Janeiro 2014

Atividades iniciaram nesta sexta-feira

Ingleses é uma das praias a receber a primeira rodada de pesquisas. (Foto: Veja no Mapa)

A pesquisa Origem/Destino com os frequentadores das praias de Florianópolis inicia, oficialmente, nesta sexta-feira (31/01), marcando a primeira fase do PLAMUS. A Coordenadora de Campo das Pesquisas, Magali Jorge, explica que graças à melhora nas condições meteorológicas será possível realizar a coleta de dados nas praias da região. “A partir de hoje, colocaremos em ação a primeira etapa da pesquisa nas praias da Barra da Lagoa, Santinho, Ingleses, Canasvieiras, Ponta das Canas, Jurerê, Palmas e Mole”, detalha. As entrevistas estão sendo feitas entre 9h e 12h, no período da manhã, e entre 15h e 18h, na parte da tarde, simultaneamente em cada praia, e têm o acompanhamento de fotos aéreas.

Compartilhe

19 linhas vão transitar de forma "expressa" pela Almirante Barroso

Sistema de Belém em testes. (Foto: Semob)

A partir do dia 31 de janeiro, 19 linhas de ônibus da Região Metropolitana de Belém terão 30% de sua frota circulando de forma expressa pela avenida Almirante Barroso, do Entroncamento a São Brás, nas pistas onde irá funcionar o BRT (Bus Rapid Transit).

Compartilhe

Ônibus com alto nível de serviço ainda é novidade no Brasil

Sistema Busway, BHLS da cidade de Nantes, França. (Foto: Bussmagasinet.se)

O conceito do BHLS (Bus with High Level Service) é fruto de um projeto europeu que envolveu mais de 20 cidades, em 12 países. Com o objetivo de oferecer um nível de serviço e de conforto superior ao de linhas de ônibus convencionais, o BHLS possui infraestrutura segregada, sistemas de controle e de condições operacionais adequadas, permitindo melhor desempenho em termos de frequência, tempo de viagem, confiabilidade, conforto e acessibilidade.

Compartilhe

Por Washington Novaes*, O Estado de S.Paulo

Estação da Luz, em São Paulo. (Foto: Apu Gomes / Folhapress)

Provavelmente não há tema mais discutido hoje na comunicação brasileira que o da chamada "mobilidade urbana" - tal a gravidade dos congestionamentos de trânsito nas grandes cidades, a deficiência dos transportes públicos, a precariedade do planejamento em toda parte, o contrassenso das políticas públicas que incentivam o transporte individual em lugar do coletivo e agravam os problemas. Mas a discussão é absolutamente necessária e sem ela não avançarão as políticas e as soluções.

Compartilhe

Equipe de pesquisadores percorrerá os 13 municípios contemplados pelo PLAMUS

Bicicletas em Florianópolis. (Foto: Chan360)

A partir desse final de semana (24 e 25/01), a Grande Florianópolis começa a trilhar um caminho mais sustentável para a mobilidade urbana e a qualidade de vida na região. Inicia a primeira etapa do PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis, que tem por objetivo promover a melhoria da mobilidade urbana em 13 municípios da região: Anitápolis, Rancho Queimado, São Bonifácio, Angelina, Antônio Carlos, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Governador Celso Ramos, São José, Palhoça e Florianópolis. O projeto está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado de Santa Catarina com apoio técnico e financeiro do BNDES.

Compartilhe

Estudo da rede EMBARQ mapeia quanto dinheiro é gasto nos sistemas globais de transporte e de onde ele vem

Os investimentos globais em transporte variam entre US$1,4 e US$2,1 trilhões todos os anos. (Foto: Switchology/Flickr) O setor de transportes está em rápida expansão, com a frota mundial de veículos prestes a dobrar até 2050. Sem planejamento e investimento adequados, a poluição e o congestionamento vão crescer igualmente acelerados. Uma vez que a longevidade dos recursos de transporte é restrita a um determinado padrão de mobilidade e de consumo, os investimentos de capital feitos hoje devem apoiar o transporte sustentável de baixo carbono. O primeiro passo para mudar as tendências de investimento é mapear sua estrutura.

Compartilhe

Presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, mediou sessão em conferência realizada em Washington, D.C.

