro 2014

Serão realizadas 5 mil entrevistas domiciliares na Grande Florianópolis

(Foto: Zé Paiva)

Foi encerrada no último domingo (23/02) a Pesquisa de Veraneio do PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis. Durante 30 dias, entre os meses de janeiro e fevereiro, os pesquisadores percorreram as principais praias da região coletando dados para a pesquisa, um trabalho que resultou em cerca de três mil entrevistas. A coleta de dados para esta primeira fase incluiu também contagens de veículos para detalhar seu fluxo no trânsito das principais vias da cidade, o levantamento do número de veículos em circulação e o registro da frequência e da ocupação no transporte coletivo.

Compartilhe

EMBARQ Brasil auxiliará cidade no programa Minha Casa Minha Vida

Reunião foi realizada no gabinete do prefeito Lindemeyer. (Foto: Prefeitura de Rio Grande)

Com a meta de prover moradia própria a 1300 famílias, Rio Grande (RS) começa a executar o programa Minha Casa Minha Vida, no bairro Junção. Na última sexta-feira (21/02), o prefeito Alexandre Lindemeyer, juntamente com o secretário de Habitação, Gilmar Ávila e Álvaro Pedrotti, arquiteto responsável pelos estudos técnicos para as cooperativas de moradores, receberam a equipe da EMBARQ Brasil para discutir os próximos passos de uma parceria em busca de qualificação ao projeto.

Compartilhe

Segundo dia de atividades definiu prioridades ao plano de mobilidade urbana

Rejane Fernandes, da EMBARQ Brasil, no último dia de workshop. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil.

Após dois dias (19 e 20/02) de trabalho intenso, técnicos e representantes das diversas secretarias da Prefeitura de Juiz de Fora construíram, junto com a população e especialistas da EMBARQ Brasil, bases prioritárias ao plano de mobilidade do município. No segundo dia do workshop Do PAC ao Plano, foram definidos a declaração de oportunidade da cidade, os elementos e riscos ao plano, assim como responsabilidades e ações dos atores envolvidos no projeto.

Compartilhe

Evento promovido pelo Ministério das Cidades reuniu cerca de 170 pessoas em Corumbá (MS)

Evento contou com representantes de diversas cidades de Mato Grosso do Sul (Foto: Prefeitura de Corumbá/Reprodução)

A cidade sul-mato-grossense de Corumbá recebeu hoje a quinta edição do Seminário de Sensibilização para a Política e o Plano de Mobilidade Urbana, promovido pelo Ministério das Cidades com o apoio da EMBARQ Brasil e da Prefeitura Municipal de Corumbá. O encontro faz parte do Programa Capacidades, criado pelo Ministério para divulgar a política nacional de mobilidade, propagar conhecimentos mais aprofundados sobre o tema e dar subsídios técnicos aos municípios para a elaboração de seus planos.

Compartilhe

Encerrado 1º dia de workshop do PAC ao Plano

Secretário Tortoriello, Lindau e prefeito Siqueira selam parceria. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil.

Na segunda rodada de apresentações dessa tarde, o transporte coletivo foi o centro do debate do workshop Do PAC ao Plano de Mobilidade Urbana em Juiz de Fora (MG). Rejane D. Fernandes, diretora de Relações Estratégicas & Desenvolvimento da EMBARQ Brasil, falou sobre a importância do marketing para projetos de sucesso. Na sequência, a engenheira da EMBARQ Brasil, Cristina Albuquerque, apontou características técnicas de sistemas de alta capacidade e qualidade no cenário global.

Compartilhe

Especialistas dão diretrizes durante PAC ao Plano

Lindau aponta caminhos possíveis para um plano de mobilidade sustentável.

Após a assinatura do termo de cooperação técnica, Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil conduziu as duas primeiras palestras do workshop Do PAC ao Plano de Mobilidade Urbana em Juiz de Fora, na manhã desta quarta-feira (19). A ideia de “uma cidade em que todos gostariam de morar” norteou a apresentação do especialista, que apontou exemplos de cidades que transformaram a mobilidade local a partir das necessidades reais da população.

