Dezembro 2013

Equipe da EMBARQ Brasil em ação no Dia Mundial Sem Carro. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Em 2013, os questionamentos sobre nossa mobilidade alcançaram um novo e importante patamar. No ano que chega, a vontade de agir para tornar nossas cidades lugares mais saudáveis, conectados e humanos é ainda maior.

Desejamos que o debate e as soluções inteligentes de transporte sustentável se multipliquem e que as cidades brasileiras se tornem, cada vez mais, lugares agradáveis para se viver. A EMBARQ Brasil espera construir, com você, caminhos mais sustentáveis em 2014!

Compartilhe

Cidade reduziu em 40% o número de mortes no trânsito

Bloomberg no lançamento do sistema de bike-sharing de NYC.

Desde o início de seu mandato, em 2001, Michael Bloomberg assumiu um compromisso direto com Nova York: melhorar a qualidade de vida das pessoas que circulam pelas ruas da cidade. O ex-prefeito, que deixou o cargo no último mês, mostrou que é possível transformar a realidade de uma cidade global por meio de políticas e ações efetivas direcionadas a mobilidade, bem-estar e segurança da população. Os resultados e os números, 12 anos depois, comprovam a eficácia das iniciativas.

Compartilhe

Interessados podem se candidatar à bolsa até o dia 3 de janeiro

Dr. Leon J. Scheeper, co-fundador da EMBARQ. (Foto: EMBARQ)

As inscrições para a Lee Schipper Memorial Scholarship para Transporte Sustentável e Eficiência Energética foram prorrogadas. O prazo, que antes terminava no dia 13 de dezembro, foi estendido pelo comitê organizador até o dia 3 de janeiro de 2014.

Compartilhe

Governo de Santa Catarina começa a construir Plano de Mobilidade Urbana Sustentável
 

Grupo reunido na capital catarinense. (Foto: SCPar)

 

A Grande Florianópolis começa a construir o futuro de sua mobilidade. Na última sexta-feira (13/12), a SCPar (SC-Parcerias S/A), do Governo do Estado de Santa Catarina, reuniu diferentes líderes envolvidos na elaboração do PLAMUS - Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis. O encontro - formado por representantes do consórcio responsável (LOGIT, Strategy& e Machado Meyer), sociedade civil e principais cidades da região - teve como objetivo alinhar os primeiros passos para a construção de um plano de mobilidade urbana sustentável, integrado e participativo.

Compartilhe

Depois de um dia inteiro de debates, a cidade tem as bases para construir seu plano de mobilidade

Lindau e Soraya Rosário encerram o workshop em SJC. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Com o workshop A Caminho do Plano de Mobilidade Urbana, São José dos Campos deu um passo significativo no caminho da construção de seu próprio plano. Logo após o fim da dinâmica de grupo que ajudou a definir as diretrizes do plano de mobilidade da cidade, os participantes assistiram à apresentação dos resultados e debateram com a equipe da EMBARQ Brasil a respeito. O uso do espaço viário, iniciativas de educação e a necessidade de uma rede de transportes integrada, que possibilite à população escolher o modal que melhor atender suas necessidades em cada momento, foram alguns dos focos da discussão.

Compartilhe

Reunidos em grupos, os participantes definiram juntos os elementos que devem ser contemplados pelo plano

Luis Antonio Lindau conduz a discussão sobre a visão de cidade de São José dos Campos (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Durante a tarde desta quinta-feira, teve prosseguimento em São José dos Campos o programa A Caminho do Plano de Mobilidade Urbana, organizado pela Prefeitura Municipal da cidade, EMBARQ Brasil e IPPLAN – Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento. O diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, conduziu o debate sobre a visão, fundamental para nortear as ações da cidade, e trouxe aos participantes exemplos de práticas de mobilidade bem sucedidas de cidades de todo o mundo.

Compartilhe

O evento contou com a participação do prefeito Carlinhos Almeida e reuniu cerca de 90 pessoas

Workshop “A Caminho do Plano de Mobilidade Urbana”, em São José dos Campos (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Depois do anúncio de implantação de um sistema BRT, São José dos Campos agora se prepara para construir seu plano de mobilidade. Nesta quinta-feira, 12, a cidade recebeu o workshop A Caminho do Plano de Mobilidade Urbana, realizado pela parceria entre a Prefeitura Municipal da cidade, a EMBARQ Brasil e o IPPLAN – Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento.

Compartilhe

Secretário esclareceu dúvidas sobre o projeto

Obras do corredor na capital paraense. (Foto: BRT Belém)

No dia 13 de junho de 2013 as obras do BRT foram retomadas e intensificadas em Belém (PA). Atualmente o trecho, que vai do Complexo do Entroncamento até São Brás, está com 95% de suas obras executadas, contando com 5,9 km de faixas exclusivas para ônibus em dois sentidos. As obras, em fase final, caminham em ritmo intenso para a inauguração, prevista para o próximo dia 12 de janeiro, data de celebração do aniversário de Belém, quando também o sistema já oferecerá o serviço de linhas de ônibus regulares circulando no corredor exclusivo do BRT.