Clarisse Cunha Linke; Lindau; Biderman; e Nigro, durante a sessão Brasil no Transforming Transportation 2014. (Foto: Aaron Minnick/EMBARQ)

Cinco plenárias, dez sessões especiais, 90 palestrantes e cerca de mil participantes inscritos – o Transforming Transportation 2014 aconteceu nos dias 16 e 17 de janeiro, na sede do Banco Mundial, em Washington, DC. A conferência reuniu líderes em transporte e desenvolvimento e, pela primeira vez, líderes empresariais, para ampliar e aprimorar questões para as quais a mobilidade urbana pode ser uma solução no processo internacional que irá moldar a economia, o meio ambiente e a sustentabilidade social pelas próximas décadas.

Compartilhe

Por Holger Dalkmann e Jose Luis Irigoyen

Travessia de pedestres em Belo Horizonte. (Foto: EMBARQ)

O mundo está em meio a uma urbanização sem precedentes, com cidades que comportarão 5,2 bilhões de habitantes até 2050. Um dos grandes desafios do século 21, portanto, é alcançar um futuro sustentável para as nossas cidades. E o transporte – que liga as pessoas a oportunidades econômicas, educação, serviços de saúde, e muito mais – pode construir ou destruir “O Futuro Que Queremos”. As decisões tomadas nas cúpulas internacionais neste e no próximo ano irão estabelecer o quadro de ação global para as próximas décadas. O futuro impacto do setor de transportes no que tange à mobilidade, congestionamento, oportunidade econômica, saúde humana e mudanças climáticas será determinado pelas escolhas que fazemos hoje. Para garantir o transporte contribua na redução da pobreza e na partilha da prosperidade, é necessária uma mudança no modo como os sistemas de mobilidade urbana são planejados e projetados. Construir um futuro do transporte sustentável exigirá uma abordagem integrada com a colaboração múltipla: dos líderes das cidades e dos transportes, bem como das comunidades de desenvolvimento e negócios.

Compartilhe

Publicação da OMS traz dados e boas práticas para mais segurança

Foto: Lucas Sampaio/Flickr

Embora muitas vezes negligenciados, os pedestres também são parte do trânsito. Só na região Metropolitana de São Paulo, por exemplo, 12 milhões de viagens a pé são feitas diariamente. E os pedestres são os mais vulneráveis: todos os anos, 270 mil perdem a vida, correspondendo a 22% de todas as fatalidades no trânsito. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Compartilhe

Evento reúne empresários e pesquisadores em Washington DC, EUA

Holger Dalkmann, diretor da EMBARQ, durante abertura. (Foto: Aaron Minnick/EMBARQ)

A partir de hoje (16/01), líderes de cidades e empresas do mundo todo se reúnem na sede do Banco Mundial, em Washington D.C. (EUA), para o 11º Transforming Transportation sobre o crescente potencial da mobilidade urbana sustentável nos países em desenvolvimento. O evento - co-organizado pelo Banco Mundial e EMBARQ, o programa de transporte urbano sustentável do World Resources Institute - ocorre até essa sexta-feira (17/01).

Compartilhe

Prefeitura apresentará projeto aos cidadãos

Prefeito Carlinhos Almeida, SJC. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Um bom projeto de transportes começa a partir dos anseios reais das pessoas. Na próxima sexta-feira (17/01), a Prefeitura de São José dos Campos (SP) realiza uma Audiência Pública para apresentar as diretrizes básicas do projeto do sistema BRT (Bus Rapid Transit) a sua população.

Compartilhe

Equipe de Veículos e Combustíveis recebeu honra em Washington DC, EUA

Especialistas da EMBARQ recebem o prêmio no TRB 2014. (Foto: Aaron Minnick/EMBARQ) Na noite desta segunda-feira (13/02), os especialistas da EMBARQ, autores do paper “Meta-Analysis of Transit Bus Exhaust Emissions”, receberam oficialmente o Prêmio Fred Burggraf, durante o 93º Transportation Research Board (TRB), em Washington D.C., Estados Unidos. A engenheira de Transportes da EMBARQ Brasil, Magdala Arioli, é uma das autoras do artigo vencedor e recebeu a premiação na capital norte-americana.