Compartilhe

Cidade assina termo de cooperação com a EMBARQ Brasil

Secretário Tortoriello, Lindau e prefeito Siqueira selam parceria. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil.

Uma cidade onde o índice de desenvolvimento humano (0,778) está acima da média nacional (0,727), Juiz de Fora (MG) busca melhorar ainda mais a qualidade de vida na região, com especial atenção à mobilidade urbana. O prefeito Bruno Siqueira e o diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, assinaram, na manhã dessa quarta-feira (19), um termo de cooperação técnica em busca desse objetivo. O momento marcou a abertura do workshop Do PAC ao Plano, programa que auxilia municípios na qualificação de projetos do PAC e elaboração de planos de mobilidade urbana sustentáveis que privilegiem as necessidades locais.

Compartilhe

Parceria para qualificar o Minha Casa Minha Vida

Município gaúcho participa do MCMV. (Foto: Divulgação)

A cidade de Rio Grande (RS), localizada no extremo sul do estado gaúcho, é um dos municípios contemplados pelo programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), do governo federal. Na primeira etapa, 1200 famílias devem ser diretamente beneficiadas com a construção de 1297 unidades no bairro Junção. Uma equipe técnica da EMBARQ Brasil esteve na cidade, na última quinta-feira (13/02), em reunião com o secretário de Habitação, Gilmar Ávila, para conhecer detalhes do projeto. A reunião foi o primeiro passo para um trabalho em conjunto.

Compartilhe

Especialistas definirão prioridades para o plano de mobilidade urbana

A cidade de Juiz de Fora (MG) recebe Do PAC ao Plano, o programa desenvolvido pela EMBARQ Brasil para auxiliar os governos municipais a qualificar seus projetos do PAC e a elaborar planos de mobilidade urbana sustentáveis que privilegiem os interesses dos cidadãos. A assinatura do termo de compromisso entre a cidade e a EMBARQ Brasil marca o início da parceria técnica, que terá como primeira atividade o workshop realizado nos 19 e 20 de fevereiro, no Hotel Green Hill, na Avenida Deusdedit Salgado, 5201. São esperados cerca de 120 participantes, entre gestores, profissionais envolvidos com o projeto e sociedade civil.

Compartilhe

Testes operacionais iniciam em Belo Horizonte

Operação comercial inicia em março. (Foto: Meu Transporte) A partir de sábado (15/02), os ônibus biarticulados do MOVE, BRT (Bus Rapid Transit) de Belo Horizonte, circulam pela capital mineira em fase de teste. O período de avaliações ocorre até o próximo mês, quando o sistema deve iniciar o serviço aos passageiros. Em operação completa, a previsão é que o BRT beneficie cerca de 700 mil pessoas, diariamente.

Compartilhe

Documento integra Plano Ar, Clima e Energia

Governador do RS, Tarso Genro, durante encontro com Prefeitos. (Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini)

Prefeitos de 290 municípios do Rio Grande do Sul receberam em mãos o Guia de Boas Práticas Ambientais para os Municípios do RS, durante a Assembleia Geral de Verão da Federação das Associações de Municípios (Famurs) no último dia 6 de fevereiro, em Tramandaí. O documento, elaborado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), integra o Plano Ar, Clima e Energia (PACE). A EMBARQ Brasil colaborou na elaboração do PACE, que originou a publicação.

Compartilhe

Quais os impactos da mobilidade urbana nos eventos internacionais no país?

O blog da EMBARQ Brasil, o TheCityFix Brasil disputa pela terceira vez consecutiva o Prêmio Top Blog. Na última edição do concurso, fomos vencedores pelo júri acadêmico na categoria Sustentabilidade. Neste ano, novamente no páreo, avançamos para a fase final do concurso, e estamos disputando o título de melhor blog de sustentabilidade do Brasil com outros 99 blogs. Por isso, convidamos amigos, leitores, parceiros e aliados da causa do transporte sustentável a votar e, juntos, levar adiante o diálogo sobre a mobilidade sustentável das nossas cidades! Clique aqui para votar no TheCityFix Brasil.