Compartilhe

Estudos de caso de Bogotá, Cidade do México, Joanesburgo e Istambul

Metrobüs de Istambul. (Foto: EMBARQ)

Washington, DC (10 de dezembro de 2013) - Uma nova análise de quatro cidades icônicas mostra que os passageiros podem economizar milhões de horas de tempo de viagem, utilizando o sistema BRT (Bus Rapid Transit). O relatório da EMBARQ, o programa de planejamento e transporte urbano sustentável do World Resources Institute, parte principalmente de estudos de caso realizados em Bogotá, Cidade do México, Joanesburgo e Istambul. As descobertas da pesquisa Impactos Sociais, Ambientais e Econômicos dos Sistemas BRT apontam para a capacidade do BRT de melhorar a qualidade de vida ao reduzir o tempo de viagem, melhorar a qualidade do ar, inibir emissões de gases de efeito estufa (GEE) e prevenir mortes e acidentes de trânsito.

Compartilhe

A Nike, em parceria com outras organizações, quer tornar crianças brasileiras mais ativas

Ao lado do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, e de outros líderes, o CEO da Nike, Mark Parker, anunciou a iniciativa, que quer combater o sedentarismo no Brasil. (Foto: Business Wire)

A Nike anunciou ontem (9), durante a Clinton Global Initiative no Rio de Janeiro, uma aliança para tornar as crianças brasileiras mais ativas. É a plataforma Desenhado para o Movimento, formada por dez organizações líderes no Brasil que pretendem destinar até US$ 16 milhões em recursos por três anos para combater a epidemia de inatividade física no Brasil.

Compartilhe

Conheça a rede de cooperação Communitas

Mais de 60% da área projetada para ser urbana em 2030 ainda precisa ser construída, segundo a rede, que destina uma frente de trabalho à eficiência do espaço urbano. (Foto: divulgação/Communitas)

A Aliança Communitas promove o urbanismo sustentável como um componente-chave para o futuro das cidades. Idealizada pela UN Habitat; Tellus Institute, ICLEI e Network of Regional Governments for Sustainable Development (nrg4SD), a ação visa fomentar e consolidar o desenvolvimento urbano sustentável na agenda da ONU para melhorar as cidades em nível global.

Compartilhe

Nova pesquisa da EMBARQ mostra os impactos do transporte sustentável na segurança viária

Metrobús, na Cidade do México: mais segurança nas vias (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O financiamento e os critérios de avaliação de projetos e políticas de transporte sustentável muitas vezes ignoram um importante benefício: a segurança. Um crescente número de pesquisas aponta os benefícios de segurança trazidos pelo transporte sustentável, definido aqui como projetos e políticas que visam a reduzir os congestionamentos, melhorar o transporte de massa e promover o uso da bicicleta e a caminhada como formas de se locomover nas cidades.

Compartilhe

Sistema de Porto Alegre é único no país

Sistema foi inaugurado em agosto. (Foto: EMBARQ Brasil)

A única linha comercial em operação do aeromóvel no Brasil recebeu a visita de representantes do Ministério das Cidades, na tarde desta terça-feira (03/12), em Porto Alegre. O grupo, acompanhado de técnicos da EMBARQ Brasil, foi guiado pelos gerentes da Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.) Julio Detoni e Sidemar Silva, responsáveis pela operação do sistema, e por Oskar Coester, inventor do aeromóvel.

Compartilhe

Estudo visa impactar hábitos de mobilidade na região da Marginal Pinheiros

Ação vai mapear região para apontar problemas e desenvolver soluções de mobilidade e acessibilidade. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Repensar o espaço urbano com foco em acessibilidade e segurança para pedestres e ciclistas. Este é o objetivo do projeto Microacessibilidade no Rio Pinheiros, que vai mapear os problemas e identificar possíveis soluções nos entornos das estações ferroviárias desta região que é um importante polo empresarial de São Paulo. A iniciativa é do WRI Brasil em parceria com a EMBARQ Brasil e financiada pela Fundação Caterpillar.

Compartilhe

Brasil tem representantes nas três categorias

Curitiba-PR: cidade foi selecionada para participar do projeto na categoria leading cities (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O SOLUTIONS divulgou a lista de cidades que participarão das atividades do projeto. Entre as selecionadas, estão as brasileiras Curitiba, Belo Horizonte e São José dos Campos.

Compartilhe

Seminário da SEMOB reuniu especialistas em POA

Especialistas reunidos em Porto Alegre. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Participação popular, coleta de dados e recursos financeiros adequados. Estes são alguns dos pontos fundamentais apontados pelos especialistas para a elaboração de um plano de mobilidade urbana bem sucedido, durante a mesa redonda “Debate sobre Planos de Mobilidade e Instrumentos de Gestão”, na tarde desta segunda-feira (02/12), em Porto Alegre. O debate ocorreu durante o Seminário de Sensibilização para a Política e o Plano de Mobilidade Urbana, promovido pela SEMOB - Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades , em parceria com a Comissão Especial de Mobilidade Urbana da ALRS e EMBARQ Brasil.

Compartilhe

Seminário reúne gestores públicos e técnicos em POA

Mesa de abertura do Seminário. (Foto: Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Iniciou, na manhã desta segunda-feira (02/12), o Seminário de Sensibilização para a Política e o Plano de Mobilidade Urbana, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O encontro, promovido pela SEMOB - Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, visa dar subsídios técnicos para cerca de 70 gestores públicos e responsáveis pelos planos de mobilidade urbana dos municípios presentes.

Compartilhe

Fique Ligado

Newsletter

Inscreva-se para receber a newsletter do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Increver-se

Blogs