Compartilhe

93ª edição do evento reúne 12 mil pesquisadores

Iniciou, neste domingo (12), o 93º Transportation Research Board (TRB), em Washington, D.C. (EUA), que reúne cerca de 12 mil profissionais do setor de transportes de todo o mundo até a próxima quinta-feira (16). No total, são 4.500 apresentações em 800 sessões e workshops realizados com a presença de tomadores de decisão, gestores públicos, representantes de governo, indústria, instituições acadêmicas e administradores do setor.

Compartilhe

Agentes multiplicadores recebem treinamento em BH

(Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Como parte do Treinamento de Capacitação dos Multiplicadores, representantes de 37 empresas operadoras de ônibus receberam um treinamento de segurança voltado à operação do BRT (Bus Rapid Transit), na manhã desta quinta-feira (09), em Belo Horizonte. O curso – promovido pela EMBARQ Brasil, em parceria com Setra , Sintram e BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte), com patrocínio da FedEx – capacitou cerca de 115 profissionais que serão responsáveis por disseminar o conhecimento adquirido entre 2.260 motoristas que vão operar o MOVE.

Compartilhe

O que será necessário para manter as pessoas em movimento nas cidades de amanhã?

WASHINGTON D.C., EUA – Líderes de cidades e empresas do mundo todo se reúnem na sede do Banco Mundial, em Washington DC, para um fórum global sobre o crescente potencial da mobilidade urbana sustentável nos países em desenvolvimento. O 11º Transforming Transportation é co-organizado pelo Banco Mundial e EMBARQ, o programa de transporte urbano sustentável do World Resources Institute, na quinta-feira e sexta-feira (16 e 17 de janeiro), entre 9h e 17h, horário local.

Compartilhe

Evento reúne pesquisadores e especialistas em Washington DC

O 93º Transportation Research Board (TRB) reúne, em Washington, D.C. (EUA), cerca de 12 mil profissionais do setor de transportes de todo o mundo, a partir de domingo (12) até quinta-feira (16). Estão previstas mais de 4.500 apresentações em 800 sessões e workshops realizados com a presença de tomadores de decisão, gestores públicos, representantes de governo, indústria, instituições acadêmicas e administradores do setor.

Compartilhe

RJ testa pagamento de passagens pelo celular

Fase de testes já iniciou. (Foto: Fetranspor)

Já popular em países como Japão e Estados Unidos, a tecnologia que permite o pagamento da tarifa do transporte coletivo por meio do smartphone está chegando ao Brasil. A partir deste mês, o Estado do Rio de Janeiro testa o sistema em seus principais meios de transporte – ônibus, trens, barcas e vans legalizadas. Apenas o metrô não aceitará a tecnologia. A iniciativa é uma preparação para a futura substituição de bilhetes e cartões para pagamento de tarifas.

Compartilhe

Cidade do litoral sul de SP deve implementar sistema

Congestionamentos são frequentes na av. Ayrton Senna da Silva, Praia Grande - SP.(Foto: Reprodução/TV Tribuna) Após a decisão de São José dos Campos, outra cidade paulista decidiu substituir seu projeto inicial do VLT (Veículo Leve sobre Trilho) para o sistema BRT (Bus Rapid Transit). Em reunião realizada na última semana (03/01), o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, e o diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes da Silva Junior, sinalizaram positivamente à implantação do sistema de ônibus rápidos na cidade litorânea.

Compartilhe

Painel inovador terá sua primeira edição no Transforming Transportation 2014

Sessão apresentará ideias inovadoras em transporte em países em desenvolvimento, como Burkina Faso. (Foto: Ollivier Girard/CIFOR)

Você é apaixonado por transporte sustentável? Quer compartilhar suas ideias sobre os desafios e as soluções de transporte de sua cidade? Gostaria de apresentar a sua tese, relatório técnico, ou um resumo de pesquisa em andamento para um público amplo e diversificado? A sessão “Future Leaders in Sustainable Transportation” do Transforming Transportation 2014 (#TTDC14) está com inscrições abertas para palestrantes que queiram compartilhar ideias inovadoras com os mais de 500 participantes já registrados no evento. O TT ocorre nos dias 16 e 17 de janeiro, em Washington, DC (EUA).

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se