Compartilhe

Documento é referente aos municípios da região metropolitana de Porto Alegre

Equipes reunidas na sede da Metroplan, em Porto Alegre. (Foto: EMBARQ Brasil)

Em julho do ano passado, a EMBARQ Brasil e a Metroplan (Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional) estabeleceram uma parceria para promover melhorias nos projetos de mobilidade dos nove municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre contemplados pelo PAC 2. Nos últimos meses, uma equipe especializada de técnicos em segurança viária realizou uma auditoria dos conceitos do projeto que envolvem ciclovias e ciclofaixas. Os resultados estão no documento final entregue à Metroplan, nesta terça-feira (11/02), por Marta Obelheiro, coordenadora de Projetos de Saúde e Segurança Viária da EMBARQ Brasil.

Compartilhe

Votações da segunda fase vão até 10 de março

O blog da EMBARQ Brasil é um dos 100 finalistas, na categoria Sustentabilidade, do Prêmio TopBlog 2013-14, o mais importante da blogosfera em nível nacional. Esse é o terceiro ano consecutivo que o TheCityFix Brasil concorre à premiação, a qual conquistou na última edição, em 2012.

Compartilhe

Publicado na Revista NTU Urbano , Edição nº 6 - Nov/Dez 2013

O crescimento da população mundial é notório e pode ser percebido em diversas áreas da sociedade. Em setembro de 2013, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou que o mundo acumula uma população de mais de 7 bilhões de habitantes e que essa taxa deve alcançar 8,1 bilhões, em 2025. No Brasil, esse crescimento também não é pequeno. Em 1970, eram 70 milhões de pessoas e, hoje, segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de brasileiros é superior a 200 milhões.

Compartilhe

Corredor BRT vai ligar a Barra à Ilha do Governador

Ponte estaiada sendo erguida na Ilha. (Foto: Cidade Olímpica)

O primeiro corredor de alta capacidade do Rio de Janeiro a cortar transversalmente a cidade, o TransCarioca, já tem forma. A evolução das obras do BRT (Bus Rapid Transit) que ligará a Barra da Tijuca à Ilha do Governador, ao longo de 39 km, está compilada no vídeo abaixo, divulgado pela prefeitura essa semana:

Compartilhe

Bloomberg e o secretário-geral Ban Ki-moon. (Foto: ONU)

O ex-prefeito de Nova York e líder global Michael Bloomberg foi nomeado, na última sexta-feira (31/01), enviado Especial para Cidades e Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas. Nesta posição, Bloomberg apoiará o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a mobilizar ações para combater as mudanças climáticas nas cidades.

Compartilhe

EMBARQ Brasil apresenta projeto à plataforma Conexões do Rio Pinheiros

Daniela Facchini, da EMBARQ Brasil, aponta resultados da pesquisa. (Foto: WRI Brasil)

Tornar o espaço urbano mais amigável e acessível às pessoas é um dos focos do grupo de trabalho do Conexões do Rio Pinheiros. A plataforma colaborativa conecta lideranças empresariais, instituições de pesquisa e gestores públicos que se uniram para impulsionar a criação de políticas públicas em prol da mobilidade e do desenvolvimento sustentável na região do Berrini, em São Paulo.

Compartilhe

Por Holger Dalkmann, diretor da EMBARQ

Passageiros desembarcam de trem em Tianjin, na China. Uma nova campanha global procura colocar soluções de mobilidade sustentável como pauta das discussões diplomáticas a respeito de desenvolvimento e mudanças climáticas. (Foto: Yang Aijun/WorldBank/Flickr)

A sociedade tem muito a percorrer no setor de transportes. O transporte sustentável, eficiente e seguro não apenas tem o potencial de melhorar ou degradar os espaços públicos, a saúde e o dinamismo econômico de onde vive a maioria da população – as cidades – como também tem um impacto significativo em nosso planeta. Com as acidades já produzindo 75% das emissões globais de CO2 – devido em grande parte ao transporte urbano – e projetadas para gerar 65% do crescimento econômico global até 2025, elas são o campo de batalha onde a luta pelo desenvolvimento sustentável será vencida ou perdida.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se

Blogs